Mostrar registro simples

dc.contributor.authorName, Leo (Org.)
dc.contributor.authorMoassab, Andréia (Org.)
dc.date.accessioned2021-05-19T14:20:44Z
dc.date.available2021-05-19T14:20:44Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationPor um ensino insurgente em arquitetura e urbanismo/ Andréia Moassab (Org.); Leo Name (Org.). Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-86342-09-3
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/6111
dc.description.abstractPensar um ensino de arquitetura e urbanismo para o século XXI exige compreender esta área do conhecimento como parte das Ciências Sociais e, por isso, indissociada dos inescapáveis problemas dos saberes com base na racionalidade moderno-colonial. Entre eles, uma provinciana visão da ciência e da historiografia, sempre valorizadoras de fenômenos intraeuropeus, vistos como determinantes para certo progresso contínuo e inexorável em direção a um padrão da Europa e da América do Norte o qual todos devem atingir; e a autodesignação de um ethos europeu civilizado, sempre em contraponto à invenção de um Outro e sua cultura primitivos, bárbaros, subdesenvolvidos. O ensino na área vem sendo conduzido, portanto, pela colonialidade do saber. Em direção oposta, este livro reúne textos de autores e autoras inconformados/as e insurgentes, oriundos/as de diferentes instituições de ensino e que valorizam caminhos alternativos à geopolítica do conhecimento arquitetônico e urbanístico vigente. Acreditamos que os artigos aqui reunidos fazem um duplo exercício: por um lado, tensionam a literatura e demais saberes hegemônicos e consagrados, dirigindo-lhes perguntas incômodas ou inquietações e, no mais das vezes, trazendo-os para o contexto da América Latina. Além disso, conjugam de forma não hierárquica tais saberes com outros comumente desprezados, de modo a produzir e legitimar conhecimentos que transcendam preceitos e preconceitos estabelecidos no campo disciplinar de arquitetura e urbanismo. — Leo Name e Andréia Moassabpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEDUNILApt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.titlePor um ensino insurgente em arquitetura e urbanismopt_BR
dc.typebookpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples