dc.description.abstract | Alfonso X de Castela, alcunhado "El Sabio" pelos muitos investimentos culturais, científicos e
jurídicos realizados ao longo de seu reinado, logrou transformar a corte castelhana em um dos mais
importantes centros peninsulares durante o período de vigência do trovadorismo. O próprio rei
contribuiu ativamente para a produção trovadoresca, tanto por intermédio da composição de
cantigas profanas – especialmente de escárnio e maldizer – quanto por intermédio das Cantigas de
Santa Maria. A partir de estudos acerca da condição das mulheres no contexto ibérico medievo e de
sua representação na lírica trovadoresca – de autores como Pallares Méndez, Corral Díaz, Giuseppe
Tavani e Resende de Oliveira –, articulados a questionamentos teóricos em torno das concepções de
sexualidade e gênero no contexto medievo – para o que utilizaremos estudos de Joyce Salisbury e
Albrecht Classen, entre outros –, nosso trabalho pretende abordar um tema específico
compartilhado por um conjunto de trovadores e jograis que frequentaram a corte alfonsina: as
representações de soldadeiras, em que é perceptível um uso recorrente do repertório misógino
presente no imaginário medievo. Concentrarnosemos principalmente na figura de Maior Garcia,
tematizada em um corpus composto por quatro cantigas satíricas atribuídas a três jograis que
conviveram naquele ambiente: Pedr' Amigo de Sevilha, Pero Garcia d' Ambroa e Joan Baveca. | pt_BR |