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dc.contributor.authorOliveira, Thiago Augusto Divardim de
dc.date.accessioned2018-11-12T15:47:29Z
dc.date.available2018-11-12T15:47:29Z
dc.date.issued2018-01-15
dc.identifier.citationOLIVEIRA, THIAGO AUGUSTO DIVARDIM DE. PARA CONHECER A EDUCAÇÃO HISTÓRICA: UM INVENTÁRIO DA HISTORY EDUCATION.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78056-PARA-CONHECER-A-EDUCACAO-HISTORICA--UM-INVENTARIO-DA-HISTORY-EDUCATION>. Acesso em: 12/11/2018 15:46pt_BR
dc.identifier.issn978-85-5722-053-9
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4222
dc.descriptionAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, o campo da educação histórica, inicialmente foi influenciado pelas discussões portuguesas, que por sua vez foram influenciadas pela Inglaterra. No Brasil e na Europa além da utilização do conceito consciência histórica, comum em diversos países, discussões a respeito da progressão, avanço, mudança do pensamento histórico, ou do desenvolvimento de Competências têm se tornado presentes e gerado debates. Com o objetivo de compreender esses conceitos e a historicidade dessas concepções, o presente artigo propõe um inventário (GRAMSCI, 1984) adentrando os campos da teoria e filosofia da história. As fontes analisadas nesse propósito foram os textos publicados em português pelo professor Peter Lee (Universidade de Londres) entre 2012 e 2015. O inventário permitiu perceber discussões relacionadas às possibilidades formativas da História, sobretudo pelo aspecto entendido como transformador dos conhecimentos históricos (LEE, 2015), além de uma recorrência de aproximações entre tradições distintas no âmbito da Filosofia da História, e principalmente um retorno a definições de níveis de progressão do pensamento histórico percebidos nas expressões de alunos a respeito da natureza da História. A discussão a partir dos textos da History Education pode auxiliar a compreensão sobre os conceitos de competências, progressão, e ainda a compreensão sobre aproximações entre História e Psicologia no que diz respeito aos conceitos substantivos e de segunda ordem, aos professores (as) – pesquisadores (as) que busquem referências no campo da educação histórica no âmbito ibero americanopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEven3pt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.titlePara conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Educationpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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