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dc.contributor.advisorVelasco e Cruz, André Kaysel
dc.contributor.authorSantos, João Pedro Silva dos
dc.date.accessioned2017-01-09T12:09:30Z
dc.date.available2017-01-09T12:09:30Z
dc.date.issued2017-01-08
dc.identifier.citationSANTOS, João Pedro Silva dos. Imagens de um CPC em Movimento: O Debate em torno do Nacional-Popular e a Arte Engajada no Brasil (1958-1964). 2016. 90 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/692
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina. Orientador: Prof. Dr. André Kaysel Velasco e Cruz.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a produção artístico-cultural alinhada com o nacional-popular de esquerda do final dos anos 1950 e início dos anos 1960, cujo principal expoente foi o Centro Popular de Cultura (CPC). Em geral, a revisão crítica dos anos 1970 e 1980 avaliou esta produção como reflexo do “manifesto do CPC” escrito por Carlos Estevam Martins ou como mero resultado da articulação entre a esquerda e o populismo. Contudo, nos últimos anos alguns trabalhos vem refutando essas abordagens, apresentando a pluralidade do debate que havia em cada campo artístico que o CPC encampava. Seguindo a linha destes trabalhos, buscou-se reavaliar esta interação entre comunistas e nacionalistas no final da década de 1950 e seus reflexos na produção artístico-cultural do período, tomando o campo cinematográfico como objeto privilegiado de estudo. Assim, a monografia dividiu-se em duas partes: no primeiro capítulo, foi feito uma reconstrução do contexto histórico-político em que se deu esta interação e seus reflexos na produção artístico-cultural. Já no segundo capítulo, buscou-se contrapôr as diversas acepções de nacional e popular na literatura cinematográfica dos anos 1950 e 1960 e as categorias elaboradas por Carlos Estevam em seu manifesto. A revisão desse debate evidencia uma pluralidade de posturas políticas, ideológicas e estéticas que foram ignoradas pelas críticas monolíticas ao CPC e a produção artístico-cultural desse período de um modo geral.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCentro Popular de Culturapt_BR
dc.subjectCinema novopt_BR
dc.subjectArte nacional-popularpt_BR
dc.titleImagens de um CPC em movimento: o debate em torno do nacional-popular e a arte engajada no Brasil (1958-1964)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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