Navegação TCC - História - Licenciatura por autor "Orientação"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
Aborto na Região Trinacional: um Debate Acerca do Controle dos Corpos das Mulheres através da Política e da Religião nas Fronteiras
Santos, Glenda Corrêa dos (2022)O aborto sempre existiu, diferentes grupos e povos já possuíam suas concepções, motivações e técnicas abortivas, geralmente sendo determinado como um ato criminoso ou não devido a interesses políticos. Recentemente com a ... -
Aprender a Empreender: a Influência das Políticas Neoliberais na Educação Média no Paraguai
Neuberger, Eduarda Cristina Baldissera (2021)Esta pesquisa pretendeu investigar as interferências do capitalismo neoliberal na educação média paraguaia, com foco na adoção do conceito de “aprender a empreender” como um pilar educacional no documento Actualización ... -
Creadoras de Memoria a Través del Arte: Mujeres Artistas en el Marco del Conflicto Armado en Colombia
Castañeda Ramírez, Norma Brigette (2022)Luego del acuerdo de Paz firmado entre el gobierno de Colombia y las FARC-EP, se ha visto la necesidad de la creación de dispositivos de memoria como componentes constructores de sociedad y como entes fiscalizadores de una ... -
Das Literaturas para a Sala: O Mundo de Rowling e o Ensino de História
Griesang, Guilherme (2021)A saga Harry Potter, escrita pela autora britânica J.K Rowling entre os anos de 1997 e 2007, alcançou larga abrangência no público juvenil. Além disso, essas obras apresentam uma ampla diversidade de elementos que podem ... -
(Des)norteada por Todas as Vozes que me Falam Simultaneamente: uma Busca por Sentipensar a Educação
Salvino, Andréia de Castro (2021-06-04)O presente trabalho apresenta um empenho político por auto definição, como resposta à construção histórica da educação na América Latina que se estabeleceu, em conjunto com diversos aparatos ideológicos, por demanda de ... -
Ensino de História e Games: Possibilidades Metodológicas em Valiant Hearts
Egrafonte, Gabriel Costa (2022)O presente trabalho de conclusão de curso busca articular as possibilidades metodológicas entre o jogo eletrônico Valiant Hearts: The Great War e o ensino de História na educação básica. O intuito do trabalho é discorrer ... -
A Estética do Cangaço: a Representatividade desde o Traje do Vaqueiro aos Bornais dos Cangaceiros (AS), Harmonizando Formas e Cores
Schereiner, Simone de Barros Silva (2022)Resumo: O cangaço foi um movimento surgido entre o final do XIX e começo do XX e que teve, por muito tempo, sua imagem associada apenas a ideias de violência e banditismo. Este trabalho propõe uma análise mais ampla na ... -
Formação docente e estágio obrigatório: contribuições da disciplina para a formação e a prática profissional de professores de história
Silva, Rogério Anderson; Sanches, Tiago Costa (2022-06-27)O presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História ... -
A História da Ditadura Civil-Militar em um Brasil Paralelo: Usos Públicos do Passado e o Revisionismo / Negacionismo Virtual
Silveira, Amanda Santos; (2021)A internet expandiu as possibilidades de uso, produção e consumo do passado. É nesse contexto que alguns dos recentes usos públicos da história da Ditadura Civil-Militar tem polemizado aspectos desse processo histórico ... -
O meio Circulante na República do Brasil ao final do Século XIX e Início do Século XX: Acesso à Moeda Oficial e a Simbologia Republicana
Araújo, Eduardo Hudson (2022)O presente artigo visa analisar as moedas brasileiras de baixo valor que circularam ao final do século XIX e início do século XX. Objetivamos contribuir para o entendimento de fatores que possibilitaram a construção ... -
A “Pátria Paraguaia” no Periódico Ilustrado el Látigo Inmortal (1889-1892)
Willers, Suzana Franz (2022)Resumo: A imprensa no Paraguai do pós-guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) se constituiu como o local onde aconteceram os principais debates públicos sobre a reconstrução nacional. Foi nesse período que se inaugurou a ... -
As Políticas Educacionais para o Ensino Médio no Brasil: o Retrocesso Anunciado por Meio da Reforma do Ano de 2017
Rusch, Daniel Alfonso (2022)O presente texto tem por objetivo discutir a Reforma do Ensino Médio no Brasil, instituída a partir da Medida Provisória n. 746/2016 e da Lei n. 13.415/2017 e apresentar algunselementos para compreensão do proposto nessa ... -
Prova Paraná e os Desdobramentos do Ensino de História no Ensino Fundamental I
Machado, Maria Laura Oliveira (2022)A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica, de larga escala, aplicada trimestralmente em todos os componentes curriculares desde 2021, assim busca-se analisar a relação entre Prova Paraná e os desdobramentos do ensino de ... -
A Relação Escola e Trabalho sob a Égide do Neoliberalismo: uma Análise da Exposição de Motivos da Reforma do Ensino Médio
Lima, Alanis Cristina de (2021)O objetivo deste trabalho é entender quais os objetivos e a quais valores correspondem a produção da proposta da Reforma do Ensino Médio no Brasil através da análise da Exposição de Motivos nº 00084/MEC/2016. Iniciaremos ... -
Tradição e Literatura Oral Africana
Orientação (2022)Através de estudo baseado em análise bibliográfica, esta pesquisa baseou-se na perspectiva de autores africanos, africanistas e brasileiros sobre o lugar da tradição oral nas regiões subsaarianas da África Ocidental. ... -
O Uso do Meme na Aula Histórica: o Meme como Linguagem no Ensino de História
Costa, Erickson (2022)Este trabalho consiste em uma análise do potencial do meme como linguagem no ensino de história a partir da perspectiva da Educação Histórica. Para tal, é realizada uma pesquisa em torno de compreender o meme como linguagem ...