'Sair ou entrar no armário': um ato revelatório e suas consequências
Visualizar/ Abrir
Data
2017-10Autor
Oliveira, Givaldo Moises de
Silva, Regina Coeli Machado e
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho busca discutir a presença dos mecanismos de poder
que Foucault denominou de biopoder e suas influências no ato da revelação, do
―sair do armário‖. Como esses mecanismos são acionados quando se trata de tornar
público a homossexualidade, tomando como objeto de análise os filmes: ―Maurice‖,
do diretor James Ivory (1987), ―Orações por Bobby‖ dirigido por Russell Mulcahy
(2009), ―Bent‖, do diretor Sean Mathias (1997), três longas-metragens que aborda
de maneiras diferentes os atos revelatórios e suas consequências, advindas das
redes construídas pelo biopoder. The present work seeks to discuss the presence of the mechanisms of power that Foucault called biopower and its influences in the act of revelation, of "getting out of the closet". As these mechanisms are triggered when its about to making homosexuality public, taking as an object of analysis the films: "Maurice" by director James Ivory (1987), "Prayers for Bobby" directed by Russell Mulcahy (2009), "Bent" , by director Sean Mathias (1997), three feature films that deals in different ways with revelatory acts and their consequences, coming from networks built by biopower