A formação de pequenos leitores: um trabalho extensionista com as habilidades de leitura, escrita e interpretação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Cardoso, Paula Fernanda Eick
Garcia, Dionatan Born

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

Faremos um relato das atividades desenvolvidas em 2017 no projeto de extensão “Trabalho com as habilidades de leitura, escrita e interpretação”. Temos proposto oficinas semanais aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benjamin Constant, a qual se localiza em Arroio do Padre. Essas oficinas procuram desenvolver de maneira contínua as habilidades de leitura, interpretação e produção de textos das crianças envolvidas no projeto, motivando-as a utilizar a língua portuguesa nas suas modalidades oral e escrita, a fim de expandir a competência comunicativa. O tempo real que os alunos passam efetivamente engajados na leitura tem reflexos em seu desenvolvimento linguístico, por isso as oficinas são ofertadas em turno inverso ao das aulas regulares das crianças a fim de procurar aumentar a quantidade de tempo que elas dedicam à leitura. As atividades desenvolvidas no projeto têm proporcionado a ampliação do conhecimento de mundo das crianças, o incremento do vocabulário, a familiaridade com linguagem escrita e o interesse pela leitura. Além disso, percebemos que as crianças têm adquirido fluência ao ler os textos, pois aplicam-se cada vez menos em decodificar palavras e cada vez mais no que o texto diz. Acreditamos que o trabalho com a leitura poderá inclusive contribuir para a atenuação do fracasso escolar, visto que essa habilidade é fundamental para a aquisição de conhecimentos

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Comunicação

Palavras-chave

Extensão universitária, Leitura e escrita, Escola de Ensino Fundamental

Citação