Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarins, Ida Maria Morales
dc.contributor.authorGomes, Priscilla Bendersky
dc.date.accessioned2018-09-03T18:54:02Z
dc.date.available2018-09-03T18:54:02Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4042
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractInteressadas em pesquisar a pertinência e eficácia do trabalho com os gêneros textuais mediante a metodologia das Sequências Didáticas (SD) apresentada por DOLZ; SCHNEUWLY, 2007), foi proposto, para os anos de 2016 e 2017, o projeto de extensão (Re)significando o ensino da língua portuguesa na escola: os gêneros e a dinâmica das sequências didáticas. Esse projeto tem por objetivo central desenvolver práticas de intervenção pedagógica em escolas da educação básica, valendo-se do trabalho com os gêneros textuais e o uso da metodologia das SD com vistas a contribuir com o ensino/aprendizagem da língua portuguesa. As ações do projeto são desenvolvidas através de subprojetos, os quais elencam temas e gêneros específicos para serem trabalhados ao longo de um bimestre escolar. O presente trabalho visa a apresentar a proposta realizada em uma escola pública municipal da cidade de Jaguarão/RS com o subprojeto O gênero notícia em sala de aula desenvolvido por uma estudante e bolsista PDA do curso de Letras, sob orientação da coordenadora do projeto. Além de apresentar a proposta enunciativa levada a cabo, os módulos realizados, as metodologias de intervenção para a análise e refacção de aspectos discursivos e linguísticos e a produção final como resultado de todo o processo; trazemos alguns resultados que serão a base de futura pesquisa. Esses resultados indicam que o trabalho com os gêneros, aliados a uma metodologia bem planejada, juntamente a intervenções do professor durante o processo contribuem sobremaneira para desenvolver a proficiência na produção escrita e a capacidade do aluno em refletir sobre os usos da língua e intervir sobre ela de modo a qualificar a sua competência linguístico-discursivapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEducação - ensino de língua portuguesapt_BR
dc.titleO gênero notícia em sala de aulapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples