IELA - Dissertação

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    Da terra vermelha ao agrião: reflexão dos territórios quilombolas no Paraná a partir do Grupo de Trabalho Clóvis Moura
    (2025-05-08) Sena, Nayara Fernanda Santos de
    A dissertação, se propõe a refletir, numa perspectiva interdisciplinar e a partir de uma análise crítica e sócio-histórica, a situação dos territórios quilombolas no Paraná. Para isso, tem como ponto de partida o levantamento realizado pelo Grupo de Trabalho Clóvis Moura (GTCM), entre 2005 e 2010, no âmbito do governo do estado. E, a partir deste ponto, buscamos identificar as contribuições do GTCM para as comunidades quilombolas localizadas no Paraná, em específico, avaliar as repercussões práticas de avanço nestas comunidades. Com destaque ao remanescente quilombola Horta do Seu Zé e da Dona Laíde, em Foz do Iguaçu–PR, considerando-o enquanto agente sociopolítico de relevância regional. De abordagem qualitativa, a pesquisa apresenta os fatores que determinam a ocorrência de fenômenos sociais, aprofundando o conhecimento sobre a realidade quilombola, suas causas e dinâmicas territoriais. O método de pesquisa inclui: revisão bibliográfica, para fundamentação teórica por fontes a respeito da questão quilombola, juntamente com uma pesquisa de campo que permitiu a observação prática da realidade nestas comunidades tradicionais e em complemento, entrevistas semiestruturadas, realizadas para aprofundar as informações obtidas em campo ou em documentos, na tentativa de visibilizar narrativas diversas presentes nas comunidades e envolver os participantes na pesquisa. Essa investigação faz ainda uma abordagem dialógica, considerando que intersecciona diferentes experiências e temáticas e retoma conceitos e significações acerca dos quilombos, perpassando a articulação internacional quilombola, a partir do Clóvis Moura, sociólogo precursor dos estudos quilombolas no Brasil e inspiração do nome do GTCM, passando pelas contribuições teóricas e práticas de Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Abdias do Nascimento e Nego Bispo. Resumen La disertación tiene como propósito realizar una reflexión, desde una perspectiva interdisciplinaria y mediante un análisis crítico y socio histórico, acerca de la situación de los territorios quilombolas en Paraná. Para dicho fin, se toma como punto de partida el relevamiento efectuado por el Grupo de Trabajo Clóvis Moura (GTCM), durante el período comprendido entre 2005 y 2010, en el marco del gobierno. A partir de este punto, se procura identificar las contribuciones del GTCM hacia las comunidades quilombolas situadas en Paraná, y específicamente, evaluar las repercusiones prácticas de progreso en dichas comunidades. Se destaca especialmente el remanente quilombola denominado Horta de Seu Zé e da Dona Laíde, ubicado en Foz de Iguazú-PR, considerándolo en su calidad de agente sociopolítico de relevancia regional. La investigación, de carácter cualitativo, expone los factores que determinan la manifestación de fenómenos sociales, profundizando en el conocimiento sobre la realidad quilombola, sus causas y dinámicas territoriales. La metodología de investigación comprende: una revisión bibliográfica destinada a la fundamentación teórica mediante fuentes relativas a la cuestión quilombola, conjuntamente con una investigación de campo que ha posibilitado la observación práctica de la realidad en estas comunidades tradicionales. Como complemento, se han realizado entrevistas semiestructuradas con el objetivo de profundizar en las informaciones obtenidas tanto en el trabajo de campo como en la documentación, procurando visibilizar las diversas narrativas presentes en las comunidades e integrar a los participantes en la investigación. Esta investigación desarrolla, asimismo, un abordaje dialógico, considerando que intersecciona diferentes experiencias y temáticas, y retoma conceptos y significaciones referentes a los quilombos, atravesando la articulación internacional quilombola. El estudio parte de la obra de Clóvis Moura, sociólogo precursor de los estudios quilombolas en Brasil e inspiración nominal del GTCM, y abarca las contribuciones teóricas y prácticas de destacados investigadores como Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Abdias do Nascimento y Nego Bispo.
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    Ñamombarete arandu guarani rembiasakue: a contribuição do saber originário na construção das práticas de ensino e aprendizagem no colégio Teko
    (2025-05-04) Martines, Delia Takua Yju
    O presente trabalho é a continuação da pesquisa realizada no curso de pedagogia, no qual sempre me preocuparam a educação escolar indigena e a educação indígena. Meu nome é Delia Takua Yju Martines Rocha, moradora da Aldeia Indígena Tekoha Ocoy, localizada no Município de São Miguel do Iguaçu. Este trabalho pretende fazer uma reflexão sobre um currículo específico para fortalecer a cultura guarani por meio do ensino e da aprendizagem, incluindo os conhecimentos das anciãs, principalmente da comunidade Tekoha Ocoy. A metodologia adotada foi a escrevivência, que se construiu a partir das vivências na comunidade e da realização de diálogos com rezadores, e, além disso, o registro do ensinamento do guarani reko deixado por meu vô grande chamõi Guilhermo Tupã ñevanga ju Rocha. Hoje em dia estamos na luta para manter a cultura guarani, pois os desafios são muito grandes. Também a descrição de minhas próprias experiências vividas juntamente com a comunidade, no espaço escolar e o mundo da espiritualidade que se conectam e se entrelaçam. Em conclusão, busco fortalecer as relações do teko guarani com a espiritualidade, além de utilizar a tecnologia a nosso favor. É fundamental refletir sobre o currículo a partir da visão dos indígenas para uma escola indigena. Precisamos ser fortes ao transmitir à nossa geração a herança de sabedoria milenar. Resumen El presente trabajo es la continuación de la investigación realizada en la carrera de pedagogía, en la que siempre me he preocupado por la educación escolar indígena y la educación indígena. Mi nombre es Delia Takua Yju Martines Rocha, residente de la Aldea Indígena Tekoha Ocoy, ubicada en el Municipio de São Miguel do Iguaçu. Este trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre un currículo específico para fortalecer la cultura guaraní a través de la enseñanza y el aprendizaje, incluyendo los conocimientos de los ancianos, principalmente de la comunidad Tekoha Ocoy. La metodología adoptada fue la escrevivência, la cual se construyó a partir de experiencias en la comunidad y diálogos con rezadores, y, además, el registro de la enseñanza del Teko guaraní que dejó mi abuelo chamõi Guilhermo Tupã Ñevanga Ju Rocha. Hoy estamos luchando por mantener la cultura guaraní, ya que los desafíos son muy grandes. También la descripción de mis propias experiencias vividas junto a la comunidad, en el espacio escolar y el mundo de la espiritualidad que conectan y entrelazan. En conclusión busco fortalecer las relaciones entre el Teko Guaraní y la espiritualidad, además de utilizar la tecnología a nuestro favor. Es fundamental reflexionar sobre el currículo desde la visión indígena de una escuela indígena. Necesitamos ser fuertes para transmitir la herencia de la sabiduría antigua a nuestra generación.
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    Medicina ancestral utilizada por los indígenas Misak en la pandemia de la COVID-19
    (2025-04-26) Velasco Pechene, Nasly
    Este trabalho surge do ideal de bem-estar e segurança que o povo indígena Misak, povo colombiano, tem, tomando como referência o sistema de saúde tradicional, utilizado para neutralizar os efeitos da COVID-19, um problema vivenciado em todo o mundo, que se tornou uma crise sanitária, que os grupos indígenas, mais especificamente os colombianos, enfrentaram sem garantias do governo, isso devido ao déficit no serviço de saúde que oferecem à população minoritária; Esta é uma das razões pelas quais eles enfrentaram os acontecimentos gerados de forma ancestral, através da medicina tradicional, com base em sua visão de mundo e pensamento. O objetivo desta pesquisa é demonstrar o poder da medicina tradicional Misak, contrariando a noção que invalida e minimiza a medicina indígena e seus derivados. A pesquisa se desenvolve por meio de trabalho etnográfico, sob a metodologia de pesquisa explicativa e descritiva, tendo em vista que se trata de uma pesquisa de análise qualitativa, onde se tomam referências bibliográficas para conhecer o tema, tendo em vista que a maior parte das informações são obtidas por meio de trabalho de campo realizado na casa de plantas medicinais El Frailejón, na reserva Guambia. Desta forma, foi possível conhecer os conhecimentos, recursos e práticas da medicina tradicional Misak, destacando seus fundamentos, raízes culturais, bem como sua relação com a natureza; onde o conjunto destes, mais a aceitação de algumas práticas da medicina ocidental ajudaram a salvaguardar a vida deste povo, obtendo um resultado favorável, com poucas infecções e mortes, isto devido aos medicamentos criados para tratar os sintomas da doença e aos diferentes protocolos implementados; Devido a isso, conseguiu-se uma reaproximação deste povo com suas raízes, onde devido aos problemas reforçaram seus conhecimentos, retornando aos seus, fortalecendo o ser Misak; demonstrando como os sistemas de saúde tradicionais auxiliam nas lutas e na sobrevivência dos indígenas. Resumen Este trabajo surge del ideal de estar bien y a salvo, que tienen los indígenas Misak un pueblo colombiano, tomando como referencia el sistema de salud tradicional, utilizado para contrarrestar los efectos de la COVID-19, una problemática vivida en el mundo entero, que se convirtió en una crisis sanitaria, a la que los grupos indígenas más específicamente los colombianos se enfrentaban sin garantías por parte del gobierno, esto debido a el déficit en el servicio de salud que ofrecen a la población minoritaria; siendo esta una razón por la cual enfrentaron los acontecimientos generados de forma ancestral, mediante la medicina tradicional, basada en su cosmovisión y pensamiento. el objetivo de esta investigación es mostrar el poder de la medicina tradicional Misak, contrarrestando ese pensamiento, que invalida y minimiza la medicina propia indígena y sus derivaciones. La investigación se desarrolla por medio de un trabajo etnográfico, bajo la metodología de investigación explicativa y descriptiva, teniendo en cuenta que es una investigación de análisis cualitativo, donde se toma referencias bibliográficas para conocer la temática, teniendo en cuenta que la mayoría de información, es obtenida por el trabajo de campo realizado en la casa de las plantas medicinales el frailejón, en el resguardo de Guambia. De este modo se pudo conocer los conocimientos, recursos y prácticas de la medicina tradicional Misak evidenciando sus bases, arraigo cultural, así como su relación con la naturaleza; donde el conjunto de estas, más la aceptación de algunas prácticas de la medicina occidental ayudaron a salvaguardar las vidas de este pueblo, obtenido un resultado favorecedor, con pocos contagios y muertes, esto debido a los medicamentos creados para tratar la sintomatología de la enfermedad y los diferentes protocolos implementados; debido a esto se logró un acercamiento de este pueblo con sus raíces, donde por la problemática reforzaron sus conocimientos, volviendo a lo propio, afianzado el ser Misak; demostrando como los sistemas de salud tradicionales ayudan en las luchas y pervivencia indígena.
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    Alimentos y biodiversidad a orillas del Río Iguazú/Iguaçu. Cocinas bioculturales y plantas alimenticias no convencionales (PANC)
    (2025-04-09) Anaya, Guadalupe
    A pesquisa interdisciplinar destaca as relações que se desenvolvem por meio da interação entre os comestíveis locais e a biodiversidade do local habitado, a fim de promover a relocalização dos alimentos para diminuir os impactos ambientais e revitalizar o uso do conhecimento ecológico e das tradições agrícolas. Analisa, por meio da perspectiva biocultural, as formas pelas quais essas relações se expressam em Foz do Iguaçu e Puerto Iguaçu, por meio de entrevistas semiestruturadas com membros de grupos de trabalho que se dedicam de diferentes formas à produção de alimentos orgânicos e à preservação e regeneração ambiental. Por meio de suas histórias, indagamos sobre seus saberes, práticas, modos de organização e percepções sobre o território, seus espaços de trabalho, a selva, a cidade que habitam e a região de fronteira. Através da aplicação de questionários às mesmas pessoas utilizando o conceito de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), foram consultadas cerca de 40 espécies de plantas comestíveis existentes na região. A partir dessa primeira abordagem do tema, foi idealizado o dia Sabores da Selva, de coleta de plantas comestíveis locais e preparar receitas na aldeia Guarani de Yryapú em Puerto Iguazú com os entrevistados, outros que trabalham com eles, estudantes e relacionados com a temática. Resumen La investigación interdisciplinar resalta las relaciones que se desarrollan por la interacción entre los comestibles locales y la biodiversidad del lugar que se habita con el fin de promover la re-localización de la comida para disminuir los impactos ambientales y revitalizar el uso de los conocimientos ecológicos y las tradiciones agrícolas. Analiza por medio de la perspectiva biocultural las maneras en que estas relaciones se expresan en Foz do Iguaçu y Puerto Iguazú a partir de la realización de entrevistas semi-estructuradas a miembros de grupos de trabajo que se dedican de diferentes modos a la producción de alimentos orgánicos y la preservación y regeneración ambiental. A través de sus relatos se indaga acerca de sus saberes, prácticas, modos de organización y percepciones en torno al territorio, sus espacios de trabajo, la selva, la ciudad que habitan y la región fronteriza. A través de la aplicación de cuestionarios a las mismas personas utilizando el concepto de Plantas Alimenticias No Convencionales (PANC), fueron consultadas acerca de 40 especies vegetales comestibles que existen en la región. Desde esta primera aproximación a la temática se ideó la jornada Sabores de la selva, de recolección de plantas comestibles locales y preparación de recetas en la aldea guaraní Yryapú en Puerto Iguazú que reunió a las personas entrevistadas, otras que trabajan con ellos, estudiantes y afines a la temática.
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    Docência masculina na educação infantil: um estudo de caso em Foz do Iguaçu-PR
    (2025-04-04) Matos, Everson Santos de
    Nesse estudo investigamos o papel do professor homem na Educação Infantil e como sua presença é percebida e valorizada na sociedade. Iniciando com uma sucinta revisão histórica da Educação Infantil no Brasil, o estudo destaca as mudanças significativas ao longo do tempo e a presença dos gêneros nesta etapa educacional. A pesquisa teve como objetivo geral abordar a docência de professores do sexo masculino na Educação Infantil e se o baixo índice estava relacionado a construções históricas, culturais e socias, com foco específico no município de Foz do Iguaçu. Os objetivos específicos incluem: analisar como a baixa representação masculina confirma a Educação Infantil como um espaço predominantemente feminino e propor estratégias para uma maior inclusão de professores homens visando uma formação escolar inicial mais diversa e igualitária. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, cujo foco foi explorar e compreender as experiências humanas a partir de dados não numéricos. A natureza de estudo envolve a coleta e análise de narrativas orais, específicas e relevantes ao tema investigado, utilizando a técnica da história oral temática. Esse método permitiu capturar experiências, reflexões e percepções dos sujeitos envolvidos, oferecendo uma compreensão aprofundada dos desafios e oportunidades associados à presença masculina na Educação Infantil. Para embasar a escolha metodológica, foram revisadas dissertações e teses sobre o tema, além de uma pesquisa documental de pareceres e instruções normativas relacionadas à Educação Infantil Municipal. A pesquisa se beneficiou de contribuições de várias áreas disciplinares, incluindo História, Sociologia, Teorias Feministas, Geografia, Pedagogia e a interdisciplinaridade entre essas disciplinas. Essa interação proporcionou uma compreensão mais ampla da pesquisa, possibilitando uma análise mais aprofundada e detalhada das questões investigadas. A pesquisa identifica que a Educação Infantil tem sido historicamente associada ao gênero feminino, com consequências na valorização da profissão e nas condições de trabalho. A presença masculina é minoritária e enfrenta estereótipos e preconceitos, tanto na comunidade escolar quanto na sociedade em geral. Apesar disso, a inclusão de professores homens é vista como um caminho para enriquecer a formação escolar inicial e promover a igualdade de gênero. Na sociedade, a figura do professor homem na Educação Infantil pode ser vista com desconforto ou resistência, tanto por parte das famílias quanto dos colegas de trabalho. Isso reflete uma cultura patriarcal que associa o cuidado e a educação de crianças ao papel feminino. A pesquisa contribui para desmistificar estigmas e estereótipos sobre o papel do professor homem na Educação Infantil, propondo estratégias para maior inclusão e diversidade no ambiente escolar.
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    Vivências de mães de crianças com diagnóstico de alergia a proteína do leite de vaca em fronteira internacional
    (2025) Nery, Rosecler Ferreira
    A Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) é a alergia alimentar mais comum na infância, afetando 1,4-3,8% dos menores de três anos, pois as proteínas do leite são os primeiros antígenos da dieta do recém-nascido. Suas reações variam de imediatas a tardias, com diferentes intensidades. A mãe, além de preparar a alimentação, exerce um papel educador, influenciando a relação da criança com a comida. Quando a criança tem APLV, a rotina materna precisa ser reformulada, o que pode gerar sobrecarga. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho visou: compreender os impactos físicos, emocionais e sociais enfrentados pelas mães de crianças com alergia à proteína do leite de vaca, bem como identificar os desafios enfrentados no dia a dia. Para isso, inicialmente conduziu-se um estudo de revisão integrativa da literatura. Com base nos critérios de inclusão e exclusão do presente estudo foram selecionados 12 artigos para a amostra final que foram analisados. Em seguida realizou-se um estudo de campo de finalidade básica, abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório que foi desenvolvida na cidade de Foz do Iguaçu-PR em um Centro de Nutrição Infantil. O estudo teve como participantes 15 mães de crianças que estão na primeira infância (0 a 2 anos) e que experienciaram os desafios da maternidade frente à APLV. Dentro desse contexto a investigação foi subdividida em três etapas, sendo estas: (I) contato e seleção das mães participantes do estudo; (II) realização das entrevistas semiestruturadas e (III) análise dos dados. Para a análise de dados coletados foi utilizada a Fenomenologia Social de Alfred Schütz . A pesquisa investigou o perfil das mães participantes, abordando diferentes faixas etárias, com a maior proporção concentrada entre 31 e 45 anos (60.00%). Quanto à diversidade racial, a maioria das participantes foi identificada como branca (53.33%). Em relação à formação acadêmica, observou-se um predomínio de mães com nível superior completo (46.67%) ou pós-graduação (26.67%). As ocupações variaram, sendo destacadas as mães que se dedicam ao lar (53.33%). Os impactos enfrentados pelas mães foram organizados em duas categorias principais: “motivos por que” e “motivos para”. Motivos Por Que: Percepções do impacto do diagnóstico da APLV na vida familiar; Adaptação familiar frente ao diagnóstico da APLV; Necessidade de suporte psicológico para as mães e suas respectivas subcategorias; Motivos para: Expectativa para o futuro das mães em relação aos filhos e suas respectivas subcategorias. O estudo revelou que o diagnóstico de APLV gera impactos físicos, emocionais e sociais significativos para as mães, exigindo uma vigilância constante na alimentação dos filhos e resultando em sobrecarga emocional, ansiedade e dificuldades financeiras. Além disso, a falta de compreensão por parte da família e da sociedade contribui para o isolamento social dessas mães. A pesquisa destaca a necessidade de suporte psicológico e de uma abordagem mais empática por parte dos profissionais de saúde. Recomenda-se o fortalecimento de redes de apoio, a criação de políticas públicas que garantam assistência especializada e a promoção da conscientização social sobre a APLV. Resumen La alergia a la proteína de la leche de vaca (APLV) es la alergia alimentaria más común en la infância y afecta a entre el 1,4 y el 3,8% de los niños menores de tres años, ya que las proteínas de la leche son los primeros antígenos en la dieta del recién nacido. Sus reacciones varían de inmediatas a retardadas, con diferentes intensidades. Además de preparar la comida, la madre desempeña un papel educativo, influyendo en la relación del niño con la comida. Cuando un niño tiene APLV es necesario reformular la rutina de la madre, lo que puede generar sobrecarga. Desde esta perspectiva, el objetivo general de este trabajo fue: comprender los impactos físicos, emocionales y sociales que enfrentan las madres de niños con alergia a la proteína de la leche de vaca, así como identificar los desafíos que enfrentan diariamente. Para tal fin, inicialmente se realizó un estudio de revisión integradora de la literatura. Con base en los criterios de inclusión y exclusión del presente estudio, se seleccionaron y analizaron 12 artículos para la muestra final. A continuación, se realizó un estudio de campo com propósito básico, enfoque cualitativo, de carácter descriptivo y exploratorio, que se desarrolló en la ciudad de Foz do Iguaçu-PR en un Centro de Nutrición Infantil. El estudio tuvo como participantes a 15 madres de niños en primera infancia (0 a 2 años) que vivieron los desafíos de la maternidad ante la APLV. En este contexto, la investigación se subdividió en tres etapas, a saber: (I) contacto y selección de las madres participantes en el estudio; (II) realización de entrevistas semiestructuradas y (III) análisis de datos. Para analizar los datos recopilados se utilizó la Fenomenología social de Alfred Schütz. La investigación investigó el perfil de las madres participantes, abarcando diferentes grupos de edad, concentrándose la mayor proporción entre los 31 y 45 años (60,00%). Respecto a la diversidad racial, la mayoría de los participantes se identificaron como blancos (53,33%). Respecto a los antecedentes académicos, predominó madres con estudios superiores completos (46,67%) o posgrado (26,67%). Las ocupaciones variaron, destacando las madres que trabajan en casa (53,33%). Los impactos que enfrentaron las madres se organizaron en dos categorías principales: “razones por las que” y “razones para”. Razones por las cuales: Percepciones del impacto del diagnóstico de APLV en la vida familiar; Adaptación familiar al diagnóstico de APLV; Necesidad de apoyo psicológico a las madres y sus respectivas subcategorías; Razones para: Expectativas de futuro de las madres en relación a sus hijos y sus respectivas subcategorías. El estudio reveló que el diagnóstico de APLV genera importantes impactos físicos, emocionales y sociales en las madres, requiriendo un monitoreo constante de la alimentación de sus hijos y traduciéndose en sobrecarga emocional, ansiedad y dificultades financieras. Además, la falta de comprensión por parte de la familia y la sociedad contribuye al aislamiento social de estas madres. La investigación destaca la necesidad de apoyo psicológico y un enfoque más empático por parte de los profesionales sanitarios. Se recomienda fortalecer las redes de apoyo, crear políticas públicas que garanticen asistencia especializada y promover la conciencia social sobre la APLV.
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    Educação afrocentrada: uma análise do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    (2025) Soares, Ynara Victoria Borges
    A educação enquanto instrumento que articula saberes, conhecimentos e práticas é um movimento que faz parte do desenvolvimento de todo ser humano. Diante disso, os currículos integram o processo de educar que molda, conscientiza e prepara os sujeitos para a sociedade. Portanto, o presente trabalho analisou o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) a partir de um olhar interseccional, tendo como principal recorte raça, gênero, classe e educação. Os objetivos específicos buscaram analisar como a lógica do racismo estrutural, institucional e epistêmico estão introjetados na área da educação compreendendo como as políticas educacionais em especial as Leis 10.639/03 e 11.645/45 se constituem como resultados de uma política de movimentos sociais que buscam por uma educação cidadã para todas as pessoas. Por fim, analisou-se se o currículo do curso de Pedagogia possibilita a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no curso de Pedagogia. A pesquisa é de qualitativo, de natureza aplicada, interdisciplinar e utilizou enquanto métodos a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, a aplicação de um questionário estruturado com os coordenadores (as) e docentes (as) do curso de Pedagogia da (UEL) com questões abertas e de múltipla escolha e por fim o método de escrevivência da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo (2017), pois a escrita desta pesquisa são bagagens históricas que criam desconforto e abalam as teorias padronizadas cunhadas pela colonialidade e modernidade no âmbito educacional. Conclui-se que, a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no curso de Pedagogia vem sendo colocada em prática não somente pelo currículo que rege as disciplinas do curso, mas por meio de outras práticas pedagógicas desenvolvidas pelo NEAB – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Estadual de Londrina (UEL), projetos de ensino, pesquisa e extensão, estágio obrigatório, eventos, palestras e grupos de estudos no seio da instituição. Mesmo assim, o currículo do curso de Pedagogia da (UEL) apresenta escassez de autores (as) negros (as) na composição de sua matriz curricular, o que acaba afetando a formação de todos os estudantes e tão pouco possui uma disciplina específica que trabalhe a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no curso de pedagogia.
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    Educação das relações étnico-raciais na Escola Municipal Nossa Senhora Madre de Deus – BA
    (2025) Lima, Gislene de Jesus
    Esta dissertação, realizada na cidade de Madre de Deus - Bahia teve como campo de estudo a Escola Municipal Nossa Senhora Madre de Deus e relata os desafios que os professores vivenciam na tentativa de aplicar a Lei 10.639/03 para combater o racismo em sala de aula. A motivação para este estudo surgiu da escuta atenta aos professores sobre suas dificuldades nesse contexto e da minha experiência pessoal como mulher negra, que também vivenciou o racismo na escola. Este trabalho tem como objetivo geral investigar e promover a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais na Escola Municipal Nossa Senhora Madre de Deus - BA, visando construir um ambiente escolar mais inclusivo e consciente da diversidade étnico-racial. E como objetivos específicos: Incentivar práticas pedagógicas que valorizam a pluralidade cultural presente na comunidade escolar; desenvolver estratégias para o combate a atitudes racistas e discriminatórias no ambiente escolar; integrar conteúdos relacionados à história, cultura e contribuições afro-brasileiras e indígenas em toda matriz curricular em suas respectivas áreas do conhecimento. Utilizando a metodologia de pesquisa-ação e entrevistas semi-estruturados, buscamos trazer como questão principal: Por que o Município de Madre de Deus - BA ainda não implantou em sua matriz escolar a educação étnico-racial para o combate ao racismo? Assim, a criação da Lei 10.639/03 pode ter como objetivo não apenas trazer conhecimento sobre a história e cultura afro-brasileira e africana para os alunos, mas também desconstruir estereótipos, promover a autoestima dos estudantes negros e criar um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso para todos. Resumen Esta disertación, realizada en la ciudad de Madre de Deus - Bahía, tuvo como campo de estudio la Escuela Municipal Nossa Senhora Madre de Deus y describe los desafíos que enfrentan los profesores al intentar aplicar la Ley 10.639/03 para combatir el racismo en el aula. La motivación para este estudio surgió de la escucha atenta a los profesores sobre sus dificultades en este contexto y de mi experiencia personal como mujer negra que también vivió el racismo en la escuela. Este trabajo tiene como objetivo general investigar y promover la implementación de la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales en la Escuela Municipal Nossa Senhora Madre de Deus - BA, buscando construir un entorno escolar más inclusivo y consciente de la diversidad étnico-racial. Como objetivos específicos se destacan: fomentar prácticas pedagógicas que valoren la pluralidad cultural presente en la comunidad escolar; desarrollar estrategias para combatir actitudes racistas y discriminatorias en el ambiente escolar; e integrar contenidos relacionados con la historia, cultura y contribuciones afrobrasileñas e indígenas en toda la matriz curricular en sus respectivas áreas del conocimiento. Utilizando la metodología de investigación-acción y entrevistas semiestructuradas, buscamos abordar la pregunta principal: ¿Por qué el Municipio de Madre de Deus - BA aún no ha implementado en su currículo escolar la educación étnico-racial para combatir el racismo? Así, la creación de la Ley 10.639/03 no solo tiene como objetivo llevar conocimiento sobre la historia y cultura afrobrasileña y africana a los estudiantes, sino también deconstruir estereotipos, promover la autoestima de los estudiantes negros y crear un ambiente escolar más inclusivo y respetuoso para todos.
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    “La Escuela de Jhon”: uma mirada fotográfica de la educación rural de la región junín, Perú
    (2023) Centurión Gómez, Luis Alfredo
    Este trabalho se desenvolve a partir de uma abordagem do processo poético de um trabalho fotográfico documental relacionado à educação rural desenvolvido entre 2015 e 2017 no altiplano central do Peru, que utilizaremos para fazer uma abordagem da história da fotografia no altiplano central do Peru e ampliar a pesquisa complementando-a com uma abordagem do conceito de escola rural no Peru, especificamente na região de Junín. Essa reflexão se baseia no discurso dicotômico dos conceitos de modernidade e tradição, a partir do qual a construção dos imaginários nacionais se baseia nos interesses dos grupos dominantes, o que é representado no olhar fotográfico hegemônico institucionalizado que é gerado a partir do fenômeno do centralismo, uma vez que os registros fotográficos são feitos por pessoas que vivem na cidade (área urbana), predominando assim as narrativas fotográficas urbanas. A partir da análise do projeto fotográfico "La Escuela de Jhon", que foi implementado a partir de um lugar específico: a escola rural Mario Reyes Soto, no povoado de Cocón, uma instituição educacional localizada nas terras altas da Serra Central, a 3891 metros acima do nível do mar, na região de Junín. Em uma região historicamente marcada por uma tensão crucial entre o modo de vida tradicional dos Andes - ainda vigente nos costumes, no trabalho e na linguagem - e os processos de modernidade, nosso principal objetivo é gerar a reflexão do sujeito fotógrafo que se propõe a gerar uma coleção fotográfica de uma comunidade rural para refletir sobre a falta de narrativas produzidas pelos próprios atores sociais ligados à instituição educacional rural. Resumen Este trabajo parte de un acercamiento al proceso poético de un trabajo fotográfico documental relacionado a la educación rural desarrollado entre los años 2015 y 2017 en la sierra central del Perú, el cual utilizaremos para realizar un acercamiento a la historia de la fotografía en la sierra central del Perú y ampliar la investigación complementando con un acercamiento al concepto de escuela rural en el Perú, específicamente en la región Junín. Esta reflexión parte del discurso dicotómico de los conceptos modernidad y tradición desde el cual se da la construcción de los imaginarios nacionales construidos en base a intereses de grupos dominantes, que se ve representado en la mirada fotográfica hegemónica institucionalizada que se genera a partir del fenómeno del centralismo, ya que los registros fotográficos son realizados por personas que residen en la ciudad (zona urbana) predominando así narrativas fotográficas urbanas. A partir de análisis del proyecto fotográfico “La Escuela de Jhon” que fue implementado desde un lugar en particular: la escuela rural Mario Reyes Soto del caserío de Cocón, una institución educativa ubicada en los altos de la Sierra Central, a 3891 metros sobre el nivel del mar, en la región Junín. Una región marcada históricamente por una tensión crucial entre la forma de vida tradicional de los andes —aún vigente en las costumbres, el trabajo y el idioma— y los procesos de modernidad, nuestro objetivo principal es generar la reflexión del sujeto fotógrafo que se propone generar un acervo fotográfico de una comunidad rural con el fin de reflexionar sobre la carencia de narrativas producidas por los propios actores sociales vinculados a la institución educativa rural.
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    La liberación como programa estético: consideraciones acerca de la estética de la liberación de Enrique Dussel
    (2024) Albuquerque, Marco Roberto de Souza
    Os ensaios que se seguem fazem parte de uma dissertação que tem como objetivo discutir a estética da libertação elaborada pelo filósofo Enrique Dussel. A primeira parte (composta por três ensaios) busca compreender o contexto sociocultural em que se insere uma discussão sobre a necessidade (e viabilidade) de propor uma teorização que, além de tratar da estética, ainda se julgue capaz de fazê-lo segundo uma perspectiva libertadora, ou seja, promovendo – em algum nível – a emancipação de grupos historicamente subjugados (estratos sociais, grupos étnicos, etc.). Os ensaios que serão acrescentados procurarão demonstrar em que consiste (mais precisamente) a estética da libertação segundo Enrique Dussel, como tal formulação se enquadra no conjunto do pensamento de Dussel e também tentarão promover uma tensão crítica entre a elaboração de Enrique Dussel a respeito de uma estética libertadora e outras discussões sobre o arco transversal (entre arte e política) de uma possível autonomia através da arte. Resumen Los ensayos que siguen son parte de una disertación que se propone discutir la estética de la liberación conforme a la elaboración del filósofo Enrique Dussel. En la primera parte (compuesta de tres ensayos) se busca comprender el contexto sociocultural en que se insiere una discusión sobre la necesidad (y la viabilidad) de proponerse una teorización que, además de ocuparse de la estética, todavía se juzga capaz de hacerlo según una perspectiva liberadora, es decir, promovedora – en algún nivel– de la emancipación de colectivos históricamente subyugados (capas sociales, etnias, etc.). Los ensayos que se añadirán buscarán demostrar en qué consiste (más precisamente) la estética de la liberación según Enrique Dussel, cómo tal formulación se encaja en el conjunto del pensamiento dusseliano y aún intentará promover una tensión crítica entre la elaboración de Enrique Dussel respecto a una estética liberadora y otras discusiones sobre el arco transversal (entre el arte y la política) de una autonomía posible a través del arte.
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    Práticas e saberes indígenas na tríplice fronteira amazônica: a expressão sociocultural na escola municipal indígena Antiri Awanari Tsamia
    (2024) Peres, Alcineis Aicate
    As lutas pela garantia de uma Educação Escolar Indígena de qualidade, que valorize os aspectos socioculturais e da realidade de cada comunidades e aldeias, estabelecidos nas constituições tem sido imensa. Objetivando investigar as expressões socioculturais no processo educacional na Escola Municipal Indígena Antiri Awanari Tsamia através de suas práticas e saberes, a pesquisa foi realizada com três professores indígenas e oito estudantes dos anos iniciais, 1° ao 4° Ano etapa I, do Ensino Fundamental. Para obtenção dos dados, optou-se pela observação participante, entrevista semiestruturada aos docentes e oficina de desenhos para as crianças. Compreender como o espaço escolar pode ser um fomentador dos saberes e das práticas de expressões socioculturais Kokama para garantir um ensino/aprendizagem de qualidade, sem perder as origens e as tradições que são importantes para o povo torna-se necessário. Além disso, destaca-se que o reconhecimento dessa comunidade pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) é recente, pois foi apenas em 2013, e a implementação da educação escolar indígena somente em 2022. Sendo assim, são poucos os registros formais sobre essa comunidade e, portanto, há necessidade de um espaço propício para resgatar, preservar e divulgar a cultura Kokama. A pesquisa demonstrou que as expressões socioculturais, como o desenho é aceito pelas crianças e contribuem no processo de aprendizado de forma interdisciplinar. Os desenhos criados por elas expõem sua realidade, seus anseios, sua identidade, como as brincadeiras do dia a dia, a socialização e transmissão de conhecimentos repassados pelos grupos através da socialização além de contribuir com o professor no desenvolvimento dos conteúdos e metodologias necessárias ao alcance dos objetivos educacionais em sala de aula, inserindo diferentes componentes curriculares através da interdisciplinaridade explorando os saberes ancestrais. A valorização das expressões socioculturais ocorre na escola por meio da dedicação de alguns professores que utilizam as manifestações dentro do ambiente escolar. Para eles as expressões socioculturais têm uma importância significativa, utilizadas como suporte pedagógico de forma interdisciplinar, contribuindo significativamente na explanação dos conteúdos. Facilita a compreensão dos assuntos explorados pelos discentes, não apenas por meio dos desenhos, mas também através da música e da dança que são utilizadas pelos professores, principalmente de Língua Kokama. A escola enquanto espaço educativo, que trilha os caminhos dos estudantes, através de diversas perspectivas, precisa valorizar e explorar de maneira singular os aspectos socioculturais atribuídos com os conhecimentos e saberes adquiridos por elas, como garantia de uma educação de qualidade e diferenciada, pautadas em suas origens e tradições, desenvolvendo a aprendizagem e a revitalização sociocultural deste povo. Resumen Las luchas para garantizar una Educación Escolar Indígena de calidad, que valore los aspectos socioculturales y la realidad de cada comunidad y aldea, establecida en las constituciones, han sido inmensas. Con el objetivo de investigar las expresiones socioculturales en el proceso educativo en la Escuela Indígena Municipal Antiri Awanari Tsamia a través de sus prácticas y saberes, la investigación se realizó con tres docentes indígenas y ocho estudiantes de los años iniciales, 1° a 4° Año etapa I, de la Escuela Primaria. Para la obtención de los datos se optó por la observación participante, entrevistas semiestructuradas a docentes y un taller de dibujo para niños. Se hace necesario comprender cómo el espacio escolar puede ser un promotor de conocimientos y prácticas de las expresiones socioculturales Kokama para garantizar una enseñanza/aprendizaje de calidad, sin perder los orígenes y tradiciones que son importantes para el pueblo. Además, cabe destacar que el reconocimiento de esta comunidad por parte de la Fundación Nacional de los Pueblos Indígenas (FUNAI) es reciente, ya que fue recién en 2013, y la implementación de la educación escolar indígena recién en 2022. Por lo tanto, existen pocos registros formales sobre esta comunidad y, por tanto, existe la necesidad de un espacio adecuado para rescatar, preservar y difundir la cultura Kokama. La investigación demostró que las expresiones socioculturales, como el dibujo, son aceptadas por los niños y contribuyen al proceso de aprendizaje de manera interdisciplinaria. Los dibujos creados por ellos exponen su realidad, sus anhelos, su identidad, como el juego cotidiano, la socialización y la transmisión de conocimientos transmitidos por grupos a través de la socialización, además de contribuir al docente en el desarrollo de los contenidos y metodologías necesarias para lograr el objetivo educativo. objetivos en el aula, insertando diferentes componentes curriculares a través de la interdisciplinariedad explorando saberes ancestrales. La apreciación de las expresiones socioculturales se da en la escuela a través de la dedicación de algunos docentes que utilizan expresiones dentro del ámbito escolar. Para ellos tienen significativa importancia las expresiones socioculturales, utilizadas como apoyo pedagógico de manera interdisciplinaria, contribuyendo significativamente a la explicación de contenidos. Facilita la comprensión de los temas explorados por los estudiantes, no sólo a través de los dibujos, sino también a través de la música y la danza que utilizan los profesores, principalmente en el idioma Kokama. La escuela como espacio educativo, que sigue los caminos de los estudiantes, a través de diferentes perspectivas, necesita valorar y explorar de manera singular los aspectos socioculturales atribuidos a los conocimientos y conocimientos adquiridos por ellos, como garantía de una educación de calidad y diferenciada. con base en sus orígenes y tradiciones, desarrollando el aprendizaje y la revitalización sociocultural de estos pueblos.
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    Guia educacional para refugiados no município de Foz do Iguaçu
    (2023) Lagasse, Fabiana Cristiane
    Neste guia há informações básicas sobre as etapas educacionais brasileiras, assim como, quais são as instituições responsáveis por cada uma delas no Município de Foz do Iguaçu.
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    O processo seletivo de refugiados e portadores de visto humanitário: entre legislações, políticas linguísticas e português como língua de acolhimento
    (2024) Lagasse, Fabiana Cristiane
    As migrações internacionais significam na prática o movimento de saída e entrada de pessoas em Estados por meio de suas fronteiras. Embora sejam fenômenos antigos, têm se intensificado ao longo dos últimos anos pelas mais diversas razões. Neste sentido, pautadas em regulamentações jurídicas de migração, algumas universidades implementaram programas especiais de ingresso para refugiados. Destaca-se aqui a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, localizada na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, que, no ano de 2018, lançou a primeira edição do Processo Seletivo de Refugiados e Portadores de Visto Humanitário-PSRH, com vagas para todos os 29 cursos de graduação. Assim, considerando esse contexto, o problema de pesquisa se apresenta da seguinte maneira: quais as perspectivas dos docentes de diferentes áreas quanto ao acolhimento linguístico de refugiados na UNILA? A partir dessa questão, apresentase o objetivo geral: refletir sobre a visão dos docentes com relação ao português como língua de acolhimento – bem como outras línguas. Como objetivos específicos propõe-se identificar quais as principais legislações migratórias que amparam as ações de integração de refugiados na Universidade, mapear intervenções político-linguísticas desenvolvidas pela UNILA, e sugerir uma possível proposta para a formação de docentes. Com relação à fundamentação teórica, a pesquisa encontra seus pilares nos dispositivos jurídicos que definem quem é o(a) refugiado(a) e as garantias do direito de refúgio, na definição do termo “migrantes de crise” proposto por Baeninger e Peres (2015), na Política Linguística de Calvet (2007), Oliveira (2016) e Lagares (2018), na Política de Línguas na perspectiva discursiva de Orlandi (2007), no Português como Língua de Acolhimento-PLAc de Grosso (2010), Diniz e Neves (2018), Lopez (2018), Bizon (2018), além de outros(as) autores(as) que dialogam sobre o tema da inserção linguística e acadêmica de refugiados(as). Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por seguir os pressupostos da abordagem metodológica qualitativa, cuja investigação exploratória se dará por procedimentos metodológicos específicos, tomando como instrumento principal o questionário, além do levantamento bibliográfico e documental. O processo de pesquisa resultou em análises sobre as intervenções linguísticas institucionais, concluindo que é essencial a institucionalização de políticas de acolhimento em línguas, bem como a oferta contínua de cursos de línguas estrangeiras para toda a comunidade acadêmica da UNILA.
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    A bossa é negra: reconstruindo a identidade racial da bossa nova
    (2024) Souza, Clarissa de
    Esta pesquisa propõe um olhar crítico sobre a construção da bossa nova como gênero musical moderno vinculado à elite branca carioca em detrimento dos músicos negros através da exclusão, entre eles Alaíde Costa e Johnny Alf. Através da análise de livros emblemáticos da bossa nova, fundamentado na discussão racial de intelectuais negros, podemos entender esta classificação de gênero musical moderno a partir do conceito de modernidade como uma ferramenta de distinção racial. Além disso, é desde a trajetória dos músicos Johnny Alf e Alaíde Costa que podemos contrapor como a história da bossa nova foi contada. Compreende-se que a criação musical de ambos músicos foi o que possibilitou a bossa nova surgir como gênero musical, pois muitos elementos foram apropriados de sua estética. Entretanto, é pertinente não reduzir suas criações à bossa nova pois compreende-se que seu vínculo com a música como uma particularidade de algo mais profundo, uma vanguarda preta.
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    História e atuação da casa do Migrate de Foz do Iguaçu - PR: dados para criação de políticas públicas
    (2023) Terroso, Amanda Eduarda da Silva Naidoo
    A pesquisa visa estudar fatos que demonstrem o funcionamento de práticas de acolhimento ao migrante em área de tríplice fronteira, na qual as individualidades culturais, sociais e econômicas se conglomeram e se sucedem em uma realidade geográfica muito específica e individual. Esse cenário de atuação foi dissertado sob o viés das Ciências Sociais, num contexto interdisciplinar. A análise, especialmente, da Casa do Migrante de Foz do Iguaçu, reporta-se a reconstruir sua criação e trajetória, compreendendo sua atuação política, social e religiosa sobre os fluxos e demandas migratórias, seus objetivos iniciais e seus propulsores. Também é apreciada através de um diagnóstico de funcionamento e atendimento com o viés de apurar a efetividade dos Direitos Humanos devidos à população migrante que frequenta a instituição. Na pesquisa, realiza-se o levantamento e quantificação dos atendimentos realizados na Casa do Migrante com base nas planilhas internas fornecidas pela própria instituição, constatando que o trabalho realizado é admirável e respeitável, entretanto se destaca que um expressivo número de atendimentos foi desempenhado por apenas dois colaboradores da instituição, haja vista a carência de funcionários enfrentada há anos pela instituição. Posteriormente à análise de dados, compreende-se que os Direitos Humanos legalmente devidos à população migrante, são parcialmente garantidos pela Casa do Migrante frente aos diversos entraves e burocracias que o contexto migratório experimenta na região da Tríplice Fronteira.
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    A música iguaçuense: reflexões sobre as políticas públicas e a indústria do turismo.
    (2024) Avelar, Spartaco Saulo Ferreira de
    Este trabalho tem como objetivo problematizar o ambiente musical na cidade de Foz do Iguaçu, reconhecendo os aspectos socioculturais que envolvem a música autoral no município e relacionando essa discussão à representação e a importância da música iguaçuense, não só como entretenimento, mas sim como um agente modificador do meio. Centrado na apresentação das questões que envolvem o debate sobre a música autoral, o primeiro passo é identificar a existência de uma possível música iguaçuense, sendo ela parte de um movimento musical ou de um gênero musical, buscando o conceito desses dois termos para entender se há uma identidade ou não dessa música local. Através da história oral e, como coleta de dados a entrevista semiestruturada, com uma abordagem qualitativa, analisamos as memórias dos(as) musicistas locais em seus percursos pessoais na produção musical, buscando nas vozes desses(as) personagens apontar as principais características culturais presentes na música iguaçuense. Produzida no passado e/ou atualmente, se faz necessário compreender como essas produções se articulam com as políticas públicas do município, através dos editais e leis de incentivo, e com a indústria do turismo, que é um setor dominante do entretenimento, bem como se elas estão inseridas nos eventos anuais da gestão pública e no corredor turístico. Pelo fato do autor ser um trabalhador do meio cultural, especificamente da música, entendemos a importância de abordar a relação música e trabalho através de uma perspectiva marxista, sendo o(a) musicista um(a) trabalhador(a) produtivo(a), em que historicamente o(a) musicista de música popular é marginalizado, não sendo reconhecido como um profissional. Como conclusão após analisarmos cada resposta dos(as) musicistas que tive contato ao longo dessa pesquisa, por meio das entrevistas ou de maneira informal, é mais correto afirmar que existe uma cena musical iguaçuense, envolvendo vários gêneros musicais e movimentos culturais e que foram me direcionando e me fazendo repensar essa música local, que de fato foi importante para trazer essa reflexão da música iguaçuense entre as políticas públicas e a indústria do turismo para a universidade.
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    Biografia de Nena Leonardi (1942-2002): artista e pedagoga do deslumbramento.
    (2024) Souza, Amanda Batista
    Tendo como base os relatos de familiares, alunos, colegas e amigos, e documentos guardados da artista e arte-educadora brasileira Nenilda Marinheiro Leonardi, conhecida como Nena Leonardi (1942-2002), essa pesquisa busca dar visibilidade às contribuições de seu trabalho no campo das Artes visuais e enquanto professora e pesquisadora da Universidade pública brasileira. Para tanto é utilizada uma abordagem que permite a aproximação com as suas vivências e subjetividades sem, necessariamente, nos proporcionar respostas objetivas, mas sim reflexões sobre os modos em que contextos sociais constroem singularidades, especialmente da mulher enquanto artista, professora, mãe e esposa diante das demandas de seu tempo. O fio condutor inicial desta reconstrução são as memórias do historiador, poeta, escritor e professor Victor Leonardi (1942) com quem Nena foi casada desde sua juventude. O trabalho pouco conhecido de Nena Leonardi mostra-se aqui em suas diferentes facetas, tanto enquanto resistência durante o período de ditadura militar, quanto na importância para o ensino e a disseminação da arte-educação no país.
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    Las migraciones internacionales en el ámbito de posgrado: colombianos en la universidad UFPR y Unila.
    (2023) Portela Silva, Nicol
    A nivel global la cantidad estimada de migrantes internacionales ha aumentado en los últimos años. Según el informe OIM (2022), para el año 2000 el total estimado de personas migrantes era de 173 millones y para el año 2022 las cifras aumentaron con un total de 281 millones de personas que vivían fuera de su país de origen. El fenómeno de la migración está en auge creciente y afecta desde el hemisferio sur hasta el hemisferio norte. Colombia no está ausente en esta problemática, es uno de los países con mayor migración con destino a Brasil desde mediados del siglo XX y hasta el día de hoy (OIM 2022), lo que ha incrementado su dinámica migratoria. Al abordar este fenómeno tan complejo como la migración educativa, nos lleva a consolidar una línea de investigación que busca responder a dos preguntas: ¿Cuál es la relación entre migración e internacionalización en la educación superior? y ¿Cuáles son los factores que propician la migración internacional? Debido a que nos encontramos en un contexto de aceleración tecnológica y de profunda crisis del capital, se crean nuevas formas de apropiación capitalista en relación a la producción de conocimiento e investigación. Por tal razón esta investigación tiene como objetivo central demostrar cómo la internacionalización de la educación superior ha sido un factor que ha impulsado y acelerado los movimientos migratorios de colombianos a Brasil, con el fin de cursar programas de posgrado en universidades públicas tanto estaduales y federales del estado de Paraná; teniendo como eje central la Universidad Federal de Paraná (UFPR) y la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA) debido a que son las dos universidades con mayor ingreso de colombianos en el área de Posgrado en Paraná. Así mismo, se busca analizar los diferentes factores educativos, económicos y socioculturales que conllevan a la migración educativa hacia Brasil, que están relacionados con la búsqueda de oportunidades educativas y laborales, necesidades básicas insatisfechas, así como imaginarios de construir un mejor futuro en busca de un desarrollo personal y cultural. Para este estudio, se tuvo como base principal los flujos migratorios de estudiantes en los años 2011 al 2022 lo que permite una comprensión más holística a la política internacional en relación con las dinámicas económicas, políticas y el desenvolvimiento social y cultural; en concreto por los nuevos desafíos y expectativas que ofrece ante los retos planteados por la globalización. La presente investigación tuvo una metodología mixta, tanto cuantitativa como cualitativa, con alcance descriptivo correlacional y de corte transversal que busque caracterizar el fenómeno de la migración y la extensión del mismo, dando cuenta de las diferentes características y variaciones de expectativas respecto al proceso migratorio y educativo. Para concluir, la migración educativa es un reflejo de una búsqueda constante de mejores oportunidades de trabajo en un mercado cada vez más abierto y globalizado, en donde la educación es un factor esencial en la decisión de migrar.
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    A terra dos sonhos é distante? Políticas sociais para refugiados na cidade do sol.
    (2024) Sena, Ana Karlany Silva de
    Desde 2018, foi estabelecido no Brasil o programa de interiorização de refugiados venezuelanos com o objetivo de diminuir a sobrecarga do Estado de Roraima e direcionar esses refugiados para outras cidades do interior do Brasil. Com isso, estados brasileiros e, respectivamente, seus municípios, que outrora não tinham um histórico com recepção de refugiados, passaram a recepcioná-los, como o Estado do Rio Grande do Norte, sendo esse um dos motivos que despertou o interesse de investigação. Nessa perspectiva, tem-se o objetivo principal: analisar o desenvolvimento de políticas sociais para refugiados na cidade de Natal/RN. Para atender aos objetivos delimitados da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico exploratório e um estudo documental, que nos possibilitou a compreensão de que Natal, conhecida como a “Cidade do Sol”, tem recepcionado refugiados, ainda que com fragilidades em seu atendimento social. No parâmetro empírico, para analisar a recepção dos refugiados venezuelanos interiorizados na cidade de Natal, foi realizada uma entrevista com os representantes da Associação em Solidariedade ao Imigrante no Rio Grande do Norte (ASIRN) e com o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (CERAM-RN). Além disso, para identificar o acesso dos refugiados venezuelanos em Natal a políticas sociais, foram entrevistados representantes de três famílias venezuelanas interiorizadas na cidade de Natal, possibilitando a conclusão de que o acolhimento a refugiados pode ser um meio de provocar o desenvolvimento de políticas sociais.
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    Conhecimentos populares e tradicionais no cuidado e saúde da comunidade quilombola da Ilha São Vicente.
    (2024) Aguiar, Valdina dos Santos
    As comunidades quilombolas presentes na América Latina, com hábitos e costumes baseados na ancestralidade negra, possuem vastos conhecimentos. Seus saberes e práticas culturais são voltados para a prevenção e o cuidado no processo saúde/doença, através da utilização de métodos tradicionais. Muito embora pouco assistidas pelas políticas públicas e nem sempre compreendidas pelos profissionais que as assistem, são vítimas do desrespeito. O campo desta pesquisa é a Comunidade Remanescente de Quilombola da Ilha São Vicente, em Araguatins, no Estado do Tocantins. Tem como principal objetivo, identificar os conhecimentos populares e tradicionais praticados para a prevenção e tratamento de doenças no âmbito da comunidade. Para contemplar o objetivo da pesquisa foi necessário conhecer as políticas públicas que garantem assistência em saúde para a população negra; identificar as práticas cotidianas do conhecimento popular para os cuidados em saúde; analisar os saberes populares da comunidade quilombola no processo saúde e doença; avaliar o conhecimento popular como fonte de informação e sua valorização na história e cultura afro-brasileira. Trata-se de uma pesquisa participante com atitude exploratória e entrevistas. A partir da participação e interação da comunidade com a pesquisadora houve estreita relação com o problema e contribuiu para a construção de hipóteses. Para obtenção de informações, além do convívio no âmbito da comunidade, foram examinadas fontes bibliográficas em trabalhos já existentes - livros, artigos, anais e entrevistas expostas nas redes digitais. A partir do trabalho de campo, realizou-se observação participante e entrevistas semiestruturadas. O convívio no quilombo foi importante para percepção de que a cultura afro é presente em muitas expressões e manifestações culturais, que o recente reconhecimento como herdeira do território quilombola foi o despertar para sua identidade, que as histórias contadas, os ensinamentos e as práticas presenciadas evidenciam o pertencimento territorial e a intrínseca relação com seus ancestrais. Percebeu-se ainda que, para os quilombolas, as plantas medicinais têm poder de cura e que seu uso é presente na comunidade. Além do uso das plantas medicinais, a memória e as lembranças resgatam rituais de cura através da reza e do benzimento. Apesar de não haver mais na comunidade mulheres com o dom espiritual, esses rituais têm grande importância ancestral na vida cotidiana.