dc.contributor.author | Goulart, Janayna da Costa | |
dc.contributor.author | Maciel, Juciane Aparecida | |
dc.contributor.author | Aguiar, Camila Ferreira | |
dc.contributor.author | Pinto, Angela Emília de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2017-10-25T19:40:53Z | |
dc.date.available | 2017-10-25T19:40:53Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/2789 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa apresentada insere-se no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES. O objetivo do trabalho foi analisar possíveis
mudanças na postura e aprendizagem dos estudantes do ensino médio frente à inserção de atividades
de laboratório nas aulas de Física. A coleta de dados foi realizada através do preenchimento de
roteiros, um para cada experimento, e das respostas a um questionário aberto inserido dentro do
roteiro. Os resultados mostram que do primeiro para o segundo experimento, houveram melhoras tanto
no posicionamento no laboratório, como no processo de desenvolvimento das atividades, que se deu
de forma organizada, objetiva e concentrada. Foi possível perceber o aumento do interesse e da
motivação dos estudantes pela realização dos experimentos, e um aumento no número de estudantes
que conseguiram fazer alguma conexão entre o conteúdo visto em sala de aula e o experimento
desenvolvido em laboratório | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Estudo da inserção do laboratório didático nas aulas de física do ensino médio | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |