Miradas artísticas acerca de Buenos Aires
Resumo
A relação estabelecida entre as formas artísticas e os espaços urbanos tem despertado a atenção de
muitos críticos, entre os quais se destaca Beatriz Sarlo (2008), para quem a cidade se caracteriza
como o teatro do intelectual, sendo que tanto o artista como o seu público são atores urbanos. E uma
dessas cidades que vem instigando os olhares artísticos desde longa data é Buenos Aires. A capital
argentina, na condição de cidade empírica, constitui o suporte para a construção da cidade do
futuro, a partir da imaginação urbana de Arlt, da reconfiguração de Le Corbusier e dos novos
edifícios de Acosta, bem como desperta a visão nostálgica de Borges (SARLO, 1994, 2008). Mas a
nostalgia em relação a um modelo de cidade e a negação em relação a outro parece não estar restrita
aos artistas que, a exemplo de Borges, tiveram a oportunidade de vivenciar ambos os perfis
citadinos. Isso é o que nos faz crer a obra cinematográfica Medianeras (2011), dirigida por Gustavo
Taretto. Nessa obra, a cidade não configura apenas mais um elemento da narrativa, mas um
elemento de importância tal que interfere no comportamento dos personagens e nas suas atitudes,
sendo imprescindível para a significação que o texto assume. Nesse sentido, propomos um estudo
acerca da representatividade de Buenos Aires como elemento ficcional que interfere sobremaneira
na significação da narrativa na referida produção fílmica