Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSeiva, Fábio Rodrigues Ferreira
dc.contributor.authorCaputo, Wesley Ladeira
dc.contributor.authorTashima, Cristiano Massao
dc.date.accessioned2018-07-04T18:15:27Z
dc.date.available2018-07-04T18:15:27Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3793
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractNos dias atuais, os meios de informação e comunicação estão cada vez mais flexíveis. A internet proporciona uma rápida busca de conhecimento em diversas fontes, o que antes só era possível por meio de livros. As vídeo-aulas são recursos multimídia e audiovisual, em que as informações transmitidas podem ser ouvidas e visualizadas, facilitando assim, a compreensão. Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada pelo nosso grupo, para a elaboração de vídeo-aulas; mais precisamente, pretende-se demostrar como é possível o uso de materiais acessíveis e de baixo custo para criação de vídeos com qualidade. Todos os materiais utilizados para a montagem do “estúdio de gravação” são encontrados em lojas convencionais e são eles: papel alumínio, canos PVC, fio elétrico, papelão, cola-quente, pano de tecido, lâmpadas, lápis coloridos e folhas. Microfones e câmeras podem ser facilmente substituídos por celulares. Os refletores utilizados foram construídos com canos de PVC, papelão, papel alumínio, fios e lâmpadas, que podem ser de led ou incandescentes. O fundo do vídeo é construído sob um pano de tecido da cor verde, para a posterior inclusão de animações. Esse pano tem 2 x 4m, podendo variar o tamanho. Além da gravação do apresentador, pode-se utilizar ilustrações e esquemas, pré-preparados em folhas de papel sulfite e com lápis de cores. A criação de um “estúdio de gravação” de baixo custo se mostrou efetivo e possibilitou a confecção de um vídeo piloto cuja captação, tanto de áudio e imagem, foram de boa qualidade. Ressalta-se que parte do material a ser utilizado pode ser conseguido por meio de reciclagem. Assim, a disseminação do conhecimento acadêmico, por meio de vídeo-aulas, torna-se uma ferramenta importante e possível de ser executada por qualquer instituiçãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEnsino - vídeo-aulapt_BR
dc.titleCriação de vídeo-aulas com materiais de baixo custo: disseminação do conhecimento de maneira acessível e baratapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples