Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScheer, Márcia Aparecida Procópio da Silva
dc.contributor.authorSilva, Izabelle Cristina Gusmão da
dc.date.accessioned2022-09-05T19:51:31Z
dc.date.available2022-09-05T19:51:31Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6817
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Geografia - Licenciatura.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo pretende analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir das discussões sobre a dicotomia entre Geografia Física e Geografia Humana, buscando compreender como as habilidades da disciplina de Geografia do Ensino Fundamental II aportam e associam essas vertentes, além de compreender como impactam na formação contínua dos professores de Geografia. Assim, a partir de uma metodologia qualitativa por meio de revisão bibliográfica, o artigo também abordará as possibilidades do emprego do sistema GTP (geossistema, território e paisagem) na BNCC. O objetivo central é compreender se existe uma perspectiva integradora da Geografia ou se mantém uma dicotomia e separação entre as mesmas no documento citado, enfraquecendo-a pela perpetuação da sua fragmentação, tal fato que pode prejudicar a prática pedagógica dos professores, impedindo-os que exerçam de forma completa seu papel como docente. No entanto, se conclui que é preciso compreender as contradições, nuances e antagonismos pressupostos por tal documento, pois estabelece direitos e metas para o aprendizado e desenvolvimento da Geografia, mas apresenta um documento em que a Geografia Física é carente de conteúdo e desvalorizada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectcurrículo escolarpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectGeografia Físicapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.titleA Dicotomia entre Geografia Física e Humana na BNCC: os Impactos para a Formação Contínua Docentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples