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Mito e arquivo em Yo, el Supremo
(2014-12-03)
Yo, el Supremo é uma das obras máximas das literaturas do continente americano.
Contribui para reforçar seu valor o fato de que mantém um forte vínculo com a história,
a memória e a mitologia popular, sobretudo da ...
Iminência de uma voz que não se ouve: Roa Bastos, Guimarães Rosa, Rulfo, Arguedas
(2014-12-03)
Este artigo postula a ideia de que Augusto Roa Bastos, João Guimarães Rosa, Juan
Rulfo e José María Arguedas compartilharam o mesmo esforço em tornar audível a
voz “iletrada” de membros de culturas rurais e indígenas, e ...
Anais Colóquio Yo el Supremo (1974-2014) – Augusto Roa Bastos
(2014-12-03)
Desejo começar lembrando as vozes secularmente esquecidas e aquelas que
hoje aqui estão nestes Anais por aceitarem compor um conjunto em sua diferença,
dando voz ao evento. É preciso começar por elas! Escutar os movimentos ...
Yo el Supremo como metáfora da ditadura Stronista
(2014-12-03)
O engajamento literário de Augusto Roa Bastos em Yo El Supremo como metáfora da
ditadura stronista é uma dupla análise da obra cume do autor, onde as avaliações se
direcionam e oscilam entre a Literatura e a História ...
Homossexualidades supremas: de Roa Basto a Cartes
(2014-12-03)
A 40 años de la publicación de Yo el Supremo aquí se recupera esa gran “novela de
dictadores” para reflexionar sobre el autoritarismo criticado por Roa a través de la
figura de Francia, pero sobre todo para ponerla en ...
Roa Bastos y Jorge Luis Borges: perspectiva filosófica del narrador en Yo, el Supremo
(2014-12-03)
El presente artículo reproduce integralmente nuestra participación oral en el congreso de
2014 y empieza por el abordaje histórico sobre los diferentes años de realización de los
simposios sobre la obra de Roa Bastos. ...
Che Ke Rapyça - ouvir em sonho: a mudança do Tekoha para a redução jesuíta no Tekoha Guasu do Guayrá
(2014-12-03)
No início do século XVII na região do tekoha Guasu doGuayrá na América espanhola
os Guarani estavam em crise, sofriam com as epidemias que geravam grande
mortandade no contato com os não índios e desestruturava a organização ...