A linguagem LOGO como alternativa para o parendizado de alunos surdos
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Barwaldt, Regina
Cesário, Victor
Domingues, Darcylene
Granada, Rafael
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O trabalho tem como objetivo a constituição de um glossário
computacional com as principais palavras reservadas da linguagem
LOGO para estimular a lógica de computação e facilitar a interação
tecnológica de alunos surdos, em parceria com uma escola bilíngue de
ensino fundamental na disciplina de matemática. Utilizamos o software
SuperLOGO, para a realização das atividades, trabalhando com
conceitos de construção geométrica. Como forma de validação, foram
utilizadas categorias para analisar o progresso dos alunos. A
ferramenta aliada ao glossário demonstrou capacidade de proporcionar
conhecimentos que seriam dificultados pela barreira linguística.
Concluímos que, o uso das ferramentas computacionais é benéfico
para estreitar a interação entre aluno e tecnologia, ampliando o
interesse pelos conteúdos abordados em aula