TCC - Cinema e Audiovisual - Artigo ou TCC

URI Permanente para esta coleção

ILAACH - Centro de Letras e Artes - Bacharelado em Cinema e Audiovisual

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 88
  • Item
    A crítica francesa e seu affair com o film noir - a invenção e a consagração
    (2023) Lopes, Heitor Montipó; Sepúlveda Filho, Dinaldo
    Esta monografia tem o objetivo de investigar a afinidade da crítica francesa com o desenvolvimento do film noir, compreender de que forma os textos críticos escritos por Roger Tailleur, Raymond Borde, Nino Frank, Jacques Rivette e François Chalais contribuíram no delinear do noir e o consagraram na história cinematográfica. Para isso será analisada a crítica como uma prática que não apenas avalia obras, mas que cria novas ideias a partir do que é visto, tendo como fim entender o crítico como um apaixonado pelo cinema, que busca em seu texto conciliar a emoção e a razão. Importante investigar como se dá a comunicação entre quem escreve um texto e quem o lê, como o pensamento é transmitido na organização textual. Também é necessário perceber o espaço de convivência da crítica, o ambiente da cinefilia e qual o impacto que essa comunidade apreciadora tem na formação do olhar sensorial. Utilizando de uma metodologia de análise comparativa de textos críticos feitos na França durante o final da década de 1940 e começo da de 1960, é possível observar os estilos dos escritores e das revistas para as quais trabalham (como Cahiers du Cinéma, de L’Écran Français e Positif). Como resultado, obter um maior entendimento da intimidade entre a crítica francesa e o noir, visando compreender como o ofício foi capaz de inventar e consagrar as obras pertencentes ao conjunto em um lugar de destaque na história da cinematografia mundial.
  • Item
    Cachara: a construção estética de experiências imersivas nacionais a partir da simbologia cultural
    (2023) Tomaz, Ana Flávia do Nascimento; Marques, Camila; Villavicencio, Pablo
    Habitualmente, o imaginário do Brasil perante a comunidade internacional gira em torno da exotização do país e da população brasileira. Tais estereótipos, muitas vezes, se reforçam em produções audiovisuais destinadas também ao público nacional. Dessa forma, divergir de clichês representativos e embarcar em aspectos culturais regionais, dialoga de forma mais intensa com o panorama brasileiro, que, por si só, engloba inúmeras diversidades em sua composição. Cachara é uma experiência imersiva de cinema de animação expandido, que busca, a partir da análise da construção visual de símbolos culturais em produtos midiáticos chineses, destacar como esses atributos, ao se manifestarem na criação de uma expressão estética vinculada ao imaginário cultural nacional, podem gerar identificação cívica. Por meio de uma narrativa ficcional, os aspectos que incorporam a cultural local se materializam na concepção estética e visual do projeto, buscando, através da animação, traduzir o espaço que abrange a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
  • Item
    Los Festivales Latinoamericanos de Cine de Mujeres y el Caso del Equis Festival de Cine Feminista de Ecuador
    (2022) Osorio Ortiz, Maria Camila
    El presente artículo, a partir del Equis Festival de Cine Feminista de Ecuador – EFCFE, pretende pensar los festivales latinoamericanos de cine de mujeres o de cine femenino como espacios de colectividad generadores de encuentros y re-existencias del cine feminista, articulando esa discusión con los Films Festival Studies y con los feminismos en perspectiva decolonial, a partir de la Historia Oral.
  • Item
    Fronteriza
    (2021) Maciel, Luane Pinheiro; Branco, Giovanna de Moraes; Mendl Silva, Nay
    Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.
  • Item
    Nada é Sagrado
    (2023) Paula, Beatriz Soares de
    Nada é sagrado é um projeto de roteiro de um seriado ficcional de comédia com tons dramáticos. A série tem como objetivo acompanhar a família Santos, um núcleo tradicional e católico do interior de Minas Gerais. A inspiração vem da memória afetiva da autora, que conviveu por muitos anos com sua família em uma pequena cidade mineira. Destaca-se nesse projeto a influência da religião na vida dos protagonistas, a convivência próxima de familiares e também da cidade e seus habitantes como componentes importantes para o desenvolvimento da série.
  • Item
    Da Broadway para Hollywood: as Questões das Adaptações do Teatro Musical para o Cinema na Obra Chicago (2002)
    (2023) Passos, Lucas Nascimento
    Por intermédio de autores que debatem o tema da adaptação, como André Bazin, Robert Stam e Linda Hutcheon, o presente trabalho expôs as questões, com base na obra teatral Chicago (1995) e sua adaptação do mesmo nome, feita para o cinema em 2002. Discorrendo sobre o musical e realizando uma análise comparativa entre ambas as obras, levando em consideração, conceitos estudados por Joly Martine. Onde após as comparações o objetivo de provar as falas dos autores, é concluído com êxito.
  • Item
    A Ordem
    (2023) Santos, Robert Rafael
    O presente trabalho é um projeto de roteiro de longa-metragem do gênero terror. O cinema brasileiro produz números altos de filmes todos os anos. Porém, ainda podemos considerar poucos os títulos que utilizam o gênero terror, se levarmos em conta as obras que chegam em circuito comercial. Isso tende a levar o público a se conformar em buscar narrativas de terror em filmes nacionais que não são propriamente desse gênero. Dito isso, levantamos aqui pesquisadores que defendem a ideia de uma melhor expansão e naturalização das produções de terror em território nacional. Como forma de tentar contribuir para o debate sobre a, até agora, pouco produção do gênero, o presente trabalho apresenta um roteiro de longa-metragem que de fato é terror.
  • Item
    Panorama da Distribuição Cinematográfica na América Latina e a Atuação das Políticas Públicas sob o Setor: um Estudo dos Cenários Brasileiro e Colombiano
    (2023) Toniato, Lívia Barsi
    A partir da análise de dados do mercado cinematográfico, é possível notar um padrão no cenário latino-americano, no qual há uma clara predominância do cinema estadunidense em detrimento das cinematografias nacionais, que apresentam participação de mercado e público muito baixas em relação aos números de produções, indicando um possível déficit na distribuição dos cinemas nacionais. Partindo do estudo das esferas do Brasil, o segundo maior mercado cinematográfico da América Latina, e Colômbia, que representa um mercado cinematográfico em ascensão, os objetivos principais do presente trabalho são a identificação de padrões nas atividades cinematográficas em ambos os países por meio da análise de dados de mercado cinematográfico, e o mapeamento do caráter e execução das políticas públicas voltadas ao setor e sua aplicação a partir de pesquisas bibliográficas através de legislações e agências regulatórias e de fomento. Devido à queda da atividade cinematográfica durante a pandemia no ano de 2020, o período de análise será concentrado na década de 2010 a 2020 para contar com dados de mercado já consolidados para evitar enviesamento.
  • Item
    Fronteriza
    (2021) Branco, Giovanna; Maciel, Luane; Mendl, Nay
    Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.
  • Item
    Projeto de Roteiro de Telenovela: Sempre em Mim
    (2023) Souza da Silva, Matheus Gregory de
    Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta a criação e desenvolvimento de um projeto de roteiro de telenovela criado pelo, aqui discente, Matheus Gregory de Souza da Silva. O projeto tem a possibilidade de explorar o protagonismo LGBTQIAP+ e abordar os conflitos e dramas comuns a esse grupo dentro de um gênero teleficcional entendido como um agente de transformação cultural e social no Brasil. Além da parte criativa, que envolve a estruturação dos personagens e do universo fictício em que estão inseridos, a fundamentação teórica utilizada no processo orienta e contribui para o desenvolvimento da história dentro do gênero proposto, abordando métodos como o surgimento da ideia, a estruturação técnica de uma sinopse de telenovela e, por fim, a elaboração do roteiro do primeiro capítulo.
  • Item
    A Ilha dos Uruataus
    (2022) Colombaroli, Juliano Stefani
    A Ilha dos Urutaus é um longa-metragem de ficção que aborda a história do surgimento de uma ilha a partir do represamento das terras para a instalação da usina hidrelétrica de Furnas. Os conflitos surgem com os interesses de autoridades e especulação sobre pedras preciosas naquele local, ameaçando as crenças, costumes e a existência da comunidade que se formou no entorno do terreiro de Umbanda de Dona Jurema.
  • Item
    Políticas Públicas para Exibição: Análise Comparativa entre as Salas do Circuito SPCINE e as Salas INCAA (2017-2019)
    (2022) Barreto Cruz, Ane Beatriz
    O presente trabalho tem como objetivo estudar e analisar modelos de implementação de políticas públicas voltadas para a exibição. Como objeto de estudo nos centraremos na análise das salas do Circuito SPCINE, na cidade de São Paulo e nas salas públicas do INCAA, na Argentina no recorte temporal de 2017-2019. A partir do ciclo de políticas públicas presentado por Secchi (2013) focaremos na fase de implementação e análise das ações. Seguimos os parâmetros de análise de políticas públicas postulados em Chrispino (2016). Também, objetivamos realizar uma comparação entre os dois modelos apresentando as diferenças entre o modelo federal e o municipal e apontar as fraquezas e fortalezas de cada um.
  • Item
    Coproduções Gauchas
    (2022) Benevenuto, Klaus Schommer; Orientação
    Este trabalho buscará tematizar processos de coproduções internacionais do Rio Grande do Sul com Argentina e/ou Uruguai entre 2005 e 2019. Como hipótese, traçamos características em comum nos textos fílmicos que nos permitiram categorizar, através de análise mercadológica, estética e social, coproduções internacionais como parte de um processo de cinema transnacional denominado Cinema Templado. A dimensão mercadológica se dá através de análises de dados disponibilizados pelo Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, já as análises estética e social se dão através de análise fílmica. Para a análise estética, nos utilizaremos das escolhas da direção de fotografia enquanto construção imagética. Para a análise social, do debate sobre território, paisagem e processos de identificação presente em alguns filmes.
  • Item
    O Amor Romântico da Literatura para o Cinema: um Estudo de Caso de Orgulho e Preconceito
    (2022) Paula, Beatriz Soares de
    Literatura e cinema têm uma relação estreita desde o início da chamada sétima arte. Este artigo busca discutir, em linhas gerais, como ocorre a tradução em imagem do texto literário, e tem como base a narrativa fílmica Orgulho e Preconceito (Joe Wright, 2005) que teve como fonte o livro de mesmo nome (Jane Austen , 1813). Para isso, será utilizado material bibliográfico sobre adaptação cinematográfica que discute como essas duas linguagens dialogam, destacando assim os conceitos de adaptação, linguagem literária e linguagem cinematográfica. Por fim, é possível conjecturar que a obra de Joe Wright traz uma nova perspectiva sob o olhar romântico de Jane Austen do século XIX ao século XXI.
  • Item
    O Olhar em Carol e a Construção do Desejo entre Mulheres
    (2022) Castilho, Paula Caroline
    Este artigo busca analisar as influências do cinema clássico hollywoodiano sob o código Hays na representação de personagens lésbicas e seus desdobramentos durante a história do cinema. Tendo como base estudos de representabilidade lésbica, leituras desviantes e invisibilidade lésbica no cinema, buscamos traçar quais foram as formas de representação desses corpos na tela e quais as influencias narrativas e visuais presentes no filme Carol (2015, Reino Unido/EUA) de Todd Haynes. Este artículo busca analizar las influencias del cine clásico de Hollywood bajo el código Hays en la representación de personajes lesbianas y sus despliegues en la historia del cine. Con base en estudios de representabilidad lesbiana, lecturas desviadas e invisibilidad lesbiana en el cine, buscamos rastrear cuales fueron las formas de representación de estes cuerpos en la pantalla y cuales las influencias narrativas y visuales en la película Carol (2015, Reino Unido/EEUU) de Todd Haynes.
  • Item
    Quem é Christian dos Santos? As nuances do Protagonista da Telenovela Um Lugar ao Sol
    (2022) Silva, Matheus Gregory de Souza da
    Através de conceitos de Brait (2017), Mckee (2010) e Vogler (2006) sobre os arquétipos comuns aos protagonistas de telenovelas, este trabalho busca compreender a construção de Christian dos Santos, protagonista de Um Lugar ao Sol (2021), telenovela produzida pela TV Globo. Para a análise, que também pretende elucidar o arquétipo predominante do personagem, foram observadas transcrições de cenas e elementos da linguagem audiovisual que auxiliam na composição da narrativa. Por fim, conclui-se que, apesar de próximo ao arquétipo de anti-herói, o protagonista Christian é uma figura multidimensional, integralmente construída sobre dilemas e dramas contemporâneos e que, portanto, suplanta os arquétipos propostos e o modelo tradicional de construção melodramático.
  • Item
    A Novela Rebelde: Sexualização e os Padrões Estéticos Comportamentais Femininos
    (2022) Ribeiro, Giovana Alfonso
    Esse artigo possui como foco compreender a respeito da sexualização feminina na direção de arte da telenovela mexicana Rebelde, transmitida no Brasil pelo canal de TV aberta SBT durante o ano de 2005 até 2006. Por sua vez, tem como fundamentação teórica especificar conceitos de narração de representação através dos figurinos para esclarecer como a articulação audiovisual construída no âmbito da cultura de massas se relaciona com alguns componentes presentes na novela. Foram usados personagens como Celina Ferrer, Alma Rey, Vick Paz e Mia Colucci para a estruturação da pesquisa. A fim de verificar de que maneira é feita essa abordagem na telenovela, buscar referências às práticas simbólicas relacionadas ao material narrativo que a novela promove nos capítulos 1, 5 e 11 da primeira temporada.
  • Item
    Alternativas de Produção para Obras Independentes: Análise da Websérie Esconderijo (2017-2022)
    (2022) Scarpel, Lorena Medeiros
    O presente artigo versa sobre alternativas de produção, tendo como base o estudo de caso da websérie Esconderijo (2017-2022), dirigida por Gabriela DiMello. A partir de condições canônicas de produção debatidas por Kellison (2007), Marques (2007), Miñarro (2013), Rodrigues (2007) e Watts (1990), contrapomos a forma especifica de captação da série através de crowdfunding (financiamento coletivo). Discutimos, também, a representação lésbica entre os meios audiovisuais de massa e a alternativa proposta pela websérie. Do ponto de vista metodológico, a análise está centrada em base de dados das distintas plataformas digitais relacionadas à websérie, como também entrevistas e pesquisa bibliográfica relacionada ao tema. Identificamos que o crowdfunding possui atrativos para produções independentes, mas também certos desafios.
  • Item
    Dias Negros
    (2022) Borges, Andressa Caniza
    Este trabalho expende sobre a projeção de narrativas pretas no campo audiovisual e gêneros televisivos, assim como questiona o apagamento desta corporalidade e a perpetuação de estereótipos racistas em meios de mídia popular. A partir disto, realiza a pré-produção do roteiro seriado, Dias Negros, baseando-se em vivencias de gênero, raça e território. Através do estudo de heranças coloniais e embranquecedoras na formação identitária do Paraná, busca questionar em sua trama o pertencimento geográfico e de status quo da população negra da região Sul do Brasil, além de reconhecer histórias familiares como propagadoras desta reflexão.
  • Item
    Popularização da Leitura da Mulher Negra na Telenovela: Viver a Vida (2009) e Reflexos Estruturais na sua Dramaturgia
    (2022) Borges, Andressa Caniza
    Este artigo visa analisar a apresentação negra da telenovela brasileira “Viver a Vida” (Manoel Carlos, 2009), com foco na participação da atriz Taís Araújo como a primeira protagonista negra de uma trama audiovisual da emissora Rede Globo em horário nobre. Pautando a mudança narrativa da personagem Helena, e considerando a leitura racial estruturalmente e historicamente presente no dispositivo televisivo, busca estudar a consolidação da representação deste modelo dentro da cultura de massa audiovisual e o papel da mulher negra dentro dele.