dc.contributor.author | Nicolini, Cristiano | |
dc.date.accessioned | 2018-11-05T16:25:17Z | |
dc.date.available | 2018-11-05T16:25:17Z | |
dc.date.issued | 2018-01-15 | |
dc.identifier.citation | NICOLINI, Cristiano. ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REVENDO PROCESSOS DE PATRIMONIALIZAÇÃO DE MEMÓRIAS.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78002-ENSINO-DE-HISTORIA-REGIONAL-NOS-ANOS-FINAIS-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL--REVENDO-PROCESSOS-DE-PATRIMONIALIZACAO-DE-MEMOR>. Acesso em: 05/11/2018 16:23 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-85-5722-053-9 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4171 | |
dc.description | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Jörn Rüsen (2012) aponta desafios que o ensino de História vem enfrentando e como
podem levar à formação de uma consciência histórica e a uma visão humanista da realidade.
O primeiro desafio são as incertezas e indefinições que se dão acerca das identidades
nacionais, antes coesas e unificadas, mas hoje confrontadas com multiplicidades étnicas e sub
e trans-identidades resultantes das migrações. A segunda questão desafiadora é aquela
relacionada à busca de uma identidade em meio a esta multiplicidade de identidades. Afinal,
quem somos em meio a estas novas identificações que caracterizam a contemporaneidade?
O terceiro desafio diz respeito aos ataques à racionalidade ocidental, tirando a
sustentação e a estabilidade de antigas concepções e verdades que são contestadas por estudos
pós-coloniais e pós-modernos. O quarto desafio reside no novo trato com a natureza, uma
relação que se redesenha e envolve as múltiplas identidades frente aos problemas ambientais e
as possíveis soluções, que agora despertam também uma reconfiguração da História em
relação ao meio natural | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFSM | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Even3 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.title | Ensino de História Regional nos Anos Finais do Ensino Fundamental: revendo processos de patrimonialização de memórias | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |