Navegação por título
Itens para a visualização no momento 3030-3049 of 6896
-
Formação de leitores: leitura de poesia no ensino médio a partir do acervo do PNBE
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva apresentar e discutir uma atividade de leitura de poesia realizada em duas turmas de segundo ano do ensino médio a partir de dois poemas, um de Carlos Drummond de Andrade e outro de Ferreira Gullar. ... -
A formação de pequenos leitores: um trabalho extensionista com as habilidades de leitura, escrita e interpretação
(Proex/Unila, 2017)Faremos um relato das atividades desenvolvidas em 2017 no projeto de extensão “Trabalho com as habilidades de leitura, escrita e interpretação”. Temos proposto oficinas semanais aos alunos da Escola Municipal de Ensino ... -
Formação de Pesquisadores Falantes de Línguas Minoritárias: valorização da linguagem, cultura e culinária Xokleng/Kaklãnõ
(2014-11)O povo Xokleng/Laklãnõ habita a Terra Indígena Laklãnõ, localizada no Estado de Santa Catarina. São falantes da língua Xokleng, da família linguística Jê Meridional, do tronco Macro-Jê. O presente artigo trata de aspectos ... -
Formação de professores - organização de espaço e práticas laboratoriais
(Proex/UNILA, 2018-11-30)O projeto tem como objetivo fomentar o uso de laboratórios por todas as disciplinas afins, fazendo desse espaço um ambiente de prática pedagógica experimental. Tornando o laboratório um lugar funcional, organizado e seguro ... -
Formação de professores de Espanhol como Língua Estrangeira e o cumprimento da Lei 11/161: uma relação em busca de efetivação
(2016-08)Este trabalho objetiva enfatizar a importância da formação de professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE), nos cursos de Licenciatura em Letras/Espanhol, para que a Lei 11.161/05 se cumpra efetivamente. No ... -
Formação de Professores de Geografia no Ensino a Distância no Brasil: Investigação sobre Oferta, Demanda e Desafios
(2019-12-09)Este trabalho tem como objetivo identificar, investigar e localizar a oferta, a demanda e as condições que configuram a formação de professores de Geografia no Brasil, com especial atenção àqueles graduados na modalidade ... -
Formação de professores de línguas: para pensar a (nova) reforma das licenciaturas
(UNILA, 2016-08)Após a edição da Resolução CNE/CP no 2, de 01/07/2015, com diretrizes para uma nova reforma das licenciaturas, pouco mais de dez anos após a reforma publicada em 2002, todos os que atuamos com a formação de professores ... -
Formação de professores do Município de Matelância: o ensino de astronomia na sala de aula
(2018-08)O estudo da Astronomia contribui significativamente para a produção do conhecimento científico na comunidade escolar e familiar, pois é um conteúdo que instiga interrogações por parte dos sujeitos, além de estar presente ... -
Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.
(2016)A pesquisa buscou compreender Como precisa ser, no entendimento de professores indígenas e quilombolas, a formação oferecida para eles, mediante oficinas que permitiram o desenvolvimento de um processo de pesquisa e formação ... -
Formação de professores no Pibid: a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão
(Unila, 2014-10)Este trabalho é resultado da integração entre teoria, prática e pesquisas desenvolvida na escola Municipal Centro de Educação Integral Augusto César Sandino como objetivo de relatar as experiências e atividades desenvolvidas ... -
Formação de professores no Pibid: a utilização da charge no ensino
(Unila, 2014-10)Este trabalho é fruto das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Geografia, da Universidade Estadual de Londrina/UEL. O objetivo frente ao projeto, ... -
A formação do campo na região da tríplice fronteira: aspectos sociais políticos.
(2015)Este trabalho tem como objetivo analisar aspectos históricos e sociais na formação do campesinato no Paraguai, Brasil e Argentina. O que aqui se pretende é discorrer sobre algumas características gerais da construção do ... -
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
(2022)A presente pesquisa visa promover reflexões sobre a globalização e suas implicações na padronização curricular a partir do século XX e início do século XXI. Tendo como recorte temporal o período iminente à Segunda Guerra ... -
A formação do docente no século XXI e o Pibid: impactos no ensino e aprendizagem
(2014-10)Com embasamentos de autores que descrevem sobre a formação da docência mais significativa e real, este artigo expõe falhas que passam despercebidas pelas universidades e os impactos que contribuem para essa má formação ... -
A Formação do Estado-Nação Japonês e suas Consequências
(, 2021)O presente trabalho busca analisar a formação do Estado-nação japonês. O estudo dos eventos históricos do período Tokugawa, e também do período Meiji que levaram os japoneses a emigrar, assim como as características desse ... -
A formação do professor formador de leitores e o texto infanto-juvenil
(2017-10)Este artigo tem por objetivo analisar por meio de pesquisas bibliográficas como está se desenvolvendo a teoria e a prática do ensino da literatura infanto- juvenil e a importância desses textos para ampliar nos alunos o ... -
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
(2022-06-27)O presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História ... -
Formação Docente e Estágio Obrigatório: Contribuições da Disciplina para a Formação e a Prática Profissional de Professores de História
(2022)O presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História ... -
Formação docente e o Pibid: a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão para a formação de professores de história
(Unila, 2014-10)Este trabalho objetiva debater a proposta do projeto do Pibid do curso de História da Universidade Estadual do Centro-Oeste, campus de Guarapuava/Pr que busca articular o ensino, pesquisa e extensão nas ações realizadas ... -
Formação docente e sustentabilidade com a metodologia de ensino experimental
(Unila, 2014-10)Este artigo tem por objetivo fazer um relato da experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID; o trabalho realizado com o corpo discente do Ensino Médio do Colégio Estadual ...