dc.contributor.author | Marins, Ida Maria Morales | |
dc.contributor.author | Gomes, Priscilla Bendersky | |
dc.date.accessioned | 2018-09-03T18:54:02Z | |
dc.date.available | 2018-09-03T18:54:02Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/4042 | |
dc.description | Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Interessadas em pesquisar a pertinência e eficácia do trabalho com os gêneros
textuais mediante a metodologia das Sequências Didáticas (SD) apresentada por
DOLZ; SCHNEUWLY, 2007), foi proposto, para os anos de 2016 e 2017, o projeto de
extensão (Re)significando o ensino da língua portuguesa na escola: os gêneros e a
dinâmica das sequências didáticas. Esse projeto tem por objetivo central
desenvolver práticas de intervenção pedagógica em escolas da educação básica,
valendo-se do trabalho com os gêneros textuais e o uso da metodologia das SD com
vistas a contribuir com o ensino/aprendizagem da língua portuguesa. As ações do
projeto são desenvolvidas através de subprojetos, os quais elencam temas e
gêneros específicos para serem trabalhados ao longo de um bimestre escolar. O
presente trabalho visa a apresentar a proposta realizada em uma escola pública
municipal da cidade de Jaguarão/RS com o subprojeto O gênero notícia em sala de
aula desenvolvido por uma estudante e bolsista PDA do curso de Letras, sob
orientação da coordenadora do projeto. Além de apresentar a proposta enunciativa
levada a cabo, os módulos realizados, as metodologias de intervenção para a
análise e refacção de aspectos discursivos e linguísticos e a produção final como
resultado de todo o processo; trazemos alguns resultados que serão a base de
futura pesquisa. Esses resultados indicam que o trabalho com os gêneros, aliados a
uma metodologia bem planejada, juntamente a intervenções do professor durante o
processo contribuem sobremaneira para desenvolver a proficiência na produção
escrita e a capacidade do aluno em refletir sobre os usos da língua e intervir sobre
ela de modo a qualificar a sua competência linguístico-discursiva | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Proex/Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Educação - ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | O gênero notícia em sala de aula | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |