Xadrez - empoderamento intrapessoal na conquista do rei

Imagem de Miniatura

Data

2019

Autores

Ferreira, Pedro Henrique Chaves
Rodrigues, Gabriela Agostinho
Sibim, Alessandra Cristiane

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

SIEPE

Resumo

Estudos sobre o jogo de xadrez vêm mostrando que ele pode ser usado como ferramenta no processo de aprendizagem, já que sua prática estimula o raciocínio lógico, a memória, criatividade, ética, concentração e autocontrole. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é difundir o xadrez no meio acadêmico e comunidade externa através de encontros semanais que são realizados nos campus da universidade. Há ainda uma parceria com a Escola Municipal Monteiro Lobato, onde turma de alunos da 3a, 4a e 5a série estão aprendendo xadrez por intermédio deste projeto. A dinâmica de estudos se baseia na apresentação do jogo seguida de análises estratégicas combinatórias das variações das possibilidades de disposição das peças no tabuleiro. Até o momento foram atingidos resultados favoráveis no emprego do xadrez no ambiente acadêmico, escolar e público externo, como integração entre estudantes, recreação / momento de descontração, disseminação do jogo entre praticantes de diversos níveis, torneios entre outros. Ressalta-se que o projeto está em desenvolvimento e, devido a isso, futuros resultados ainda serão apresentados

Descrição

VII Seminário de Extensão Universitária da UNILA (SEUNI); VIII Encontro de Iniciação Científica e IV Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (EICTI 2019) e Seminário de Atividades Formativas da UNILA (SAFOR)

Palavras-chave

II SIEPE, Xadrez - aprendizagem, Jogo

Citação