Escrita acadêmica e ensino: a arte de comentar as produções textuais dos alunos
Abstract
Este artigo apresenta a explicação da base teórica estudada em minhas atividades de
iniciação científica voluntária( IC-V) realizada entre os meses de março a julho de 2017. Tem-se como
objetivo a aquisição de conhecimentos linguísticos, teóricos e práticos para o desenvolvimento de
habilidades de avaliação, correção e revisão de textos acadêmicos escritos por alunos do primeiro ano
do curso de Letras do campus de Marechal Cândido Rondon. No primeiro trimestre, foi realizada
pesquisa bibliográfica das obras citadas nas referências as quais foram analisadas, comentadas e
discutidas em reuniões presenciais com a professora orientadora; no segundo trimestre, foram
realizadas atividades práticas de avaliação de textos elaborados por alunos do primeiro ano de Letras
para a disciplina de História da Língua Portuguesa ministrada pela professora orientadora, no terceiro
trimestre, a correção da aluna será avaliada e comentada pela orientadora visando o aperfeiçoamento
das habilidades de correção; no quarto trimestre, haverá atividades de escrita e re-escrita de texto
científico com relato da experiência e resultados alcançados e apresentação do relato em
comunicação em evento científico