Estéticas Afro-Latino-Americanas: o Movimento Hip Hop no contexto da política internacional
Resumen
A partir da década de 1980 vive-se um período de transformações estruturais nas
Relações Internacionais, como a mudança do sistema bipolar para multipolar, a
emergência de novos atores e agendas internacionais. Diante esse contexto, o presente
trabalho traz à luz a insurgência das ações sócias e culturais na política mundial através
das narrações poéticas do Rap, estilo musical do Movimento Hip Hop. Para compreender
esses processos de transformações culturais nas Relações Internacionais, utilizamos
como método de pesquisa uma observação etnográfica arraigado a um estudo das
representações das imagens, símbolos e trabalhos monográficos sobre o Movimento Hip
Hop no contexto urbano de foz do Iguaçu e suas articulações político-socioculturais na
região de fronteira, Ciudad Del Este – Paraguay, Puerto Iguazú – Argentina e Foz do
Iguçau – Brasil. O marco teórico repousa um olhar sobre as abordagens construtivistas
das Relações Internacionais, trazendo percepções sobre o processo de desenvolvimento
da sociedade civil, enquanto força transnacional, entre as interações dos Estados
modernos. Assim, a partir de uma releitura do processo de formação, estruturação e
desenvolvimento do Movimento Hip Hop nos EUA e América Latina, realiza-se um estudo
de campo sobre o rap iguaçuense a fim de compreender a partir das narrativas do Rap,
novos olhares e percepções da política mundial, a partir do pertencimento local-global From the 1980’s a period of structural change in International Relations begins, such as
the changes from the bipolar system for multipolar and the emergence of new actors and
international agendas. According to this context, this study brings to light the insurgency of
the social and cultural actions in world politics through the poetic narrations of Rap, a
musical style born to the Hip Hop Movement. To understand these processes of cultural
transformations in International Relations, it was used as a research method the
ethnographic observation rooted to the study of representations of images, symbols and
also works monographs on the Hip Hop Movement in the urban context of Foz do Iguaçu
and its political and socio-cultural articulations in the border region, Ciudad Del Este -
Paraguay, Puerto Iguazú - Argentina and Foz do Iguçau - Brazil. The theoretical mark
reclines on the constructivist perspectives of International Relations, and brings
perceptions about the process of development of civil society, while as transnational
strength, among the integrations of member States. Therefore, starting from a reevaluation
of the formation, the process, the structure and the development of the hip hop movement
in the USA and Latin America, a study field is conducted about the iguacuense rap in
attempt to understand the narratives of the Rap, and also new perceptions of world
politics, from the sense of belonging local and global