Acompanhamento discente no módulo "Problemas Clínicos Relevantes da Mulher na Atenção Primária à Saúde"
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Vieira, Marília Volpato
Oderich, Carolina Leão
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho é um relato de experiência sobre a monitoria no módulo
“Problemas clínicos relevantes da mulher na Atenção Primária à Saúde”. O
programa de monitoria acadêmica desenvolvido na Universidade Federal da
Integração Latino-Americana tem como principal objetivo melhorar o ensino de
graduação e o desempenho acadêmico através da realização de atividades
teórico-práticas de forma acessível e individualizada. Para atingir tal objetivo, o
discente monitor, orientado pelo coordenador do módulo, disponibiliza aos
alunos horários extra-classe para discussão e esclarecimento de dúvidas,
oferece bibliografia complementar às já previstas no plano de ensino e realiza
atividades de ensino teórica e práticas sobre anatomia e fisiologia do sistema
reprodutor feminino, com ênfase na prática clínica. Através disso, os discentes
obtêm uma experiência mais individualizada das atividades do módulo,
desenvolvem a capacidade de selecionar objetivos de aprendizagem e têm
acesso a um esclarecimento precoce das dúvidas. Já o discente monitor
desenvolve a capacidade em organizar e realizar tutorias, melhora as
habilidades teórico e práticas em ginecologia e obstetrícia, além de preencher
lacunas de conhecimento. Dessa forma, a atividade de monitoria proporciona a
valorização de um dos pilares da universidade, o ensino, além de proporcionar
ao discente monitor um aprendizado muito mais completo e aprofundado do é
obtido quando são realizadas leituras ou exercícios sobre determinado assunto