BDTCC2 - Especialização: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 453
-
Currículum de la educación escolar básica en regiones fronterizas del Paraguay-Brasil: el caso de Ciudad del Este y Foz de Iguazú.
(2024)Este artículo tiene por finalidad presentar ideas referentes a la Educación Contextualizada en Regiones de Frontera, específicamente a la aplicación de un Currículum adaptado a la realidad de la Educación Escolar Básica, ... -
A gestão integrada de bacias hidrográficas transfronteiriças: o caso da bacia hidrográfica do Paraná e sua influência para a região de Foz do Iguaçu (Brasil) e Cidade do Leste (Paraguai)
(2023)Nos últimos anos, a temática das discussões em todo o mundo envolvem as questões relacionadas ao meio ambiente e sua preservação. Nesse sentido, aparece também a questão dos recursos hídricos, com o caráter de ser decisivo ... -
Mulheres perpassadas por fronteiras: brasileiras e paraguaias e a situação de violência na fronteira de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.
(2023)São muitos os tipos de violência que fizeram parte da construção da nossa América Latina, a violência contra a mulher se configura em apenas uma delas. Situado no contexto de países latino-americanos, divididos fisicamente ... -
As vozes do silenciamento: o atendimento psicológico de imigrantes na Atenção Primária à Saúde.
(2024)A migração é um fenômeno social quase que inerente à vida humana, que se intensificou com o processo de globalização. Nesse sentido, este artigo é um relato de experiência que visa abordar a atuação de uma Psicóloga Residente ... -
Fome de quê? Relatos da experiência na especialização integração Brasil - Paraguai: relações bilaterais, desenvolvimento e fronteiras.
(2024)O presente trabalho, apresenta um relato de experiência destacando as interfaces dentro da vivência multidisciplinar, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Integração Brasil-Paraguai: Relações Bilaterais, Desenvolvimento ... -
A prevenção de conflitos na América do Sul: desafios e perspectivas.
(2024)A América do Sul palco de uma rica diversidade cultural e geográfica, também enfrenta desafios significativos no que diz respeito à prevenção de conflitos. Desse modo, o artigo busca explorar os fatores que contribuem ... -
A posição semiperiférica do Brasil na economia global.
(2022)o presente estudo tem por objetivo analisar a inserção brasileira nas grandes cadeias globais de valor, frente ao processo de transformação na divisão internacional do trabalho que está em curso, associado ao modo de ... -
A literatura feminina latino-americana e o ensino de português como língua de acolhimento: uma proposta didática intercultural, antimachista e antirracista.
(2023)Esta pesquisa foi conduzida por meio do estudo de teorias voltadas ao ensino de línguas estrangeiras, com ênfase no ensino de português como língua de acolhimento. Ademais, fundamentaram as discussões, reflexões e propostas ... -
Nomenclaturas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa e o trabalho docente em Corbélia/PR.
(2023)Este estudo aborda, de forma resumida, minha trajetória acadêmica e a experiência profissional como docente em Letras Português/Inglês, e a narrativa revela a surpresa ao me deparar com alunos imigrantes em uma cidade de ... -
“Onde fica?”: uma abordagem geográfica no ensino de português como língua adicional.
(2023)Este trabalho é a base teórica-metodológica para a elaboração de uma proposta didática destinada ao ensino de Português como Língua Adicional (PLA). Objetiva-se nesta pesquisa apresentar uma unidade didática a ser abordada ... -
Enseñanza de español en los institutos federales de Brasil: análisis comparativo de cuatro MOOCs desde una perspectiva crítica.
(2023)La presente investigación, de carácter exploratorio y cualitativo, tiene como objetivo comparar y analizar los cursos on-line, masivos y abiertos de lengua española (MOOCs/LE) ofrecidos por los Institutos Federales de ... -
Análise da implementação do ensino de inglês como língua adicional no ensino público fundamental I de Foz do Iguaçu.
(2023)A pesquisa aborda a implementação do ensino de Inglês como Língua Adicional no Ensino Público Fundamental I em Foz do Iguaçu, nos anos de 2022 e 2023. A cidade oferece a disciplina em 50 escolas, abrangendo quartos e quintos ... -
Revisão de evidências nas relações bilaterais entre Paraguai e Brasil à luz das referências do curso de especialização em Integração Paraguai-Brasil da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) e reflexão sobre aspectos da estratégia.
(2023)Caracterizados por processos de chegada e colonização diferentes, Paraguai e Brasil, atualmente, ainda refletem o choque entre as culturas europeias distintas com os povos que habitavam o que conhecemos hoje como Conesul, ... -
Tecendo inclusão: experiência em um curso de português a estudantes migrantes em Foz do Iguaçu.
(2023)O objetivo deste trabalho é desenvolver, aplicar e analisar unidades didáticas e de aprendizagem para o ensino do português como língua adicional para migrantes da cidade de Foz do Iguaçu. A fundamentação teórica baseia-se ... -
Um estudo sobre a implementação de políticas de acolhimento para imigrantes na Rede Municipal de São Paulo com recorte na EMEF espaço de Bitita.
(2023)Este trabalho consiste em um estudo de caso acerca do planejamento de políticas de migração, políticas linguísticas e acolhimento em uma escola do município de São Paulo. Para tanto, analiso um Projeto Político Pedagógico, ... -
Reconstruindo a fronteira: a ressignificação do descaminho Brasil-Paraguai como agente de transformação social.
(2023)A fronteira entre o Brasil e o Paraguai é historicamente conhecida pela prática frequente do contrabando e do descaminho. No contrabando, existe o trânsito de objetos ilícitos, como drogas e armas, enquanto o descaminho ... -
A hidrelétrica de Itaipu e seu impacto no desenvolvimento regional: reflexões sobre a renegociação dos termos do anexo C.
(2023)Este artigo examina o impacto da hidrelétrica de Itaipu no desenvolvimento regional, concentrando-se nas reflexões sobre a renegociação dos termos delineados no Anexo C. A primeira seção discute os dilemas e interesses que ... -
MPOX na atenção primária à saúde: vivências dos enfermeiros de uma tríplice fronteira.
(2023)A Mpox, popularmente conhecida como a varíola dos macacos, trata-se de uma infecção zoonótica viral cuja principal forma de transmissão entre humanos ocorre através do contato físico com as lesões cutâneas, secreção ... -
Uma análise descritiva sobre as perspectivas e desafios da formação de profissionais para o ensino de português como língua adicional.
(2023)O presente trabalho tem como intuito abordar as perspectivas em torno do processo de formação de professores em contexto de PLA, além de pontuar os desafios e aspectos comparativos atrelados ao perfil formativo desses ... -
Dinámicas transfronterizas entre Foz do Iguaçu y Ciudad del Este. Un análisis de los problemas socioambientales hacia la construcción de instrumentos conjuntos de gestión ambiental.
(2023)El presente artículo tiene como finalidad identificar algunos conflictos socioambientales acaecidos en la región fronteriza de Foz do Iguaçu y el departamento del Alto Paraná específicamente Ciudad del Este, Brasil y ...