Interação e inclusão social por meio de oficina de pallets de madeira
Fecha
2017Autor
Zanella, Makerli Galvan
Vieira, Aglayr Beatriz Marques
Sbrussi, Talita
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Inclusão social no domínio da difusão ampla dos conhecimentos científicos e
tecnológicos permite que suas aplicações compreendam a oportunidade de adquirir
conhecimento de diversos campos que lhe dê condições de entender o seu entorno
e ampliar suas oportunidades. Desta maneira este trabalho de extensão visa a
interação entre jovens com deficiência cognitiva da instituição de Educação Básica,
Mario Luiz, Associação Pestalozzi do Município de Guaíra-PR, com os graduandos
da Universidade Tecnológica Federal, campus Dois Vizinhos-PR. O objetivo deste
projeto é a interdisciplinaridade e educação inclusiva, por meio da oficina de pallets
de madeira, visando uma relação mais igualitária entre alunos com deficiência tanto
física quanto cognitiva e os acadêmicos frente aos portadores desta condição. A
metodologia empregada foi a realização de oficina de produção artesanal ministrada
aos graduandos, executando móveis planejados de acordo com projeto
arquitetônico. Como resultado, foram fabricados quarenta e cinco móveis que
serviram para mobiliar o CCS (Centro de Convivência Social) e contou com cento e
dezessete participantes. A interação entre diferentes níveis escolares, utilizada por
meio desta oficina, serviu para quebrar o paradigma social formulando interação,
aprendizado, capacitando os acadêmicos e valorizando o trabalho dos alunos de
ensino especial em defesa da sua normalização, além de difundir o conhecimento,
socialização, convívio, e a comunicação entre os executores