dc.contributor.author | Bonadio, Rosana Aparecida Albuquerque | |
dc.contributor.author | Leal, Luiz Donadon | |
dc.contributor.author | Tuleski, Silvana Calvo | |
dc.contributor.author | Teixeira, Ana Carolina Macedo | |
dc.contributor.author | Tomeix, Beatriz Rabelo | |
dc.contributor.author | Tanaka, Flávia Sayuri | |
dc.contributor.author | Beltrame, Larissa Andrade | |
dc.contributor.author | Silva, Patrícia Barbosa da | |
dc.contributor.author | Liberato, Vivian Reis | |
dc.contributor.author | Nisterac, Wellington de Souza | |
dc.contributor.author | Costa, Willian Gabriel Tavares | |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T16:59:52Z | |
dc.date.available | 2018-07-04T16:59:52Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/3781 | |
dc.description | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste em um relato de experiência oriundo das
intervenções em projeto de extensão, pautado nos pressupostos teóricos da
Psicologia Histórico-Cultural sobre queixas escolares relacionadas ao diagnóstico
TDAH. A referida abordagem compreende o desenvolvimento humano como um
processo histórico que necessita de condições materiais para a apropriação de
signos e produções humanas. Dessa perspectiva, as queixas são compreendidas
para além do biologicismo, parte-se da zona de desenvolvimento real a qual a
criança se encontra, vislumbrando a zona de desenvolvimento proximal, a qual as
intervenções são direcionadas visando por meio de atividades mediadas e
intencionais promover o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. As
queixas são recebidas pela Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) e encaminhadas
para entrevista, em que são selecionados os casos pertinentes aos objetivos do
projeto. Neste ano recebemos uma variedade grande de queixas, incluindo
diagnósticos de TDAH, dificuldades de alfabetização e desenvolvimento da
linguagem oral e escrita. Como objetivos, buscamos trabalhar as questões
diferenciais do trabalho com grupo e conhecer as relações que permeiam a
construção da queixa escolar. Como fim, buscamos a superação da patologização
do não aprender e da medicalização desnecessária, mas recorrente em contexto
escolar. Por meio de espaços como este de intervenção, acreditamos ser possível o
desenvolvimento de potencialidades, para que as crianças sejam capazes de
resignifcar suas histórias e ser autoras de suas próprias vidas | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Proex/Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Atendimento psicoeducacional | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de escolarização | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.title | Atendimento psicoeducacional a crianças com problemas de escolarização e TDAH | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |