dc.contributor.author | Barroco, Sonia Mari Shima | |
dc.contributor.author | Vieira, Beatriz Moreira Bezerra | |
dc.contributor.author | Neves, Daiane de Oliveira | |
dc.contributor.author | Santos, Débora Lopes de Castro dos | |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T17:05:02Z | |
dc.date.available | 2018-07-04T17:05:02Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/3783 | |
dc.description | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Justifica-se este projeto ante um contexto da universalização do ensino e
da qualidade para os alunos com deficiência, e na compreensão de que as
Instituições de Ensino Superior possuem o compromisso de disponibilizar seu
conhecimento para além das fronteiras da universidade. O objetivo principal é
fornecer subsídios teóricos metodológicos para professores no atendimento
educacional de alunos com deficiência, à luz da Teoria Histórico-Cultural. Propomos
e desenvolvemos a instrumentalização de professores em oito colégios estaduais
dos municípios de Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu, caracterizando a formação de
professores como uma importante ferramenta de enfrentamento à exclusão e
garantia do desenvolvimento do psiquismo dos alunos. A metodologia envolve
palestras abertas a professores das redes municipais e estadual, reuniões com
diretores e equipes pedagógicas, grupos de estudos, cursos presenciais e
acompanhamento da aplicação do conteúdo estudado na prática escolar | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Proex/Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Formação - docência | pt_BR |
dc.title | Educação especial e tecnologia assistiva: formação de professores e processos criativos para inclusão escolar | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |