dc.description.abstract | Inclusão social no domínio da difusão ampla dos conhecimentos científicos e
tecnológicos permite que suas aplicações compreendam a oportunidade de adquirir
conhecimento de diversos campos que lhe dê condições de entender o seu entorno
e ampliar suas oportunidades. Desta maneira este trabalho de extensão visa a
interação entre jovens com deficiência cognitiva da instituição de Educação Básica,
Mario Luiz, Associação Pestalozzi do Município de Guaíra-PR, com os graduandos
da Universidade Tecnológica Federal, campus Dois Vizinhos-PR. O objetivo deste
projeto é a interdisciplinaridade e educação inclusiva, por meio da oficina de pallets
de madeira, visando uma relação mais igualitária entre alunos com deficiência tanto
física quanto cognitiva e os acadêmicos frente aos portadores desta condição. A
metodologia empregada foi a realização de oficina de produção artesanal ministrada
aos graduandos, executando móveis planejados de acordo com projeto
arquitetônico. Como resultado, foram fabricados quarenta e cinco móveis que
serviram para mobiliar o CCS (Centro de Convivência Social) e contou com cento e
dezessete participantes. A interação entre diferentes níveis escolares, utilizada por
meio desta oficina, serviu para quebrar o paradigma social formulando interação,
aprendizado, capacitando os acadêmicos e valorizando o trabalho dos alunos de
ensino especial em defesa da sua normalização, além de difundir o conhecimento,
socialização, convívio, e a comunicação entre os executores | pt_BR |