Conceitos Matemáticos no Ensino Fundamental Construindo Significados por Meios Geométricos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023

Autores

Silva, Isabelli Guimarães

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente pesquisa vem fomentar o estudo dos conceitos matemáticos no Ensino Fundamental, especificamente nas séries de 4º a 9º anos, com vistas a ampliar o estudo da construção do conhecimento por meios geométricos, fazendo relação e conexão entre conteúdos curriculares inter-séries, cujos alunos necessitam da figura do professor para auxiliá-los nesta importante fase de crescimento linear que os pensamentos e estruturas matemáticas devem ser aprendidos. De maneira mais precisa, a pesquisa analisa as unidades temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) na área de matemática para o Ensino Fundamental, com o propósito de relacioná-las com frações, com ênfase nas suas representações gráficas. O trabalho verifica a aplicabilidade do conceito de fração equivalente na construção dos conceitos de adição, subtração e multiplicação de frações, bem como evidencia que a Base Nacional Comum Curricular trata o conceito de fração equivalente como um dos mais importantes no Ensino Fundamental.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino Americana, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Matemática - Licenciatura.

Palavras-chave

construção do conhecimento; representação gráfica; fração; relação curricular inter-séries

Citação