Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
Resumo
No presente trabalho, avaliamos a funcionalidade do uso do software Geogebra para o
ensino do conteúdo de áreas e perímetros para uma turma do sétimo ano do ensino
fundamental. Para isso foram propostas 11 atividades para serem resolvidas pelos alunos
explorando os recursos do Geogebra. Além disso, foi proposto um problema de área de
uma superfície não trivial. A dinâmica ocorrida em sala de aula mostra que o uso deste
software associado a problemas interessantes é suficiente para atrair a atenção e os
esforços intelectuais dos alunos. In the present study, we evaluated the functionality of the use of the Geogebra software for
teaching the content of areas and perimeters for a class of the seventh grade of
elementary school. For this purpose were proposed 11 activities to be solved by the
students exploring the capabilities of Geogebra. Moreover, it was proposed a problem
about the area of a surface. The dynamics that occurred in the classroom showed that the
use of this software associated with interesting problems is enough to attract attention and
intellectual efforts of the students.