II SIEPE - Artigos científicos

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 104
  • Item
    Projeto de monitoria 2019-1
    (2019) Dezen, Bianca Gabriel dos Santos; Punhagui, Kátia Regina Garcia
    O programa de monitoria das disciplinas de Desenho Técnico e Desenho Projetivo visa promover o auxílio em classe e extraclasse do discente de modo que toda a turma tenha um desenvolvimento homogêneo, além de complementar a formação da monitora e instiga-la à docência. Para isso, o método aplicado se baseia na execução de tarefas “Pré, Perante e Pós aulas”, onde a monitora auxilia a orientadora no planejamento e execução das aulas e também ajuda os alunos ao sanar dúvidas durante as classes e em períodos extraclasses acordados entre si. Como resultados obtidos, observou-se uma melhora gradativa e constante na aprendizagem, além de relatos de que a monitoria teve parte essencial no desenvolvimento cognitivo do aluno na disciplina avaliada. Portanto, pode-se concluir que as atividades propostas tiveram êxitos em sua execução e foram importantes tanto para os alunos monitorados quanto para a discente monitora que também teve suas habilidades pedagógicas e interpessoais desenvolvidas
  • Item
    Español adicional básico / intermediario
    (2019) Cruz Huaman, Yoscar Alejandrito; Santos, Natalia Figueiredo dos
    En esta monografía se presenta la experiencia del monitor en la materia de español, tanto en el nivel básico como en el intermedio. Además de mostrarse como el acompañamiento en las clases ayuda a que los alumnos pierdan la vergüenza a cometer errores y se motiven por hablar tal idioma, no restringiendo su uso sólo a las horas de clase, sino a su cotidiano
  • Item
    Monitoria em Português Língua adicional no Ciclo comum de estudos e no curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas estrangeiras: acolhimento, letramento acadêmico e experiências pedagógicas
    (2019) Rodrigues, Scarlett Alejandra Salazar; Tirloni, Larissa Paula
    Este projeto visa contribuir para o acolhimento e desenvolvimento linguístico em Português Língua Adicional (PLA) Básico e Intermediário dos(as) discentes não-brasileiros ingressantes. Considerando a missão bilíngue da UNILA e a necessidade de formação científica e acadêmica, a monitoria focará no desenvolvimento de habilidade de compreensão e produção escrita de gêneros acadêmicos, assim como na prática da interação oral em espaços de produção e divulgação de conhecimento científico. Com especial atenção às especificidades e individualidades, buscamos utilizar textos da área dos cursos dos discentes presentes na turma a fim de aproximá-los das necessidades reais do uso futuro desta língua. Assim, a monitora auxiliará os estudantes nos exercícios extra-classe, na leitura qualificada de suas produções textuais, na orientação da reescrita de textos e na (re)formulação de materiais didáticos, sempre sob supervisão da docente. Por outro lado, a monitoria proporciona à acadêmica do curso de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, um espaço de formação e de reflexão sobre a prática pedagógica
  • Item
    Monitoria de ensino na modalidade de Promoção da permanência indígenas e de estudantes refugiados(as) e portadores (as) de visto humanitário - bilinguismo
    (2019) Bonet, Jorge Baldemira; Lovera, Kamila Nair; Pereira, Joselaine Raquel da Silva; Vieira, Maria Eta
    O presente trabalho tem o objetivo de relatar as experiências dos(as) monitores de bilinguismo, da modalidade de promoção da permanência de estudantes indígenas e de refugiados(as) e portadores(as) de visto humanitário. Baseando-nos em discussões durante nossas reuniões optamos pela utilização de ferramentas e estratégias mais dinâmicas para atender às necessidades individuais de cada estudante, para isso, realizaremos atendimentos em locais e horários flexíveis, além dos atendimentos fixos que ocorrerem nos dois campi e nos três períodos letivos, visando a comodidade desses(as) estudantes e maior adaptação à UNILA e à cidade de Foz do Iguaçu, no que corresponde à integração linguística e interculturalidade, fatores essenciais para a permanência estudantil
  • Item
    Os Estudos Comparados e a tradução na formação do Professor de Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
    (2019) Matias, Julia; Tirloni, Larissa Paula
    O presente resumo expandido visa compartilhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo projeto de Monitoria acadêmica “Os estudos comparados e a tradução na formação do professor de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras”. A monitoria, que começou no mês de maio de 2019, conta com uma monitora bolsista e outra voluntária, e deu suporte aos discentes que cursaram a disciplina de “Descrição Linguística III”, no primeiro semestre deste ano, e agora, trabalha-se conjuntamente com a disciplina optativa de “Tradução e Análise Contrastiva”. Ademais do apoio aos discentes que cursam/cursaram as disciplinas que a monitoria contempla, o projeto objetiva também contribuir para o desenvolvimento acadêmico-profissional dos discentes monitores, uma vez que podemos considerar a monitoria uma Iniciação à docência. Logo, em se tratando de uma dupla licenciatura, como é o caso do curso de Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras da UNILA, é salutar esse tipo de experiência, onde os alunos vinculados ao projeto, bolsistas ou voluntários, analisam as produções de seus colegas, diagnosticam dificuldades, pensam em estratégias de ensino- aprendizagem de línguas e na elaboração de materiais didáticos. Apoiados nos estudos de LADO (1957), FANJUL (2014), SANTOS GARGALLO (1993), SELINKER (1992) entre outros, trabalhou-se com a análise das produções e trabalhos dos discentes de Descrição III, ademais do atendimento extraclasse. Quando da conclusão da monitoria, prevista para dezembro, pretende-se elaborar um relato de experiência para publicação
  • Item
    A Primeira Luz: monitoria para estudantes de Letras - Artes e Mediação Cultural
    (2019) Oliveira, Flavia Mendonça de; Faria, Fernando Mesquita de
    O projeto de monitoria “A primeira luz” foi criado e desenvolvido para auxiliar o ministrante das disciplinas Performance (2019.1) e Improvisação e Dramaturgia (2019.2) do curso de Letras - Artes e Mediação Cultural, na orientação dos estudantes em suas produções artísticas, como avaliação final dos respectivos semestres. No caso da disciplina Performance, as monitorias foram realizadas em forma de plantões individuais e acompanhamento da criação e desenvolvimento das obras artísticas. indicando referências e auxiliando no processo de finalização, com destaque na criação da iluminação e da sonoplastia. Na disciplina Improvisação e Dramaturgia a monitoria vem acompanhando o desenrolar das aulas, colaborando com o acolhimento dos estudantes e nas propostas pedagógicas desenvolvidas pelo professor
  • Item
    Monitoria na área de Teoria e percepção musical básica
    (2019) Vaca Gil, Andrea; Matschulat, Josias; Navia, Gabriel H. Bianco
    O presente trabalho visa apresentar aspectos do projeto de monitoria na área de teoria e percepção musical básica que tem como objetivo oferecer meios de recuperação continuada para os alunos das disciplinas Estruturação Musical Básica, Percepção e Apreciação Musical I, Percepção e Apreciação Musical II e Harmonia e Contraponto I através de atividades de monitoria supervisionada
  • Item
    Monitoria de Espanhol adcional: básico e intermediário I
    (2019) Rebolledo Flores, Alejandro Andrés; Granetto, Julia Cristina Moreira
    En el contexto de Integración Intercultural de la Unila, aprender español es una herramienta necesaria para comunicarse e interactuar adecuadamente con el resto de la comunidad educativa. Bajo esta realidad, se han presentado diferentes iniciativas que buscan apoyar la incorporación efectiva del español como segunda lengua, tales como las Clases del Ciclo Común de Estudio. Está monitoria es presentada como un aporte a aquellas iniciativas, teniendo como objetivo aumentar la cantidad de participantes de esta actividad, dar accesibilidad y acercar los contenidos de una manera más atrayente utilizando metodologías tales como aulas invertidas, proyectos colectivos y simulaciones, por ello esperamos que estas acciones reporten resultados positivos y genere un avance hacia un laboratorio de aprendizaje, tanto para los estudiantes como para el monitor
  • Item
    Monitoria em Desenho Técnico
    (2019) Souza Filho, Roldão Ramos de; Brum Junior, Sérgio Antônio
    O projeto Monitoria em Desenho Técnico visa proporcionar ao discente voluntário a experiência da vida acadêmica, em especial a iniciação à docência, promovendo o desenvolvimento e a participação do discente monitor em atividades didáticas, contribuindo para a melhoria do ensino, estimulando a integração dos discentes de diferentes períodos, além da cooperação acadêmica entre o discente voluntário e o docente coordenador. Encontros entre o monitor voluntário e dos discentes são realizados, utilizando metodologia ativa de ensino. O projeto busca melhorar a qualidade de aprendizagem dos discentes, além de auxiliar na identificação e correção de lacunas na formação do conhecimento de desenho técnico pelos discentes atingidos pelo projeto
  • Item
    Monitoria para as disciplinas de topografia do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura
    (2019) Costa, Lucas Kelvin Araújo; Silva, Mara Rubia
    Este trabalho visa descrever o projeto de monitoria nas disciplinas de Topografia e Topografia Aplicada do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da UNILA. O projeto tem como objetivo geral melhorar o processo de ensino-aprendizagem teórico e prático das disciplinas, por meio de atendimentos individuais e personalizados do monitor, em auxilio ao professor; também, promover a consolidação do conhecimento do monitor por meio da transmissão de conhecimento e participação no desenvolvimento de material didático. A metodologia adotada é o desenvolvimento de atividades de colaboração ao professor, acompanhamento e auxílios no manuseio dos equipamentos, nas aulas de campo e a assessoria aos discentes da disciplina, em sala de aula e extraclasse. Como resultados parciais tem-se um melhor andamento das aulas de campo, uma potencialização das estratégias de ensino; desenvolvimento pessoal, técnico e cientifico do monitor, e fortalecimento do aprendizado do aluno
  • Item
    Proyecto de monitoria para las disciplinas balace de masa y energia y fenomenos de transporte II para el Curso de Ingeniería Química en el año 2019
    (2019) Olaya, Lina María; Furtado, Andreia Cristina; Ferri, Priscila
    Consolidar bases fundamentales para el desarrollo de los estudiantes a lo largo del curso de Ingeniería Química es muy importante. La monitoria académica se presenta como la oportunidad para auxiliar el proceso de aprendizaje no solo de los alumnos que cursan las disciplinas, sino también de estudiantes más adelantados con aptitudes para la enseñanza. De esta forma, el presente trabajo muestra los resultados obtenidos a la fecha del proyecto de monitoria para las disciplinas de Balance de masa y energía y Fenómenos de transporte II, ofertadas en los semestres 2019.1 y 2019.2 respectivamente. Evolución positiva de los diferentes actores del proceso y oportunidades de mejora continua caracterizan los resultados de las actividades ejecutadas
  • Item
    Projeto para monitoria da disciplina EQI0019 e EQI0067 do Curso de Engenharia Química
    (2019) Barônio, Jordanna Cássia; Zanella, Karine; Zara, Kátya Regina de Freitas
    A monitoria é uma ferramenta estratégica para a aprendizagem, que visa a melhoria do ensino e esclarecimento de falhas deste processo. Sendo assim, este trabalho descreve os objetivos e resultados do projeto de monitoria das disciplinas de Materiais da Indústria Química e Gestão e Tratamento de Efluentes para o curso de Engenharia Química. O principal objetivo constituiu no auxílio de aprendizagem dos discentes através de atendimento individual e esclarecimento de dúvidas, resultando na aprovação completa da turma de Materiais da Indústria Química e espera-se que ocorra o mesmo com a disciplina de Gestão e Tratamento de Efluentes. Portanto, verificou-se que os objetivos para a disciplina ofertada em 2019.1 foram concluídos, e deseja-se que estes objetivos se concluam para a disciplina ofertada em 2019.2
  • Item
    Monitoria de Resistência dos materiais I e Mecânica aplicada
    (2019) Ordonez, Dennis Luis Gonzales; Guadalupe, Ulises Bobadilla
    Devido a uma alta taxa de reprovação em algumas “disciplinas básicas” dos cursos das engenharias, que servem como base para as “disciplinas específicas”, decidiu-se realizar uma monitoria. Esta monitoria tem como objetivo consolidar conhecimentos específicos iniciais em Mecânica dos Sólidos utilizando para isto o acompanhamento dos discentes na resolução de exercícios e problemas extraclasse aplicados em situações reais na engenharia. Esta monitoria é feita com atendimento presencial e virtual, objetivando como resultado um aumento no rendimento e na taxa de aprovação dos discentes. Adicionalmente, o monitor desenvolve sua capacidade pedagógica e de síntese e melhora substancialmente seu conhecimento e segurança sobre o assunto em questão
  • Item
    Monitoria para atividades práticas de Engenharia Civil
    (2019) Niculau, Carlson Felipe do Nascimento; Santos, Ana Carolina Parapinski de
    As disciplinas do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da UNILA, como Tecnologia do Concreto e Dosagens de Concretos Convencionais e Especiais, tem parte de sua carga horária destinada a aulas práticas em laboratório. Neste sentido, este trabalho retrata a importância da monitoria para Atividades Práticas de Engenharia Civil. As ações desta se dão através do acompanhamento das atividades realizadas no LADEMA (Laboratório de Ensaios e Materiais) da Unila instalado no Setor Sul do PTI, e no LTCI (Laboratório de Tecnologia do Concreto da Itaipu), assim como suporte aos alunos na elucidação de dúvidas referentes a elaboração dos relatórios técnicos e dos conteúdos teóricos abordados. Obtendo como resultado melhoria no processo de ensino-aprendizagem por parte dos discentes e experiências didáticas, profissionais e de pesquisa ao monitor do projeto
  • Item
    Monitoria de Teoria das Relações Internacionais
    (2019) Sales, Maynara Rivers; Blanco, Ramon
    O presente trabalho tem como função relatar as atividades de monitoria acadêmica na disciplina de Teoria das Relações Internacionais I e II do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). A atividade de monitoria tem como objetivo prover uma ferramenta de auxílio aos alunos que cursam as disciplinas, buscando trabalhar com eles as dificuldades, esclarecer possíveis dúvidas e revisar os conteúdos abordados em aula, para além é um mecanismo de ajuda na confecção dos trabalhos finais e de estudo para prova. A monitoria teve início no mês de maio de 2019, com uma metodologia baseada em exposições, pelo monitor, dos temas abordados em aula, plantões de dúvidas semanais e atividades via e-mail de análise de bibliografia para seminários, além de revisão dos trabalhos escritos. No primeiro semestre de 2019 a adesão dos alunos a monitoria foi relativamente baixa, buscando auxílio apenas em período de provas e seminários porém agora no segundo semestre houve uma adesão maior dos alunos, devido principalmente a uma aproximação maior do monitor com os alunos, criando mecanismos de comunicação tanto on-line quanto físicos que garantiu um maior conforto dos alunos em ir nos espaços e horários reservados de forma coletiva para execução da atividade de monitoria
  • Item
    Liberalismo, Revolução e Democracia
    (2019) Santos, Thaynã Junio Pascini dos; Geraldo, Endrica
    O projeto “Liberalismo, Revolução e Democracia” diz respeito ao componente curricular “Liberalismo, Revolução e Democracia na Europa e nos Estados Unidos”, que foi oferecido para os estudantes em sua maioria da Área de História (Bacharelado e Licenciatura) durante o primeiro semestre de 2019. Este projeto apresentou a oportunidade para que o monitor vivenciasse o exercício da docência na universidade ao utilizar uma série de práticas pedagógicas para cumprir tal finalidade. Os objetivos foram formulados pela ânsia de auxiliar os estudantes através de uma imersão em debates mais conceituais e avançados sobre temas como "revolução, democracia, nacionalismo, liberalismo, imperialismo e totalitarismo". Para que também houvesse uma maior conexão e desenvolvimento na prática e no ensino-aprendizagem, um plantão de dúvidas semanal foi efetuado pelo monitor, assim como o apoio por e-mail e redes sociais. A função de monitor, associada a estes múltiplos canais, foi exitosa. O contato com os estudantes auxiliou na melhora da qualidade do ensino e aprendizado de todos os envolvidos e envolvidas, servindo do mesmo para minimizar o número de estudantes reprovados
  • Item
    Monitoria Acad}emica em fundamentos da América Latina
    (2019) Registro, Milena; Araújo, Viviane da Silva
    A proposta de monitoria acadêmica em Fundamentos da América Latina I e II tem como objetivo estabelecer um apoio didático aos discentes que estão cursando o componente curricular com participação daquele ou daquela discente que já se encontra em uma estágio mais avançado de sua formação acadêmica. Em conjunto, o projeto considera em sua metodologia as questões particulares do nosso contexto como a interculturalidade, referente a importância do Ciclo Comum de Estudos para o projeto UNILA, com a intenção de acompanhar e incentivar um estudo crítico das principais perspectivas associadas à integração da América Latina. Assim, tem-se a compreensão a monitoria representa um importante processo para a integração dos e das discentes na experiência universitária vinculando estes a resolução das necessidades de ensino-aprendizagem da disciplina Fundamentos da América Latina aprimorando desse modo a formação tanto do e da discente matriculados na disciplina quanto da monitora ou do monitor
  • Item
    Monitoria em Geografia e método, território e Sociedade e Teorias da renovação da Geografia
    (2019) Ribeiro, Eder Henrique; Casaril, Carlos Cassemiro; Camilo, Pablo Jonas; Toledo Junior, Rubens de
    O projeto de monitoria propõe um conjunto de atividades que servem de apoio ao professor para incrementar a qualidade das aulas, bem como, propiciar a aquisição de experiência em atividades acadêmicas. Os discentes monitores auxiliam na preparação de atividades e material de aula, e podem inclusive organizar atividades extraclasse com os discentes, além de colaborar com estes na organização de seminários e trabalhos escritos, elaboração de fichamentos, criação de grupos de estudo, etc. O processo de preparação de tais atividades é feito sob supervisão do professor coordenador, sobretudo, dos professores orientadores na monitoria. Se espera como resultado um maior aproveitamento acadêmico dos discentes matriculados, logrando a diminuição do número de reprovações
  • Item
    A História, o ocidente e os Domínios Coloniais
    (2019) Inamura, Diogo Silva; Marcelo, Hernán Venegas
    O projeto de monitoria “A História, o Ocidente e os Domínios Coloniais” se configura como uma estratégia de apoio no processo de ensino-aprendizagem em que visa projetar o monitor na orbe da prática do ensino, colaborando nos processos de apropriação do conhecimento para que os discentes assimilem mais rapidamente os conteúdos correspondentes ao componente curricular “Modernidades, Estados Nacionais e Capitalismo na Europa”. O objetivo do projeto tem como meta geral baixos índices de reprovação e alcançar um elevado aproveitamento da matéria, e a meta específica de reforçar o componente pedagógico por meio de dinamismo e adaptação das ações a serem executadas ao perfil da turma. Os encontros semanais entre o orientador-monitor e, também monitor-discentes, estão fundamentadas, do ponto de vista teórico metodológico, nas reflexões dos educadores e pedagogos Carlos Álvarez de Zayas e Paulo Freire. O projeto carrega resultados positivos, dado que houveram altos índices de aprovação, familiarização do monitor com os conteúdos pedagógicos e com a práxis do docente, potencialização da interdisciplinaridade dos discentes, contribuição para o exercício do bilinguismo e criação de um ambiente de colaboração conjunta da qual o compartilhamento de conteúdos torna possível o desenvolvimento pessoal e coletivo, tanto do monitor, quanto dos discentes
  • Item
    Monitoria em Dinâmica do Clima e Sensoriamento remoto
    (2019) Lima, Ariana da Cruz; Pereira, Diego Henrique; Scheer, Márcia Aparecida Procópio da Silva
    A monitoria, em seu amplo entendimento, consiste na realização de diversas atividades que visam a melhoria do aprendizado dos discentes, para garantir um melhor entendimento destes. As disciplinas de Dinâmica do Clima e de Sensoriamento Remoto, abrangem um extenso conteúdo e exige a realização de atividades práticas para fixar o conteúdo de modo apropriado. Dito isto, é necessário o acompanhamento dos monitores, junto a docente destas disciplinas para facilitar a aplicação das atividades a serem desenvolvidas. Dentre os métodos aplicados pelos monitores, estão a realização de plantões coletivos e individuais, com agendamento prévio, além do acompanhamento durante as aulas para auxílio nas atividades práticas realizadas no laboratório, dentre outros. Espera-se sanar o máximo de dúvidas dentre os discentes, bem como garantir um melhor desempenho para estes alunos