Itens para a visualização no momento 1708-1727 of 3162

    • Jogos em sala de aula: relato de uma experiência com potenciação 

      Belinelli, Eduardo Oliveira; Antunes, Tiago Ponciano; Dalto, Jader Otavio (Unila, 2014-10)
      Este artigo tem por objetivo relatar experiências com uso de Jogos de Matemática como alternativa de ensino em uma turma do 6o ano do ensino fundamental. A proposta foi realizada em uma escola pública no município de ...
    • Jogos Lógicos de Tabuleiro na escolas do campo 

      Giordani, Liliane Ferrari; Ferreira, Aline Guterres (Proex/Unila, 2017)
      O projeto de extensão Jogos Lógicos de Tabuleiro “LoBoGames” tem realizado atividades junto às Escolas do Campo que os educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal ...
    • Jogos Lógicos de Tabuleiro: uma ferramenta para o Protagonismo Juvenil 

      Ribas, Renato Perez; Lima, Viviane Dulius de; Gonçalves, Felipe de Oliveira (Proex/Unila, 2017)
      O Programa de Extensão Jogos Lógicos de Tabuleiro (LoBoGames), em 2016, atuou junto ao grupo do Protagonismo Juvenil da EMEB Liberato Salzano Vieira Da Cunha de Porto Alegre, RS, com o objetivo de formar multiplicadores ...
    • Jogos no ensino da matemática: um general e suas probabilidades 

      Aguilar, Ana Carolina; Munhoz, Jefferson Amaral; Bettiollo Junior, Leocir; Góes, Rosemara da Conceição (Unila, 2014-10)
      Este trabalho objetiva explicitar uma atividade desenvolvida no 2o ano do ensino médio do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt, na disciplina de Matemática, aplicada pelas PIBIDIANAS Ana Carolina e Rosemara, com supervisão ...
    • 'Jorge, o Brabo' - cenário discursivo de uma crônica do informativo Unicon 

      Raposo, Fernando; Machado, Nicole (2017-10)
      No presente artigo pretendemos analisar a crônica Jorge, o Brabo, o homem que queria ver Deus, pertencente à edição no 125, de abril de 1987 do periódico intitulado Informativo Unicon, que circulou no período que ...
    • Jornadas Tangalánicas: El Español Rioplatense y el Lunfardo 

      Herrero León, Sonia; Bolívar, Thiago (2012-06-05)
      El proyecto "Jornadas Tangalánicas: El Español Rioplantense y el Lunfardo" realiza una amplia tarea investigativa de descripción del español hablado en el área del Río de la Plata (Argentina y Uruguay principalmente), y ...
    • O jornalismo e a construção de ficções biográficas literárias: o anúncio da morte enigmática de Guimarães Rosa em três jornais brasileiros 

      César, Camila Moreira (2017-04-06)
      Transitando nas fronteiras entre jornalismo e literatura, esta comunicação reflete sobre o papel da narrativa jornalística na construção de personas públicas. A partir da análise de três artigos que anunciam a morte do ...
    • Jovens Cientistas 

      Paulert, Roberta; Hendges, Júlia Cantú (Proex/Unila, 2017)
      As cidades do interior precisam de ações visando incentivar a inovação e desenvolvimento tecnológico.
    • Jovens estudantes do ensino médio e a constituição de sentidos em relação à História da cidade de Curitiba 

      Becker, Geraldo (Even3, 2018-01-15)
      Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a segunda e a terceira parte do estudo piloto, que norteia a dissertação de mestrado com o título Consciência histórica e atribuição de sentidos: perspectivas de jovens ...
    • Jovens quilombolas: identidade e literatura e Vargem do Inhaí em Diamantina/MG 

      Figueiredo, Ana Flávia Andrade de; Leal, Juliana Helena Gomes (2013-11-07)
      Esta apresentação discorrerá sobre a execução do projeto de extensão/cultura Jovens Quilombolas: identidade e literatura em Vargem do Inhaí/Diamantina/MG, coordenado pela professora Ana Flávia Figueiredo da Universidade ...
    • O judô na prática escolar 

      Modesto, Nayara Lopes; Crepaldi, João Vitor da Silva; Magalhães, Carlos Henrique Ferreira (Unila, 2014-10)
      O PIBID Educação Física - UEM é um projeto que possibilita a objetivação da prática escolar da educação física crítico-superadora com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a realidade social por meio do esporte, das ...
    • JUMPS: Projeto de Comunicação e Design para eventos esportivo de integração 

      Kowarick, Adriana Coelho Borges; Santos, Taiane Vieira dos; Martins, Mauricio Michels (Proex/Unila, 2017)
      Este artigo apresenta a discussão teórica sobre as etapas metodológicas percorridas na criação do projeto de comunicação visual para um evento esportivo desenvolvido em projeto de extensão da Escola de Educação Física, ...
    • Juntos: grupo de apoio em educação para a diversidade 

      Rosa, Carlos André da Veiga Lima; Pozzo, Renata Rogowski; Custódio, Manuela; Krause, Alexandre José (Proex/Unila, 2017)
      O Grupo Juntos objetiva estudar, acompanhar e dar suporte às demandas de ensino, pesquisa e extensão no que se refere à diversidade. A diversidade está relacionada a questões de etnicidadade, equidade de gênero, livre ...
    • Justiçamento: o espetáculo do urbano (a vingança privada da atualidade) 

      Ferreira, Janaína Parentes Fortes Costa; Teixeira, Jéssika Silva (2015)
      A violência captada nas imagens dos celulares transforma o justiçamento urbano no novo espetá- culo do século XXI. A apoderação de um indivíduo pelo grupo justiceiro marca a vingança priva- da como tempo de excitação e ...
    • Juventude cibernativa e as novas relações com o ensino e a aprendizagem 

      Barros, Patrícia Marcondes de (Even3, 2017-01-15)
      O presente trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de ensino e aprendizagem no contexto da cibercultura, formadora de uma nova subjetividade coadunada a pós- modernidade, expressa pela juventude contemporânea. ...
    • Juventude, engajamento e participação e os padrões culturais da sociedade em rede 

      Mendonça, Carla (2015)
      Este artigo apresenta resultado de pesquisa exploratória que buscou compreender e explicar, nos termos da ação social weberiana, como jovens de países de diferentes culturas usam ferramentas de autocomunicação de massa ...
    • Kreyòl Ayisyen: Kreyòl pale, Kreyòl konprann! 

      BIEN AIME, Carl Alain; RAMME, Valdilena (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto de extensão “Kreyòl ayisyen: kreyòl pale, kreyòl konprann!” Traduzido em português como “Crioulo haitiano: crioulo falado, crioulo entendido!" é um curso de idiomas oferecido para a comunidade acadêmica Unileira, ...
    • Krupskaia e os escritos sobre educação: contribuições para a formação do pedagogo 

      Chaves, Aline Luana de Oliveira; Silva, Aline Aparecida da; Chaves, Marta; Faustino, Rosângela Célia (Unila, 2014-10)
      Este texto objetiva apresentar reflexões acerca de vivências na Ciranda Infantil realizada na XIII Jornada de Agroecologia, bem como contribuições da pedagoga russa Nadezdah Krupskaia (1869-1939) para a formação do ...
    • Kunha Kuéra Arandu: apoio a prática de saberes tradicionais de mulheres guarani no Oeste do Paraná 

      Pata, Karolina Mendes; Celsa Celona, Romina; Villagra Carron, Rodrigo Juan (SIEPE, 2019)
      Os Guaranis, moradores anteriores ao processo de invasão e colonização da região sul-oriental do continente Latino Americano, os atuais Estados de Argentina, Paraguai, Brasil e parte de Bolívia, desenvolvem um diálogo ...
    • Kuña Paraguai Roga: casa de la mujer paraguaya 

      Cañete, Ruth (2017)
      El presente trabajo en proceso de construcción, trata de una propuesta arquitectónica de una “Residencia estudiantil para la Universidad Nacional del Este con espacios adaptados para la recepción de madres solteras”, en ...