O Método da Economia Política e a crítica da comunicação: um roteiro
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Data
2015-05Autor
Bolano, Cesar Ricardo Siqueira
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O objetivo deste texto é traçar algumas considerações para a crítica da
Comunicação, com base no método da Economia Política de Marx, a
partir especialmente da leitura da teoria do fetichismo da mercadoria
de um de seus intérpretes mais destacados, Isaak Rubin, exposta
de modo sumário na primeira parte deste artigo. O recurso a Rubin
representa um atalho, que permitirá passar das referidas considerações
metodológicas para a formulação, na perspectiva da Crítica da
Economia Política, de questionamentos a certas posições, algumas
pretensamente marxistas, que circulam no campo da Comunicação
hoje. Antes disso, na segunda parte, traçaremos breves considerações
históricas visando completar o quadro de análise, lançando mão agora
de autores como Furtado, Sohn-Rethel e o próprio Marx.
Na terceira parte não será realizada a crítica em extenso da
Comunicação, mas apenas o levantamento de uma série de temas,
indicando como eles podem ser tratados seguindo a linha de raciocínio
apresentada antes. Mais do que conclusões, chegar-se-á a uma espécie
de programa de pesquisas destinado a confrontar as leituras atuais,
hegemônicas ou alternativas, dos fenômenos comunicacionais, na
perspectiva da Crítica da Economia Política, aplicada aos campos da
Informação, da Comunicação da Cultura e do Conhecimento.
Embora se trate de uma análise ainda preliminar, relaciona-se a um
esforço de crítica teórico-epistemológica iniciado recentemente, parte
de um desenvolvimento bem mais antigo, realizado desde os anos 90
do século passado no campo da Comunicação no Brasil por um grupo
de autores que se identifi ca como Economia Política da Comunicação
e da Cultura (EPC). Em todo caso, trata-se de um problema de grande
magnitude, fundamental para a compreensão do atual momento
histórico, de expansão das tecnologias da informação e da comunicação
(TIC) e especialmente da Internet, ainda insufi cientemente discutido
no campo do marxismo