Itens para a visualização no momento 1-18 of 18

    • Uma abordagem problematizada em química experimental 

      Chaiben, Leize Aparecida (2016)
      O processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na ...
    • Aplicação da literatura na Biologia e Química 

      Silva, Géssyca Fernanda da; Orlik, Yuri (2012-06-05)
      O ensino de Biologia e Química são considerados uns dos mais difíceis pelos alunos, e os professores tem que fazer modificações para que haja o interesse da sala inteira e auxiliar os alunos que possuem mais di - ficuldades ...
    • Aprendendo física montando um carrinho seguidor de trilha 

      Zanella, Pedro Henrique; Higashi, Eduardo Massahiko (2014-10)
      Esse trabalho consiste num relato de uma atividade investigativa de ensino de Física por meio da Robótica conduzida com alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual do Santa Cândida, em Curitiba. Foi proposta a construção ...
    • Atividades lúdicas no ensino de ciências para alunos da educação especial 

      Melo, Bruna Moreira de (2015-12-04)
      O ensino para alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular tem sido desafiador para todos os agentes envolvidos na escola, uma vez que o processo de ensinar a esses alunos vai muito além do processo de ...
    • Benefícios dos jogos no ensino de química 

      Homeniuk, Amanda Luiza Lima; Santos, Andre Luis Neves dos; Dias, Robsson Pereira; Cardoso, Lígia Mara (2014-10)
      Jogos e brincadeiras fazem parte da vida de todos. São importantes para o desenvolvimento das crianças, seja físico ou intelectual. Por meio destes, as crianças formam conceitos para a vida. Dessa forma, jogos e brincadeiras ...
    • Cinema, filosofia e ensino: experiências do Pibid filosofia Unicentro 

      Ribeiro, Lucas Dariel Guimarães; Koop, Stefane katrini; Meira, Maikon; Silva, Manuel Moreira da (2014-10)
      Este relato apresenta a primeira atividade do projeto “Luz, câmera, reflexão”, vinculado ao PIBID Filosofia da Unicentro, Campus Santa Cruz, em Guarapuava/PR. O “Luz, câmera, reflexão” consiste em sessões mensais de ...
    • Descobrindo o universo por meio da astronomia: o ensino com enfoque lúdico, experimental e histórico para crianças do ensino fundamental 

      Diaz, Dayane Sandri; Pereira, Ana Cláudia Spitzer; Costa, Jeremias Ferreira da; Camargo, Sérgio (2014-10)
      Este trabalho está sendo desenvolvido em uma escola da educação básica da rede pública de Curitiba. Tem como objetivo ensinar conceitos de Astronomia para os estudantes dos 6o anos do Ensino Integral tendo como base a ...
    • Disciplina de biologia: aprendizagem de estudantes do ensino médio 

      Santos, Sara R. dos; Heerdt, Bettina; Silva, Maryelen A. (2014-10)
      O conhecimento das noções dos estudantes a respeito de uma determinada área do saber é fundamental para que o professor possa identificar os conhecimentos prévios e propor práticas pedagógicas mais eficientes. O presente ...
    • Ensino de forma dinamica da classificação taxonômica dos seres vivos 

      Bastiani, Elvira de; Fernandes, Noara Kapp; Martins, Gislaine; Vogel, Alice (Unila, 2014-10)
      A atividade proposta teve por objetivo proporcionar aos alunos do 7o ano do ensino fundamental, a compreensão da classificação taxonômica de forma dinâmica e interativa. Para isso foi realizado um embasamento teórico, ...
    • O ensino de geografia na educação básica – os métodos de ensino utilizados para o ensino-aprendizagem do aluno 

      Honório, Jucilene Cristina; Prado, Patrícia Aparecida Albini; Campos, Ricardo Aparecido (Unila, 2014-10)
      O presente trabalho desenvolvido juntamente com o Subprojeto PIBID, visa abordar quais são os métodos que o professor deverá utilizar em sala de aula, com o objetivo de formar um sujeito social capaz de construir seus ...
    • Experimento cativante 

      Souza, Paulo Venancio de; Luca, Luciane Maria de (Unila, 2014-10)
      A partir das dificuldades encontradas pelo grupo do PIBID em conseguir melhorar a aprendizagem dos alunos, realizamos observações em salas de aulas, com intuito de diagnosticar em reuniões medidas que melhorassem a ...
    • Idiomas sem fronteiras: Ensino, formação e pesquisa em línguas adicionais 

      Pereira, Joselaine Raquel da Silva; González Zapata, Eileen Karina; Fortes, Laura (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto “Idiomas sem Fronteiras: Ensino, formação e pesquisa em Línguas Adicionais” nasceu como um ramo do programa governamental “Ciências sem Fronteiras”, com o intuito de aperfeiçoar o ensino das línguas adicionais e ...
    • A importância do atendimento individualizado 

      Novak, Raquel Aparecida; Klein, Rejane (2014-10)
      Este trabalho objetiva descrever uma breve reflexão sobre a importância do atendimento individualizado e a experiência adquirida a através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciado no ...
    • A importância do conhecimento matemático na disciplina de química da educação básica 

      Nogueira, Daiane Amaral de Ramos; Bahia, Francielly Aparecida; Pelegrini, Débora Yumi; Danczuk, Marins (2014-10)
      A interdisciplinaridade, entre as áreas das ciências exatas do currículo escolar é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, pois a correlação entre elas facilita a cognição dos alunos nas ...
    • Interdisciplinaridade no ensino médio: experiências de discentes - PIBID/PUCPR – no subprojeto interdisplinar no Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa 

      Santos, Daniele Litvin; Martins, Juliana Flávia Ferreira; Santos, Ronaldo Medeiros dos (Unila, 2014-10)
      Relato de experiência de bolsistas do subprojeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, integrado do Colégio Estadual ...
    • Kreyòl Ayisyen: Kreyòl pale, Kreyòl konprann! 

      BIEN AIME, Carl Alain; RAMME, Valdilena (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto de extensão “Kreyòl ayisyen: kreyòl pale, kreyòl konprann!” Traduzido em português como “Crioulo haitiano: crioulo falado, crioulo entendido!" é um curso de idiomas oferecido para a comunidade acadêmica Unileira, ...
    • O PIBID e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma Escola De Ensino Fundamental no Municipio de Guarapuava – Paraná 

      Stüpp, Denise; Marques, Elisangela Casarotto; Nascimento, Helen Barbosa; Almeida, Tatiane dos Santos de (Unila, 2014-10)
      Atualmente muito se discute sobre inclusão, que ganhou força depois da Declaração de Salamanca (1994). Temos como objetivo com este estudo compreender como os alunos com necessidades especiais são recebidos nas escolas, ...
    • A química forense como forma de contextualizar o ensino e aprendizagem de química 

      Pimenta, Samuel Fernandes; Martins, Bruna Sustiso; Koltz, Elizabeth; Sandri, Marilei Mendes (2014-10)
      É visível a desmotivação dos alunos pelo estudo da disciplina de Química no Ensino Médio. Muitos acham desnecessário o aprendizado desta ciência e não a associam a qualquer utilização para seus futuros, muito menos nas ...