Atitudes linguísticas em torno do uso e do ensino de línguas adicionais na UNILA
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Data
2017-08-23Autor
Mosquera, Laura Andrea Cristian
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Este estudo parte da ampla corrente migratória no Brasil e, mais especificamente,
em Foz do Iguaçu, onde encontramos um contexto bem complexo de correntes migratórias nas
regiões fronteiriças, inclusive, na própria Unila, universidade que reúne uma diversidade
cultural e linguística. Esta realidade permite uma gama de análise de comportamentos
sociolinguísticos em torno das diversas culturas e línguas em contato. Nesse sentido, o presente
projeto tem o objetivo de analisar as atitudes linguísticas de falantes de diferentes grupos
étnicos e regiões do Brasil, da América-latina e do Caribe que apresentam tanto os técnicos
como os professores e alunos em torno do uso e do ensino das diferentes línguas na Unila. Por
conseguinte, pretendemos verificar como se dão os contatos entre elas, em que momentos e
lugares são utilizados determinados línguas, bem como discutir relações de poder sobre os
diversos falares, procurando problematizar a relação entre as línguas prestigiadas e as
minoritárias na universidade. Para tanto, faremos um levantamento de dados qualitativos e
quantitativos por meio de entrevistas à comunidade acadêmica da Unila. Desta forma, visamos
mostrar a pluriculturalidade e o bilinguismo/multilinguismo como um fenômeno
sociolinguístico complexo, que abrange situações sociais mais amplas, não isentas, nem
transparentes