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dc.contributor.advisorOrientação
dc.contributor.authorCalil, Anderson Salim
dc.date.accessioned2020-11-27T23:13:25Z
dc.date.available2020-11-27T23:13:25Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5980
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é estudar a construção narrativa sobre as ditaduras civis militares - Chile e Brasil - pelo olhar infantil nos filmes Machuca (2004), de Andres Wood e O ano em que meus pais saíram de férias (2006), de Cao Hamburger. Para que esta pesquisa seja possível, já que se trata de um espaço de tempo de mais 50 anos, optamos por nos apoiar em dois contextos militares que consideramos muito representativos: o brasileiro e o chileno. Entendemos que as ditaduras civis-militares estão fortemente presentes nos dois filmes, sendo inclusive o eixo narrativo, o que por sua vez reforça a própria narrativa histórica: um período marcado por perseguições políticas, torturas e assassinatos dos opositores aos regimes civis-militares brasileiro e chileno. Assim, pretendemos focalizar o cinema enquanto agente de transformação histórica, por isso, a necessidade de empreendermos um estudo interpretativo dos filmes aqui destacados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBrasil, Chile, Cinema Político, ditatura civil-militarpt_BR
dc.titleA Construção da Memória na Infância: Machuca e o Ano em que meus Pais saíram de Fériaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


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