Economia doméstica: uma abordagem aplicada ao Programa de Educação de Jovens e Adultos do IFSC Campus São José
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Data
2017Autor
Henrique, Clayrton Monteiro
Domingos, Alline Silva
Henrique, Cidmara de Brito
Metadata
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É muito importante para qualquer família controlar seus gastos
domésticos evitando-se perder o controle das contas, pois três em cada quatro
famílias brasileiras encontram dificuldades em chegar ao final do mês somente com
recursos financeiros recebidos. Assim, percebe-se a necessidade de introduzir a
Economia Doméstica na educação básica brasileira, em especial, nos ensinos
fundamental e médio. Este trabalho abordará a Economia Doméstica na forma de
projeto, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio
(PROEJA), com o objetivo de tornar mais fácil para os participantes a tomada de
decisão, a partir do aprendizado sobre como planejar e gerenciar o orçamento
doméstico. Foram planejados, em conjunto com os professores do curso, doze
encontros presenciais com a turma no decorrer do semestre 2017/1, proporcionando
a integração e tornando mais atrativa a abordagem nas categorias escolhidas, são
elas: alimentação, habitação e transporte. Dentro de cada uma delas foram
abordados temas adaptados às disciplinas regulares no decorrer do projeto. Os
resultados foram satisfatórios, uma vez que todos perceberam a importância de
planejar e de controlar seu orçamento familiar periodicamente, bem como a
necessidade de alteração de seu comportamento de consumo para evitar
inadimplência. O projeto revelou que todos os alunos já se depararam com dúvidas
ao tomar decisões financeiras, logo uma abordagem aproximando a realidade
vivenciada por eles foi a forma encontrada para facilitar a aprendizagem, analisando
as categorias apresentadas, quebrando “mitos” e diferenciando a real necessidade
do desejo de comprar. Por fim, considerando o feedback da turma, enfatiza-se a
importância de dar continuidade nesse projeto de modo que possa vir a ser
incorporado na grade curricular do PROEJA, como componente curricular obrigatória,
pois é onde se concentra o maior impacto social devido à autonomia libertadora que
a educação pode proporcionar na vida do aluno