dc.description.abstract | Os acidentes são a principal causa de mortalidade e invalidez entre os
jovens. Este trabalho busca apresentar o Projeto de Extensão desenvolvido em
agosto de 2015 a agosto de 2016 com o objetivo de orientar estudantes das escolas
públicas do município de Passo Fundo/RS sobre os primeiros cuidados em
situações de emergência até a chegada do serviço especializado. A metodologia
utilizada foram intervenções diretas nas escolas com abordagens frente aos
principais acidentes no ambiente escolar e seu entorno. Realizou-se encontros junto
a coordenação municipal de educação para levantar os principais acidentes
ocorridos no contexto escolar e o público alvo, além de pesquisa bibliográfica em
literatura específica, apresentações e discussões entre estudantes e professores
sobre os temas escolhidos. As intervenções foram na forma de apresentações com
simulações e vídeos sobre o tema: Traumas – atropelamentos, fraturas e cortes,
queimaduras, afogamentos, síncope - convulsões e acidentes como animais
peçonhentos. Como resultados foram realizadas atividades de intervenção em 11
escolas municipais em Passo Fundo, 216 alunos do oitavo ano e 217 alunos do
nono ano totalizando 433 alunos. Realizou-se um pré-teste com questões de cada
tema e ao fim das apresentações um pós-teste com objetivo de verificar os
conhecimentos prévios e o aprendizado dos alunos. Foram proporcionados
momentos de apresentação dos temas, perguntas e respostas e curiosidade sobre
os assuntos abordados. Após as intervenções e aplicação do pós-teste observou-se
o aprendizado dos alunos, tendo em vista que a maioria demonstrou conhecimento
suficiente
frente
às
situações
de
primeiros
socorros.
Conclui-se
que
o
esclarecimento e a conscientização para atitudes corretas em caso de emergência,
bem como sua real necessidade, é fator importante para a conscientização das
ações, prevenção e mudança de hábitos, sendo estes alunos capazes de reproduzir
as informações no ambiente em que se encontram | pt_BR |