A Língua Materna como Instrumento Didático-Pedagógico no Ensino de Língua Adicional: o Caso de uma Escola de Idiomas de Foz do Iguaçu
Resumo
Ainda que as inovações tecnológicas modifiquem a forma como nos comunicamos e atribuímos sentido no contexto educativo, o dilema quanto à inclusão ou exclusão da língua materna no processo de aquisição linguística continua a flutuar entre esses extremos. Visando relacionar a pesquisa ao nosso fazer pedagógico como professores-pesquisadores, o presente trabalho almejou analisar como a língua materna, referente à língua portuguesa, se insere na sala de aula virtual de inglês como língua adicional, contexto advindo da pandemia da COVID-19. Além disso, visamos contemplar as funções que a língua pode exercer nesse espaço de ensino-aprendizagem enquanto ferramenta didático-pedagógica, levando em consideração as visões dos docentes participantes. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e interpretativista, examinamos gravações de aulas de dois professores em ambientes virtuais de aprendizagem, amparados na etnografia (MATTOS, 2011) e netnografia (KOZINETS, 2014), em uma escola de idiomas de Foz do Iguaçu/PR. Essa análise foi seguida da aplicação de questionários online, em vias de analisar como esses docentes concebem a língua materna em sala, considerando suas concepções metodológicas e linguísticas. As contemplações revelaram que, contrário ao posicionamento de bani-la do espaço de ensino, a língua materna atua como um recurso didático em diversas situações interativas, com o objetivo de garantir a compreensão do alunado pela tradução, igualmente atuante na gestão de sala de aula em questões temporais e afetivas. Portanto, a despeito da visão conflituosa dos docentes, expressas pelo questionário e desveladas nas observações, a língua materna se configurou como integrada à sala virtual de línguas, contribuindo para tornar o processo de aquisição mais significativo aos aprendizes de línguas adicionais.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Lengua, Sociedad e Interculturalidad: en la enseñanza/aprendizaje de Portugués y Español
Maia, Francisca Paula Soares (Org.); Cathcart, Mercedes Causse (Org.) (EDUNILA, 2019-08)El libro Lengua, Sociedad e Interculturalidad en la Enseñanza/Aprendizaje de Portugués y Español / Língua, Sociedade e Interculturalidade no Ensino-Aprendizagem do Português e do Espanhol es resultado del interés de las ... -
Español em la universidad: prácticas discursivas
Ulloa Bustinza, Iván Alejandro; Obanos Romero, Gregório Pérez (EDUNILA, 2019-02-02)Español en la Universidad: prácticas discursivas es un material específico creado para que los estudiantes contribuyan de un modo crítico a repensar los grandes temas que vertebran los objetivos estratégicos de la UNILA: ... -
Lengua, sociedad e interculturalidad en la enseñanza/aprendizaje de portugués y español
Soares, Francisca Paula Maia (Org.); Cathcart, Mercedes Causse (Org.) (EDUNILA, 2019)Como pode um professor de idiomas relacionar a língua que ensina aos conhecimentos sociais e interculturais que essa língua veicula? Que caminho ele deve percorrer ao se ocupar dos múltiplos sentidos das linguagens com que ...