Ação preventiva em saúde triagem auditiva em escolares - AISCE
Fecha
2017Autor
Machado, Marcia Salgado
Ribas, Letícia Pacheco
Lucas, Amanda
Quaresma, Karoline Terezinha
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os programas de triagem auditiva visam identificar indivíduos com fator
de risco para perda auditiva, a fim de que possam ser encaminhados para avaliação
audiológica e otorrinolaringológica completa. A detecção precoce de perdas
auditivas, bem como intervenção imediata em crianças, aumentam a probabilidade
de otimizar o potencial de linguagem receptiva e expressiva, de alfabetização,
desempenho escolar e desenvolvimento emocional e social. O presente trabalho tem
como objetivo identificar crianças com risco para perda auditiva. A triagem auditiva
está sendo realizada em escola pública do município de Porto Alegre (RS), com
alunos do jardim ao terceiro ano da escola, totalizando uma amostra de 336
participantes. Passam as crianças cujas emissões otoacústicas transientes estão
presentes em ambas as orelhas e falham as crianças que apresentam ausência de
emissões em pelo menos uma orelha. Os resultados parciais indicam que foram
avaliados 155 escolares, das turmas do jardim ao terceiro ano do ensino
fundamental. Destes 63 do grupo I,42 meninos e 21 meninas, e 92 do grupo II, 41
meninos e 51 meninas. Cerca de 93% das crianças testadas do grupo I e 88% das
crianças do grupo II passaram na primeira testagem realizada. Dos 155 alunos que
foram triados, cerca de 9,7% não apresentaram EOAT presentes, sendo necessário
ainda realizar o reteste