Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoreira, Julia Cristina Granetto
dc.contributor.authorTravaglia, Vânia
dc.date.accessioned2019-08-07T16:18:47Z
dc.date.available2019-08-07T16:18:47Z
dc.date.issued2019-08-07
dc.identifier.citationTRAVAGLIA, Vânia. Análise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicional. 2019. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino- aprendizagem de Línguas Adicionais) – Universidade Federal da Integração Latino- Americana, Foz do Iguaçu, 2019
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/5108
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino- Aprendizagem de Línguas Adicionais. Orientadora: Profa. Dra. Julia Cristina Granetto Moreira
dc.description.abstractNa atualidade, as Tecnologias de Comunicação Digital (TCDs) se tornaram essenciais para as mais diversas áreas da sociedade, inclusive para a educação. As TCDs possibilitam o acesso à numerosas ferramentas e recursos que podem ser utilizados para a construção do conhecimento, tanto pelos professores como por aqueles que desejam aprender de forma autônoma e, assim, elas ampliam as possibilidades de ensino/aprendizagem. Apesar dessa potencial revolução no fazer pedagógico, muitos docentes relutam ou apresentam dificuldades em incorporar os progressos tecnológicos digitais no meio educativo. Para o amplo aproveitamento das TCDs, o educador precisa conhecer, selecionar e utilizar os recursos disponíveis e, ao mesmo tempo, definir objetivos para o uso dessas ferramentas em sala de aula de uma forma crítica e criativa. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo verificar se as atividades e os recursos tecnológicos presentes no site “Aprender Español” podem auxiliar os processos de ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória com levantamento bibliográfico, de modo a discorrer sobre as TCDs na educação e uma investigação no próprio site selecionado. Apesar de apresentar alguns pontos questionáveis, o site analisado possui diversas atividades e recursos que podem ser utilizados pelo professor para trazer mais ludicidade à aula e para favorecer o aprendizado autônomo daqueles que desejam aprender.pt_BR
dc.description.abstractNowadays, the Technologies of Digital Communication (TDC) became essential to the most diverse areas of society, including education. The TDCs allow the access to multiple tools and resources that can be used, for the knowledge construction, by the teacher and by those who desire to autonomously learn. Therefore, TDCs increase the possibilities of lecturing/learning. Despite the potential of revolutionize the pedagogy, many lecturers are reluctant - or find it difficult - about incorporating the technological progresses in the educational environment. To provide a full exploitation of TDCs, the educator needs to know how to manage the available resources and, concurrently, define objectives for the application of these tools at classroom in a critical way. Therefore, the present work had by objective verify whether the activities and the technological resources available on the website “Aprender Español” can help the processes of teaching and learning Spanish as an additional language. For this purpose, it was made an exploratory research with bibliographic gathering, in order to discuss about TDCs on education and an investigation on the selected website. Even though the presence of some questionable points, this site exhibits many activities and resources that can be used by the teacher to bring more playfulness to the classes and to benefit the learning process of the students
dc.description.abstractEn la actualidad, las Tecnologías de Comunicación Digital (TCDs) se tornaron esenciales para las más diversas áreas de la sociedad, incluso para la educación. Las TCDs posibilitan el acceso a numerosas herramientas y recursos que pueden ser utilizados para la construcción del conocimiento, tanto por los profesores como por aquellos que desean aprender de forma autónoma y, así, ellas amplían las posibilidades de enseñanza/aprendizaje. A pesar de esa potencial revolución en el hacer pedagógico, muchos docentes reluchan – o presentan dificultades – en incorporar los progresos tecnológicos digitales en el medio educativo. Para el amplio aprovechamiento de las TCDs, el educador necesita saber utilizar los recursos disponibles y, a la vez, definir objetivos para el uso de esas herramientas en el aula de una forma crítica. Así, el presente trabajo tuvo por objetivo verificar si las actividades y los recursos tecnológicos presentes en el sitio web “Aprender Español” pueden auxiliar los procesos de enseñanza y aprendizaje de Español como Lengua Adicional. Para tanto, se realizó una investigación exploratoria con levantamiento bibliográfico, de modo a discurrir sobre las TCDs en la educación y una investigación en la propia página web seleccionada. A pesar de presentar algunos puntos cuestionables, el sitio web analizado posee diversas actividades y recursos que pueden ser utilizados por el profesor para traer más ludicidad a la clase y para favorecer el aprendizaje autónomo de aquellos que desean aprender
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAnálise de sitept_BR
dc.subjectEspanhol (Língua adicional)
dc.subjectTecnologias de Comunicação Digital (TCDs)
dc.titleAnálise de Website para o Ensino de Espanhol como Língua Adicionalpt_BR
dc.typebachelorThesis


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples