Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCampos, Rodrigo da Silva
dc.contributor.authorJesus, Simone Emiliano de
dc.date.accessioned2017-09-19T17:46:18Z
dc.date.available2017-09-19T17:46:18Z
dc.date.issued2016-08
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/2427
dc.descriptionIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016pt_BR
dc.description.abstractNossa comunicação tem por objetivo analisar discursos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças em formação, a partir dos resultados obtidos com a aplicação de um questionário aos graduandos em Letras: PortuguêsEspanhol, participantes do projeto de Iniciação à Docência O espanhol como língua estrangeira (E/LE) nas séries iniciais do ensino fundamental: uma nova perspectiva na formação docente, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Acreditamos que, com esses discursos, é possível verificar que concepção de ensino fundamentaria seu trabalho com esse públicoalvo, observando que imagens de professor e de aluno se constroem a partir da análise de suas falas. Entendemos que, embora o corpus da pesquisa seja reduzido, uma vez que constituem a comunidade dialógica da pesquisa poucos voluntários, os dados obtidos nos permitem levantar reflexões importantes, visto que, baseandonos na teoria bakhtiniana (BAKHTIN, 2003) sobre o enunciado concreto ser um elo na cadeia discursiva, podemos afirmar que o discurso dos graduandos traz a ressonância de outras vozes circulantes nesse ambiente de formação de professores de E/LE. Nossa proposta busca articular a linguagem com o universo laboral, numa aproximação entre os Estudos Discursivos (MAINGUENEAU, 2004) e a Ergologia (SCHWARTZ, 1997), de forma a promover a reflexão e a análise desse entorno e preparar professores de espanhol para crianças que possam vir a atuar de forma criativa e transformadora no âmbito da Educação Básicapt_BR
dc.description.sponsorshipUNILA­-UNIOESTEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNILApt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDiálogospt_BR
dc.subjectLetras - Português/Espanholpt_BR
dc.titleDiálogos sobre o trabalho do professor de espanhol para crianças numa perspectiva discursivapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples