Quando a rua soa, o cotidiano é palco - estudos sonoros latino-americanos e narrativas de fronteira
Resumo
Quando a rua soa, o cotidiano é palco - Estudos Sonoros Latino-americanos e narrativas
de fronteira é uma investigação onde adentramos no território da Tríplice Fronteira
Paraguai-Brasil-Argentina, respectivamente Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto
Iguazú, através de uma escuta atenta de seus cotidianos. Tendo como palco principal a
rua, nosso objetivo foi construir uma cartografia sonora e afetiva do território estudado.
Como referencial teórico, essa pesquisa esquematizou e se ancorou na rede dos Estudos
Sonoros Latino-americanos (TRUJILLO, 2016; ZAOUG, 2016; VARELO, 2017;
DOMÍNGUEZ RUÍZ, 2019), bem como nas diretrizes da História Pública e das Histórias
alternativas (RIVERA CUSICANQUI, 2015). Com metodologia baseada no trabalho de
campo, registros sonoros e pesquisa bibliográfica documental, nesta investigação o
cotidiano é reivindicado como potencializador de encontros, denunciante de experiências
históricas colonialistas e palco de lutas e reivindicações coletivas. Ao todo, foram 233
registros sonoros captados em diferentes contextos das cidades fronteiriças, com sons
que vão desde manifestações políticas, trânsitos nas pontes, vendedores, pássaros,
festejos e reflexões de seus habitantes, nos auxiliando a compreender as sociabilidades e
modos de habitar a região. Desses registros, selecionamos oito, analisados através de
uma escrita-conto e disponíveis no Mapa Sonoridades Fronterizas. A partir dessa
perspectiva interdisciplinar e prática, pretendemos colaborar com a rede de cooperação
teórica e autônoma latino-americana.