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dc.contributor.authorSilva, Ricardo Tadeu Caires
dc.contributor.authorVendrame, Jefferson Clayton
dc.date.accessioned2017-12-21T15:36:06Z
dc.date.available2017-12-21T15:36:06Z
dc.date.issued2014-10
dc.identifier.issn2316-8285
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3084
dc.descriptionAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo relatar os resultados e experiências da oficina “Cine afro: o uso de filmes no ensino de História e cultura afro-brasileira e africana” desenvolvido pelos bolsistas do Projeto PIBID/História (Unespar- Campus de Paranavaí-Pr), junto aos alunos do Colégio Estadual Leonel Franca EFM. A partir da análise das principais obras relativas à relação cinema-história, procurou-se subsidiar os bolsistas para o trabalho pedagógico com filmes históricos em sala de aula. Neste texto, relataremos os resultados da atividade realizada em torno do filme Besouro, trabalhado junto aos alunos do 3° ano do Ensino Médio. Por tratar-se de um filme de ação, cuja narrativa gira em torno da figura lendária do capoeirista Besouro de Mangangá, a atividade mostrou-se bastante atrativa para os adolescentes, os quais foram levados a refletir sobre as condições de vida dos negros no período do pós-aboliçãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUnilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)pt_BR
dc.subjectResistência negrapt_BR
dc.subjectBrasil. Lei 10.639/03 - ensino da história e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.titleOficina “Cine Afro”: o uso de filmes nas aulas de história e cultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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