Atendimento psicoeducacional a crianças com problemas de escolarização e TDAH

Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Bonadio, Rosana Aparecida Albuquerque
Leal, Luiz Donadon
Tuleski, Silvana Calvo
Teixeira, Ana Carolina Macedo
Tomeix, Beatriz Rabelo
Tanaka, Flávia Sayuri
Beltrame, Larissa Andrade
Silva, Patrícia Barbosa da
Liberato, Vivian Reis
Nisterac, Wellington de Souza

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

O presente trabalho consiste em um relato de experiência oriundo das intervenções em projeto de extensão, pautado nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural sobre queixas escolares relacionadas ao diagnóstico TDAH. A referida abordagem compreende o desenvolvimento humano como um processo histórico que necessita de condições materiais para a apropriação de signos e produções humanas. Dessa perspectiva, as queixas são compreendidas para além do biologicismo, parte-se da zona de desenvolvimento real a qual a criança se encontra, vislumbrando a zona de desenvolvimento proximal, a qual as intervenções são direcionadas visando por meio de atividades mediadas e intencionais promover o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. As queixas são recebidas pela Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) e encaminhadas para entrevista, em que são selecionados os casos pertinentes aos objetivos do projeto. Neste ano recebemos uma variedade grande de queixas, incluindo diagnósticos de TDAH, dificuldades de alfabetização e desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Como objetivos, buscamos trabalhar as questões diferenciais do trabalho com grupo e conhecer as relações que permeiam a construção da queixa escolar. Como fim, buscamos a superação da patologização do não aprender e da medicalização desnecessária, mas recorrente em contexto escolar. Por meio de espaços como este de intervenção, acreditamos ser possível o desenvolvimento de potencialidades, para que as crianças sejam capazes de resignifcar suas histórias e ser autoras de suas próprias vidas

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Atendimento psicoeducacional, Dificuldade de escolarização, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Citação