Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 35
  • Item
    As vozes do silenciamento: o atendimento psicológico de imigrantes na Atenção Primária à Saúde.
    (2024) Engel Krein, Carline
    A migração é um fenômeno social quase que inerente à vida humana, que se intensificou com o processo de globalização. Nesse sentido, este artigo é um relato de experiência que visa abordar a atuação de uma Psicóloga Residente em Saúde da Família com imigrantes dentro da Atenção Primária à Saúde, trazendo aspectos do processo migratório no sofrimento humano e possibilitando articulações que tragam a visibilidade da problemática dentro do âmbito da saúde pública. Assim, pretende-se expor a importância de um atendimento humanizado e uma escuta sensibilizada que considere aspectos transculturais do ser humano. Os resultados das intervenções revelaram que apesar da queixa inicial dos imigrantes não estarem relacionadas ao ato migratório, o cerne de seu sofrimento e dos sintomas produzidos estavam relacionados às experiências traumáticas e as violências vivenciadas no país anfitrião. Logo, entende-se que o trabalho do psicólogo nesse contexto deve superar o modelo clínico tradicional, de modo a ampliar o olhar para as dimensões biopsicossociais no sofrimento psíquico do sujeito imigrante, sendo além de um profissional da saúde, um agente promotor de direitos humanos.
  • Item
    MPOX na atenção primária à saúde: vivências dos enfermeiros de uma tríplice fronteira.
    (2023) Soares, Beatriz Buthers
    A Mpox, popularmente conhecida como a varíola dos macacos, trata-se de uma infecção zoonótica viral cuja principal forma de transmissão entre humanos ocorre através do contato físico com as lesões cutâneas, secreção fisiológica ou pelo compartilhamento de objetos contaminados utilizados pelas pessoas infectadas. Objetivou-se identificar o processo de trabalho do enfermeiro frente aos casos suspeitos, prováveis e confirmados de Mpox e seus respectivos acompanhamentos no cenário da APS de um município de tríplice fronteira. Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória com delineamento observacional, guiada pelas seguintes perguntas norteadoras: “Como é o processo de trabalho do enfermeiro diante dos casos suspeitos, prováveis e confirmados de Mpox na APS?” e “Como ocorre o acompanhamento destes casos no cenário da APS?”. As vivências dos enfermeiros foram identificadas por meio da entrevista semi-estruturada e analisadas pela análise temática de conteúdo. O processo de trabalho dos enfermeiros envolveu a identificação da doença, o monitoramento dos casos e as orientações de saúde realizadas aos pacientes e seus contatos; a educação em saúde foi a principal estratégia de prevenção de agravos e promoção de saúde; e a comunicação entre os servidores e os serviços dispostos no fluxo assistencial da Mpox no município de Foz do Iguaçu foi a maior dificuldade exposta pelos enfermeiros. Sugere-se que novos estudos sejam realizados a fim de que a comparação entre a realidade de Foz do Iguaçu e a de demais municípios, sobretudo os fronteiriços, seja possível.
  • Item
    Atenção à Saúde da Criança: Estratégias de Prevenção de Abusos Sexuais em Consultas de Puericultura
    (2023) Alessi, Brenda da Silva; Barbosa, Ana Jéssily Camargo
    A violência sexual é declarada como um problema crescente de saúde pública e de violação dos direitos humanos, produzindo consequências traumáticas e indeléveis para quem a sofre. As crianças e adolescentes são as maiores vítimas de violência, devido a sua vulnerabilidade em relação ao agressor. Levando isto em consideração, o objetivo deste estudo foi construir um material educativo, através de um infográfico e um vídeo sobre a prevenção da violência sexual contra as crianças em Foz do Iguaçu (PR), com intuito de divulgar conteúdo seguro para todos os familiares. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, onde foi utilizado o Design Instrucional, através do Sistema ADDIE (análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação). Inicialmente, na fase de análise, foram realizadas entrevistas focalizadas com os familiares durante as consultas de puericultura de modo a identificar as principais dúvidas referentes à temática, estruturando assim, o conteúdo do material informativo, de modo que vá ao encontro das demandas identificadas. Foram entrevistados 13 familiares, dos quais 53,8% afirmaram que sofreram ou conheciam alguém que havia sofrido algum tipo de violência, 76,9% conversam com seus filhos sobre prevenção de violência e 23,1% não sabem quais são os sinais de violência. Seguiu-se uma fase de design e desenvolvimento, na qual foram elaborados o material educativo, o design final e a animação dos infográficos com base na literatura. Desta maneira, a utilização dos infográficos visou inserir a educação sexual e prevenção de abuso sexual de maneira mais atrativa para os familiares e contribuir na busca por informações e aprendizado sobre o tema ao público interessado, visando o crescimento seguro das crianças.
  • Item
    Práticas Integrativas e Complementares na Atenção Primária à Saúde de Foz do Iguaçu/PR
    (2023) Santos, Bruna Antonia Borba; Orientação
    Introdução: as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) foram institucionalizadas no SUS por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). São recursos terapêuticos que buscam não só a recuperação da saúde, mas também a prevenção de doenças, e têm ênfase na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. O objetivo deste estudo foi realizar o levantamento do uso das PICS pelos profissionais nos serviços da atenção primária à saúde (APS) do município de Foz do Iguaçu/PR. Método: foi realizado um estudo descritivo com aplicação de questionário eletrônico no Google Forms com todos os profissionais da APS de todas as unidades de saúde da família do município. Resultados: participaram 247 profissionais, destes, 36 (14,6%) utilizam PICS em sua atuação na APS e 122 (49,4%) não conhecem as PICS. A PIC mais utilizada foi a Fitoterapia (44,11%), seguida da Auriculoterapia (17,64%) e da Osteopatia (11,76%). Os profissionais que mais utilizaram PICS foram os residentes do programa de residência multiprofissional em saúde da família (26,5%), seguidos dos médicos (23,5%) e dentistas (17,6%). Somente 8,1% dos participantes relataram que receberam capacitação sobre o uso das PICS. Conclusão: foi possível observar que mesmo com a PNPIC aprovada desde 2006, a utilização das PICS na APS do município estudado ainda é modesta. Assim, vale propor maior investimento em capacitação, educação permanente e/ou outras estratégias para melhorar a compreensão sobre as PICS e seu uso na atenção primária à saúde.
  • Item
    Percepção de Nutricionistas sobre o Processo de Cuidado de Indivíduos com Necessidades Nutricionais Especiais na Rede de Atenção à Saúde de Foz do Iguaçu
    (2023) Rodrigues, Kamila Isabel; Orientação; Ciacchi, Erika Marafon Rodrigues; Führ, Aline Luiza
    A terapia nutricional, quando realizada em domicílio com apoio da rede de atenção à saúde, tem demonstrado vantagens em relação à hospitalar. Diante disso, este trabalho tem por objetivo avaliar a percepção de nutricionistas que atuam na terapia nutricional conduzida para indivíduos com necessidades especiais no município de Foz do Iguaçu, Paraná, no que tange a sua estruturação em rede no Sistema Único de Saúde e a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada. Trata-se de um estudo qualitativo com delineamento transversal de caráter descritivo e exploratório. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas com nutricionistas, por meio de contato telefônico e/ou pessoal, e analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Foram encontradas quatro categorias temáticas que abordam a vivência das profissionais na atenção primária à saúde de Foz do Iguaçu, com relação ao suporte fornecido pela gestão municipal, dificuldades e avanços do serviço para atendimento desses pacientes e a necessidade de qualificação profissional. A presença de uma nutricionista na gestão mostrou-se efetiva na atenção à terapia nutricional, sendo que ainda existem questões a serem avaliadas pela gestão municipal, como a escassez de profissionais e otimização das capacitações.
  • Item
    Percepção do Impacto da Fisioterapia junto a Equipe Multiprofissional nos Atendimentos Domiciliares aos Pacientes Acamados
    (2023) Pauletti, Fernanda Andrade; Grignet, Rodrigo Juliano
    Esta pesquisa apresenta como tema central o impacto do profissional fisioterapeuta nos atendimentos domiciliares de pacientes acamados e tem como objetivo geral relatar a percepção dos profissionais de saúde que compõe a equipe multiprofissional em relação à atividade do profissional fisioterapeuta diante desses pacientes. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva qualitativa, onde a coleta de dados foi realizada em 9 profissionais da saúde que fazem parte da equipe multiprofissional do Distrito Norte de Foz do Iguaçu e os mesmos foram submetidos a um questionário contendo 6 perguntas abertas semiestruturadas. A construção das questões qualitativas foi baseada a partir do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), onde foram extraídas de cada profissional as Expressões Chaves (ECH) de acordo com as semelhanças entre as Ideias Centrais (ICs) agrupando-os e compondo um discurso-síntese. Foi possível observar que as falas se convergiram de forma coletiva para a condição fundamental do fisioterapeuta na composição da equipe, e foi perceptivo que na concepção dos profissionais entrevistados, o trabalho da fisioterapia não fica restrita apenas aos atendimentos de reabilitação, como também é um profissional essencial nos programas de promoção e prevenção da saúde, participando e contribuindo nos grupos da atenção básica juntamente com demais membros da equipe multiprofissional.
  • Item
    O Estigma da Paciente Poliqueixosa e a Invisibilidade da Violência Doméstica na Atenção Primária à Saúde
    (2023) Ramos, Eloísa Pompermayer; Orientação
    Introdução: Este trabalho descreve a experiência grupal com mulheres realizada em uma unidade de saúde da família localizada em um município de tríplice fronteira da região oeste do estado do Paraná. A intervenção decorre de questionamentos emergentes durante as práticas de residência multiprofissional em saúde da família, onde frequentemente observava-se a inquietação e solicitação de apoio da equipe quanto a usuárias compreendidas como poliqueixosas. Objetivo: Para além do relatar, o objetivo deste trabalho trata-se principalmente de refletir a invisibilidade da dor que levaram essas usuárias a buscarem a unidade quando são tidas como poliqueixosas em decorrência de um modelo biomédico. Método: As intervenções pautaram-se na Psicologia Histórico-Cultural, sendo realizados 8 encontros de duração média de 1h30 num período de 2 meses. Para a formação do grupo solicitou-se indicação aos profissionais de usuárias poliqueixosas, após realizou-se contato telefônico e agendamento de acolhimento para escuta inicial, apresentação e convite para o grupo. Resultados e Discussão: Identificou-se com as intervenções que a poliqueixa encobria a real demanda dessas mulheres que estavam situação de violência, e que ao proporcionar um espaço em que tivesses suas dores reconhecidas e a escuta para além de suas queixas, puderam emergir enquanto sujeito, criar rede de apoio e refletir sobre sua história, promovendo saúde por meio do grupo. Considerações Finais: O relato, portanto, contribui para sensibilização do olhar dos profissionais frente a esse fenômeno, e explicita uma forma de cuidado possível e potente no contexto de atenção primária no desafio que é o compreender e atender essa demanda.
  • Item
    Percepção da Gestante sobre o Acompanhamento Odontológico durante a Primeira Infância na Saúde Pública
    (2023) Ferreira, Caique
    É comum os pais levarem seus filhos para exames médicos durante os primeiros anos de vida. No entanto, a consulta odontológica é muito mais rara nesta fase. Muitas vezes no momento do primeiro atendimento, já existe uma demanda por intervenções curativas. O objetivo do estudo foi conhecer o olhar das gestantes sobre o atendimento odontológico na puericultura e sua relação com a saúde bucal dos recém nascidos. Trata-se de um estudo qualitativo, observacional e descritivo, desenvolvido na Unidade de Saúde da Família Profilurb I, localizada em Foz do Iguaçu. A coleta de dados foi produzida através de entrevista semi-estruturada, os dados foram transcritos no sentido literal e por fim inseridos e tabulados no software Iramuteq, em um banco de falas por meio da análise textual. A pesquisa contou com a participação de 10 gestantes. Muitas aptas a participarem da pesquisa mostraram-se indisponíveis, falta de assiduidade no pré-natal, ausência de disponibilidade de tempo resultante das multitarefas que executariam posteriormente foram alguns dos fatores de abandono na participação. A higienização da cavidade oral foi majoritariamente lembrada pelas gestantes, reconhecem a responsabilidade que possuem em relação aos cuidados bucais da criança, sugerem que o acompanhamento com um odontólogo é favorável, mas citam inseguranças nas respostas proferidas. Conclui-se que as gestantes possuem muitas informações adquiridas através de suas experiências anteriores e crenças, repletas de mitos, medos, dúvidas e incertezas. Sugere-se a sensibilização da equipe multiprofissional com relação a importância e incentivo de práticas de positivas de saúde bucal na gestação estendendo-a na puericultura.
  • Item
    Saúde Mental de Profissionais de Saúde no Contexto da Pandemia COVID-19: Revisão Integrativa da Literatura
    (2022) Czelusniak, Caroline Boaventura; Zazula, Robson
    A pandemia de COVID-19 representa uma emergência de saúde física e mental. Além dos estressores vivenciados neste momento, os profissionais de saúde precisam atuar neste contexto, estando expostos a condições de trabalho novas e inesperadas no cuidado aos pacientes. Diante desta complexidade, o presente estudo objetivou realizar uma revisão integrativa da produção científica nacional sobre a saúde mental dos profissionais de saúde na pandemia COVID-19. Foi realizada uma busca por artigos publicados entre março de 2020 a março de 2021, nas bases de dados Scielo, Pubmed, PsycInfo (APA) e Lilacs. Foram selecionados seis artigos para o estudo. Os resultados evidenciaram que a proximidade do trabalho e prestação de cuidado geram exposição ao risco de contaminação e sentimentos como medo e culpa, principalmente devido aos dilemas éticos vivenciados e o constante envolvimento nos processos de viver e morrer. As dificuldades encontradas estavam relacionadas aos longos plantões, falta de equipamento de proteção individual e sobrecarga dos cuidados oferecidos aos pacientes. Os resultados apontaram a existência de desgaste psicológico, ansiedade, medo e desesperança que afetam e são afetados pelos processos de trabalho dos profissionais na pandemia. Como prevenção e promoção de saúde mental citam- se disponibilização de informações confiáveis, mapeamento de profissionais emocionalmente fragilizados, recomendações de autocuidado e organização de suporte psicológico, com ações de saúde que possibilitem acolhimento e atendimento aos sinais e sintomas. Conclui-se que a prevenção e a promoção de saúde devem perpassar, principalmente pelos processos de trabalho, levando em consideração todos os fatores envolvidos e suas repercussões para a saúde mental dos profissionais.
  • Item
    Implantação de Medidas de Distanciamento Social no Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 no Município de Foz do Iguaçu, Paraná
    (2022) Conde, Olga Lucía Mosquera
    Trata-se de um estudo ecológico, realizado no município de Foz do Iguaçu-PR, com o objetivo de analisar os efeitos da implantação das medidas restritivas no enfrentamento da COVID-19. Foram analisados decretos publicados no ano de 2020 e no primeiro quadrimestre de 2021. Após análise primária dos decretos, foram criadas nove categorias de medidas restritivas. Posteriormente, foram elaboradas e analisadas as seguintes variáveis: número de casos novos; número de óbitos; taxa de mortalidade; taxa de incidência e letalidade. Os resultados permitiram compreender a implantação das medidas restritivas no município de Foz do IguaçuPR, como ferramenta de redução dos casos, hospitalizações, e, consequentemente, dos óbitos. Foi possível observar a implementação de medidas restritivas em tempo oportuno e o impacto das flexibilizações no aumento dos casos, principalmente nas primeiras semanas epidemiológicas de 2021, em que se observou o maior pico de casos.
  • Item
    Inserção dos Sanitaristas Bacharéis em Saúde Coletiva na Atenção Primária à Saúde
    (2019) Luz, Larissa Djanilda Parra; Orientação
    A formação de sanitaristas a nível de graduação é recente no Brasil, ocasionando indagações acerca da inserção e da atuação desse novo profissional nos serviços de saúde. O artigo é resultado de um estudo que objetivou investigar através do direcionamento da Fenomenologia Social de Alfred Schutz, a percepção de bacharéis em saúde coletiva, de gestores do Sistema Único de Saúde e de conselheiros de saúde sobre a atuação dos sanitaristas bacharéis em saúde coletiva na atenção primária à saúde do município de Foz do Iguaçu, Paraná. Na ótica dos entrevistados, a atuação dos bacharéis em saúde coletiva foi sob o enfoque da gestão com o fortalecimento do modelo de atenção no nível primário. Os desafios estavam relacionados à construção de uma identidade profissional e a conquista de espaço dentro dos serviços de saúde. Foram observadas as expectativas por mudanças organizacionais com a inserção do bacharel em saúde coletiva nos vários níveis de atenção à saúde. Conclui-se que o bacharel em saúde coletiva é um profissional importante para o Sistema Único de Saúde e para a atenção primária à saúde, tendo identidade de gestor em saúde, podendo atuar em outras frentes de cuidado e atenção à saúde.
  • Item
    Avaliação da Qualidade dos Cadastros das Gestantes no E-SUS na Unidade de Saúde da Família Jardim São Paulo I em Foz Do Iguaçu - PR
    (2022) Costa, Rosane Lopes da; Orientação; Gomes, Ludmila Mourão Xavier
    Os sistemas de informação permitem o gerenciamento do cuidado e a melhoria dos processos de gestão. Este estudo objetivou realizar uma avaliação da qualificação dos cadastros individuais das gestantes no e-Sus de uma Unidade Básica de Saúde no município de Foz do Iguaçu-PR. Estudo documental com abordagem retrospectiva quantitativa em que foram analisados 60 cadastros de gestantes que realizaram o pré-natal no ano de 2020 por meio dos cadastros individuais no e-Sus, confeccionando planilhas para facilitar a análise. Os resultados evidenciaram a presença de inconsistências que impediram a validação de 56,6% dos cadastros gerando assim prejuízos para fim estatísticos e de pagamento por desempenho. Conclui-se que a ampliação dos cadastros por parte dos ACS e dos registros de saúde pelos profissionais são de extrema importância para a manutenção do financiamento da APS.
  • Item
    Cobertura Vacinal, Casos e Óbitos por Coqueluche no Brasil: um Estudo Ecológico sobre os Fatores Associados ao Contexto dos Municípios Brasileiros, 2015-2019
    (2021) Leandro, Gustavo Cezar Wagner; Orientação; Machado, Patrícia Maria de Oliveira
    O trabalho pretende analisar a associação entre variáveis de saúde, ambientais e sociodemográficas com a cobertura vacinal adequada e a densidade da incidência da coqueluche nos municípios brasileiros no período de 2015 a 2019. O método empregado foi o estudo ecológico transversal com dados secundários sobre a cobertura das vacinas contra coqueluche (pentavalente, tríplice bacteriana e tríplice bacteriana acelular) e a densidade de incidência da coqueluche, as variáveis dependentes foram as regiões brasileiras, município localizado em região de fronteira, número de habitantes, Produto Interno Bruto per capita, número de nascidos vivos, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, cobertura da Estratégia Saúde da Família e estratos municipais para desempenho da gestão em saúde; empregou-se o teste estatístico qui-quadrado de Pearson, considerando-se como diferenças significantes pvalor<0,05.
  • Item
    Avaliação da Amamentação e Dificuldades Enfrentadas na Primeira Semana de Vida
    (2022) Becker, Mariane Maiara; Orientação; Gomes, Ludmila Mourão Xavier; Cabral, Priscila Paiva
    O Aleitamento Materno possui diversos benefícios para a nutriz e o lactente, o qual promove o vínculo, o afeto, a proteção e a nutrição. Entretanto ainda é visto como um grande desafio em saúde pública pelo alto índice de desmame precoce. Objetivo: Avaliar a amamentação do binômio mãe/recém-nascido e identificar as principais dificuldades no processo. Metodos: Pesquisa de caráter exploratório-descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Foi realizada na Unidade de Saúde da Família localizada no distrito norte do município de Foz do Iguaçu (PR), tendo como público alvo puérperas e recém-nascidos. Os aspectos éticos foram respeitados e houve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa por meio do parecer nº.: 5.086.389. Resultados: As puérperas avaliadas tinham idade entre 15 e 25 anos, declararam viver com companheiro (85,7%), estudaram até o ensino médio completo (57,7%), de cor branca (85,7%). As principais dificuldades encontradas foram relacionadas a: condições gerais da mãe (57,1%); 71,0% foi escore regular em relação as condições gerais do bebê; 85,7% foi regular quanto à anatomia das mamas e o item sucção; 14,3% foi regular sobre a posição e a pega da mama pelo bebê; 14,3% foi ruim quanto à anatomia das mamas e posição do bebê. As falas que as mulheres expressaram em sua maioria dificuldade no pós parto é a amamentação: “A minha maior dificuldade no momento está sendo a amamentação. E7”. Outro item relatado pelas mulheres foi a pega incorreta e a algia nas mamas: “A princípio foi a pega que agora a mama está lesionada, a descida do leite que foi doloroso. E7”. Conclusão: A aplicação do formulário possibilitou uma avaliação da técnica de amamentação focada nos aspectos que necessitam de intervenção e foi de fácil aplicabilidade. Espera-se que o binômio possa se beneficiar do atendimento com todas as orientações necessárias para o fortalecimento do aleitamento materno. E que reforce a importância do papel da enfermagem em cada orientação, visando à prevenção e promoção de saúde, reconhecendo os riscos quando presentes e assim evitando complicações precoces ou tardias.
  • Item
    Consulta Compartilhada: A atuação do Fisioterapeuta durante o Atendimento dos Médicos de Saúde da Família na Visão da Residência Multiprofissional
    (2022) Pereira, Luana Martins; Orientação
    Trata-se de um relato de experiência acerca da realização de atendimentos compartilhados por um profissional fisioterapeuta da residência multiprofissional em Saúde da família da Universidade Federal das Integrações Latino Americano (UNILA) junto com médicos de unidades de saúde do distrito norte da cidade de foz do Iguaçu PR. As consultas compartilhadas foram organizadas semanalmente em horários de atendimento clínicos. Estes momentos decorrem duas vezes na semana das 8 horas às 13 horas com a finalidade de promover acesso assistencial aos usuários de forma integral e multiprofissional.
  • Item
    Entre lo que se Dice y lo que se Calla: Visitando el Concepto de ‘Empatía’ en la Atención Integral a La Salud del Adulto Mayor
    (2022) Gutiérrez Murillo, Roberth Steven; Orientação
    La atención integral a la salud del adulto mayor es considerada una de las tareas más dinámicas y complejas para los sistemas públicos de salud y de asistencia social. Esta revisión narrativa constituye un ensayo crítico-analítico, de reflexión gerontológica sobre la práctica empática en la producción de actos de salud direccionados a resolver los problemas socio-sanitarios del segmento poblacional envejecido. Con tal visión, se propone una comprensión conceptual y práctica de la empatía, a través de la identificación de sus potencialidades y limitaciones en el contexto de la clínica geriátrica-gerontológica.
  • Item
    Percepção Materna sobre a Importância do Pré-Natal Odontológico na Estratégia Saúde da Família
    (2022) Brito, Gleiciana; Orientação
    O pré-natal odontológico constitui uma prática essencial na gestão da saúde da mulher e da criança no período de gravidez. O objetivo desse trabalho visou conhecer a percepção materna sobre a importância do pré-natal odontológico numa unidade de estratégia saúde da família de Foz do Iguaçu. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos meses de junho a setembro de 2021, por meio de entrevistas e com a utilização de análise de conteúdo de Bardin (1979). A amostra foi composta por 25 gestantes em atendimento de pré-natal habitual, vinculadas às equipes de saúde 0045 e 0049, que atuam na USF Vila C Nova. Neste estudo, houve predominância de gestantes jovens, na faixa etária de 18 a 29 anos, que realizavam atividades domésticas, com união estável, renda familiar entre um até três salários-mínimos e grau de escolaridade com ensino médio completo. Como principal prática de higiene bucal, as participantes referiram escovar os dentes, com frequência diária de três vezes. A maioria das participantes indicou não ter observado alterações bucais ao longo da gravidez, sendo que grande parte acredita na importância da saúde bucal materna para o bem-estar geral do bebê. Contudo, ainda há uma importante lacuna de conhecimento entre as participantes sobre tal temática. Em relação à consulta do pré-natal odontológico, mais da metade referiu tê-la realizado, visto que a maioria acredita ser importante o acompanhamento do cirurgião-dentista neste período. Entretanto, uma quantia significativa expressou não ter recebido orientações específicas sobre a higiene bucal na gravidez, mesmo tendo sido referidas pelas enfermeiras para realizar tal acompanhamento. Das gestantes que realizaram pré-natal odontológico, a maioria referiu ter acesso rápido e fácil às consultas odontológicas, porém acreditam que alguns tratamentos odontológicos “não” podem ser realizados pelo cirurgião dentista durante a gestação e parecem não compreender que seus problemas bucais podem afetar a saúde geral do bebê. Espera-se que esses achados possam ampliar o conhecimento das gestantes sobre a atenção odontológica durante o período pré-natal. Ademais, é uma importante contribuição ao processo de qualificação da atenção materno-infantil, bem como, ao cotidiano dos processos de trabalho das equipes de saúde bucal (eSB), que atuam nos serviços de odontologia do município, além da possibilidade de colaborar com o planejamento e práticas de saúde bucal direcionadas à essa parcela da população.
  • Item
    Educação Permanente em Saúde: Possibilidade de Pensar sobre o Cotidiano no Mundo do Trabalho em Saúde na Atenção Primária
    (2021) Costa, Wilson Alexandre Cabral; Gomes, Ludmila Mourão Xavier; Orientação
    A Educação Permanente em Saúde (EPS) no Brasil tem o caráter de política pública – Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e foi regulamentada pelas portarias GM/MS 198 e 1996. Este estudo tem o objetivo de evidenciar a importância da EPS no contexto da Atenção Primária à Saúde. Busca uma autorreflexão do mundo do trabalho, sua compreensão, desafios e atores envolvidos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem reflexiva, por meio das bases de dados LILACS e SCIELO, com publicações brasileiras na área de EPS, no período de 2010 a 2020. Os resultados mostram que ainda existem entraves no processo de desenvolvimento e viabilização da EPS em muitos municípios, entre eles, a inserção de novas tecnologias, novos modelos de avaliação, modelo curativista, desconhecimento sobre a PNEPS, iniciativas de implementação. Conclui-se que é necessário pensar sobre novas possibilidades no cotidiano do trabalho em saúde, e que a EPS pode ser uma ferramenta importante, e que deve ser melhor reconhecida e valorizada pelos atores envolvidos em cada município. Além da implantação da Escola de Saúde Pública em cada município para melhor organização e formação da EPS.
  • Item
    Saúde da População LGBT na Atenção Primária e seus Principais Desafios
    (2020) Pinto, Daiane Regina; Oliveira, Marcos De Jesus; Orientação
    O texto constitui uma reflexão crítica sobre a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSILGBT), com olhar especial para o contexto da Atenção Primária em Saúde (APS). Trata-se de um estudo qualitativo misto, de revisão documental e bibliográfica, que aborda a questão da assistência às premências sociossanitárias de usuários com múltiplas identidades de gênero e orientações sexuais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho visou, concomitantemente, a destacar aspectos históricos que dizem respeito à criação, implementação e implantação da PNSILGBT nas redes de cuidado à saúde do SUS. Considerando o objetivo traçado, foram incluídos artigos científicos com tal direção investigativa desenvolvidos no cenário da APS e elaborados em língua portuguesa. Na seleção dos materiais optou-se por utilizar os seguintes descritores: Saúde LGBT; PNSILGBT; Atenção Primária à Saúde; SUS. Por se tratar de uma das políticas nacionais de saúde específicas mais recentes no SUS, o presente trabalho evidenciou uma escassez de estudos voltados para a compreensão da atenção e assistência disponibilizada à comunidade LGBT no Brasil, informando que, se bem, a implementação da PNSILBGT é considerada uma das mais importantes conquistas em matéria de justiça social, futuros estudos ainda se fazem necessários, pois se reconhece a magnitude da temática para a reivindicação dos direitos fundamentais, haja vistas dos princípios doutrinários que regem a APS no SUS: universalidade, integralidade e equidade. Isso porque, apesar de existir, resistir e ocupar os espaços da sociedade brasileira, a efetivação da PNSILGBT ainda se encontra distante do objetivo almejado.
  • Item
    Oficinas de arte gestacional para equipes multiprofissionais da atenção primária à saúde: relato de experiência
    (2020-12-04) Gondim, Vanessa Moura Carvalho de Brito; Lima, Lisete Teixeira Palma de
    Objetivo: relatar a experiência do planejamento e execução das oficinas de arte gestacional realizadas para profissionais da equipe multiprofissional de unidades básicas de saúde. Método: Estudo de natureza descritiva, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir das vivências de uma enfermeira vinculada a um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, na realização de oficinas que aconteceram como uma estratégia de qualificação da assistência ao pré-natal durante o mês de setembro de 2020. Resultados: Foram realizadas 10 turmas de oficinas de arte gestacional. As atividades desenvolvidas durante cada oficina foram divididas em dois momentos, sendo eles a abordagem expositiva e a prática de arte gestacional. Conclusão: a experiência possibilitou perceber o crescimento dos participantes, com superação das dificuldades apontadas pela falta de contato com atividades artísticas e entusiasmo por parte deles para executarem a arte gestacional em seus locais de trabalho.