Diagnóstico da realidade e mapeamento de pré-requisitos potencializando a aprendizagem de frações
Visualizar/ Abrir
Data
2014-10Autor
Silva, Eduardo Quadros da
Oliveira, Lucieli Fonseca Alves de
Parizoto, Adriely Rossi
Rocha, Silvio Rafael de Abreu da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho é o relato de uma experiência no colégio Estadual Luiza Ross em turmas de 6o
ano do ensino fundamental. A partir do diagnóstico feito com os bolsistas de iniciação à docência
verificou-se que alguns estudantes tinham dificuldade em manter a atenção por muito tempo da
explicação. Testes demonstraram que mesmo poucos instantes após terem recebido a explicação de um
conceito e afirmado que tinham entendido, alguns estudantes continuavam com muitas ideias vagas
sobre o tema trabalhado. A partir desses foi elaborada uma planilha que continha conceitos de etapas
anteriores como a tabuada, por exemplo e temas relacionados com o assunto tratado. A planilha foi
fundamental no sentido de dar mais segurança ao estudante. O tema escolhido foi frações. Foram
aplicadas rotinas de investigação para alimentar os dados dos estudantes. Percebeu-se então que o
diagnóstico da realidade e a importância que se dá ao ritmo de cada estudante são fundamentais na
aprendizagem