Miradas artísticas acerca de Buenos Aires

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Data

2016-08

Autores

Santos, Maricélia Nunes dos

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Editor

UNILA

Resumo

A relação estabelecida entre as formas artísticas e os espaços urbanos tem despertado a atenção de muitos críticos, entre os quais se destaca Beatriz Sarlo (2008), para quem a cidade se caracteriza como o teatro do intelectual, sendo que tanto o artista como o seu público são atores urbanos. E uma dessas cidades que vem instigando os olhares artísticos desde longa data é Buenos Aires. A capital argentina, na condição de cidade empírica, constitui o suporte para a construção da cidade do futuro, a partir da imaginação urbana de Arlt, da reconfiguração de Le Corbusier e dos novos edifícios de Acosta, bem como desperta a visão nostálgica de Borges (SARLO, 1994, 2008). Mas a nostalgia em relação a um modelo de cidade e a negação em relação a outro parece não estar restrita aos artistas que, a exemplo de Borges, tiveram a oportunidade de vivenciar ambos os perfis citadinos. Isso é o que nos faz crer a obra cinematográfica Medianeras (2011), dirigida por Gustavo Taretto. Nessa obra, a cidade não configura apenas mais um elemento da narrativa, mas um elemento de importância tal que interfere no comportamento dos personagens e nas suas atitudes, sendo imprescindível para a significação que o texto assume. Nesse sentido, propomos um estudo acerca da representatividade de Buenos Aires como elemento ficcional que interfere sobremaneira na significação da narrativa na referida produção fílmica

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Buenos Aires - Argentina, Obra cinematográfica Medianeras (2011)

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