Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerro, Silvia Lilian
dc.contributor.authorTorres, Larissa Oliveira
dc.date.accessioned2017-08-14T14:03:43Z
dc.date.available2017-08-14T14:03:43Z
dc.date.issued2016-12-15
dc.identifier.citationTORRES, Larissa Oliveira. A escola deve falar de gênero? Estudo de caso nas escolas de ensino básico em Foz do Iguaçu. 2016. 71 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2016.
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/2227
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda a questão da perspectiva de gênero na Educação Básica, mais especificamente no contexto brasileiro e na cidade de Foz do Iguaçu. Parte da polêmica que se desenvolveu em torno da abordagem da palavra “gênero” no momento de criação de uma política pública no Brasil sancionada como lei em 2014: o Plano Nacional de Educação (PNE). Muitos representantes políticos e setores religiosos se opuseram à abordagem de gênero nesta política pública, mesmo sem ter certeza do respaldo dos principais atores e responsáveis pela implementação desta política na prática: os professores. O objetivo deste trabalho é investigar se, de fato, há uma resistência significativa por parte dos professores das escolas básicas em Foz do Iguaçu em trabalhar questões de gênero com seus estudantes em sala de aula. Para tanto, a metodologia desta pesquisa baseia-se na coleta de dados por meio de survey, cuja descrição posterior e análise estatística sugerem que não há grande resistência por parte dos professores respondentes em trabalhar questões de gênero em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda la cuestión de la perspectiva de género en la Educación Primaria, más especificamente en el contexto brasileño y en la ciudad de Foz do Iguaçu. A partir de la polémica que se desarrolló respecto del uso de la palabra "género" en el momento de creación de la política pública en Brasil sancionada como ley en 2014: Plan Nacional de Educación (PNE). Muchos representantes políticos y sectores religiosos se opusieron al enfoque de género en esta política pública, mismo sin tener certeza de la anuencia de los principales actores y responsables por la implementación de esta política en la práctica: los profesores y las profesoras. El objetivo de este trabajo es investigar si, de hecho, hay una resistencia significativa por parte del profesorado de las escuelas de enseñanza primaria en Foz do Iguaçu en trabajar cuestiones de género con sus estudiantes en clase. Para eso, la metodología se basa en la coleta de dados por survey, cuya posterior descripción y análisis estadística sugieren que no hay una gran resistencia por parte de los profesores en trabajar las cuestiones de género en clase
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Educação - PNEpt_BR
dc.titleA escola deve falar sobre gênero?pt_BR
dc.title.alternativeEstudo de caso nas escolas de ensino básico em Foz do Iguaçupt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples