Navegação por assunto "Ensino"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 25
-
Uma abordagem problematizada em química experimental
(2016)O processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na ... -
Aliando ensino e pesquisa nas aulas de sociologia do ensino médio
(2014-10)Este trabalho é a conclusão de algumas atividades realizadas no ano de 2012, pelo PIBID de Sociologia da UFPR. Foram reunidas três grandes atividades, em três escolas distintas e com perfis bastante variados, mas com um ... -
Anais I SIEPE - Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão
(Proex/Unila, 2018-11-30)- VII Encontro Anual de Iniciação Científica - III Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI) - VI Seminário de Extensão Universitária da UNILA - SEUNI -
Avaliação formativa: o uso do portfólio no ensino de História
(2014-10)Nas atividades escolares as quais tivemos contato através dos trabalhos realizados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), percebemos algumas dificuldades dos professores em relação às práticas ... -
Curso de Extensão "O teatro no ensino plurilíngue e intercultural"
(Proex/UNILA, 2018-11-30)O presente curso visa promover o desenvolvimento do pensamento artístico por meio da sensibilização, reflexão e prática sobre a arte dramática. A partir da reflexão e da prática da consciência corporal por meio do ... -
Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI
(2018-08)Através da comunicação e interação entre os sujeitos que cooperam se interessam e conjugam o mesmo saber, segundo Dallabona e Mendes (2004), assim ocorre o processo da Educação. Para estes autores, o ser humano em todas ... -
Disciplina de biologia: aprendizagem de estudantes do ensino médio
(2014-10)O conhecimento das noções dos estudantes a respeito de uma determinada área do saber é fundamental para que o professor possa identificar os conhecimentos prévios e propor práticas pedagógicas mais eficientes. O presente ... -
Educação superior utilizando praticas educacionais efetivas de ensino e aprendizagem - proposta do uso de jogos para valoração do conhecimento em sala de aula
(Unila, 2014-10)A educação superior é à base de formação para uma profissão. Dentro da academia, toda base e preparação são ofertadas para que o futuro profissional desempenhe da melhor forma a profissão que escolheu, entrando na posição ... -
Ensaio crítico sobre o ensino de histórias e culturas dos povos indígenas em centro municipal de educação infantil, do município de Foz do Iguaçu/PR
(2019-12-11)Comumente os professores da Educação Infantil realizam atividades sobre a temática indígena no dia 19 de abril, em comemoração ao “Dia do Índio”. Assim, entrevistamos 07 (sete) professores do Centro Municipal de Educação ... -
Ensino
(UNILA, 2018-02)Caderno de Resumos de Trabalhos da Área temática Ensino, do XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia -
Ensino de História e Games: Possibilidades Metodológicas em Valiant Hearts
(2022)O presente trabalho de conclusão de curso busca articular as possibilidades metodológicas entre o jogo eletrônico Valiant Hearts: The Great War e o ensino de História na educação básica. O intuito do trabalho é discorrer ... -
Escolha vocabular como determinante na construção do sentido do texto humorístico e sua contribuição para o ensino aprendizagem
(2013-11-07)Neste estudo fizemos uma análise da escolha vocabular e da sua importância na construção do sentido do texto de humor/piadas veiculadas em jornais, em que se ressalta o crescente avanço e o destaque que esse tipo de texto ... -
Esportes olímpicos, paralímpicos e não-olímpicos: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física
(Unila, 2014-10)Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo referente ao eixo “O movimento e o esporte”, para alunos de quinto ano de uma escola municipal do município de Londrina/PR. A classificação ... -
A experiência de uma atividade de resolução de problemas na educação de jovens e adultos
(2014-10)Busca-se relatar neste trabalho algumas informações sobre a EJA, o ensino da matemática na EJA e a aplicação de uma atividade com os alunos com carga horária correspondente ao 8o e 9o ano do ensino fundamental. Inicialmente, ... -
A filosofia como meio de interdisciplinaridade e a busca por um conhecimento autônomo
(2014-10)A Filosofia por ser uma disciplina abrangente, passa por todas as áreas dos saberes. Pedagogicamente ela pode ir muito além disso, servindo como integradora de tais disciplinas, isto é, buscar as conexões existente entre ... -
Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino-aprendizagem de astronomia
(Proex/UNILA, 2018-11-30)O curso Fundamentos Metodológicos para o Ensino e Aprendizagem de Astronomia é um projeto que pretende promover e incentivar o ensino de Astronomia, no Oeste de Paraná e na tríplice fronteira, com a participação da ... -
Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
(2016)O objetivo geral é analisar gamificação como solução no processo de ensino. Os objetivos específicos são compreender a gamificação no processo de ensino e demonstrar ferramenta pedagógica gamificada interdisciplinar. A ... -
Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
(2016)No presente trabalho, avaliamos a funcionalidade do uso do software Geogebra para o ensino do conteúdo de áreas e perímetros para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental. Para isso foram propostas 11 atividades ... -
Ginástica geral na escola: explorando as possibilidades de problematização do conteúdo nas aulas de educação física
(Unila, 2014-10)Este texto tem por objetivo apresentar um relato de experiência de um conteúdo básico do conteúdo estruturante Ginástica, para alunos de nonos anos de um colégio estadual do município de Londrina/PR. Ao longo dos anos ... -
Idiomas sem fronteiras: Ensino, formação e pesquisa em línguas adicionais
(Proex/UNILA, 2018-11-30)O projeto “Idiomas sem Fronteiras: Ensino, formação e pesquisa em Línguas Adicionais” nasceu como um ramo do programa governamental “Ciências sem Fronteiras”, com o intuito de aperfeiçoar o ensino das línguas adicionais e ...