A Relação Escola e Trabalho sob a Égide do Neoliberalismo: uma Análise da Exposição de Motivos da Reforma do Ensino Médio
Resumo
O objetivo deste trabalho é entender quais os objetivos e a quais valores correspondem a produção
da proposta da Reforma do Ensino Médio no Brasil através da análise da Exposição de Motivos nº
00084/MEC/2016. Iniciaremos com uma retomada histórica da origem do Estado e da conformação
do Neoliberalismo no Brasil ainda durante a Ditadura Civil-Militar, considerando a situação da
juventude na América Latina, e especificamente no Brasil. A investigação do documento, feita a
partir de uma série de questionamentos, busca, entre outros, desvendar quem o escreve, quando é
escrito e quais as relações políticas e econômicas em jogo. Nesse sentido, com apoio na noção de
“competências”, tentamos expor de que maneira os interesses da classe dominante se traduzem nas
políticas educacionais que organizam a escola como um negócio, inviabilizando para a juventude
uma formação completa ao desenhar um currículo de modo as/os estudantes se adaptem ao
mercado de trabalho cada vez mais precarizado, informal e desregulamentado, em oposição a
formar um cidadão crítico.